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Quer vender mais? Organize sua loja!

Imagine uma loja toda bagunçada, com coisas jogadas pra todos os cantos – bolsa, sapado, blusa, tudo junto e misturado, aquele fuzuê. Você se arriscaria a entrar lá e comprar alguma coisa?

A mesma lógica vale para o mundo virtual. Organizar sua loja é fundamental não só para atrair os clientes, mas para que eles possam encontrar o que procuram.

As fundadoras do marketplace de moda OQVESTIR aprenderam na prática a importância de ter uma boa “vitrine” online.

Criado em 2009, o site nasceu com a proposta de ser uma “revista digital”. A ideia era que a consumidora pudesse se informar e comprar ao mesmo tempo.

O conceito parecia interessante. Mas logo as empreendedoras perceberam que, na prática, a teoria é outra. A quantidade de acessos era grande, mas as vendas não.

Veio a primeira alteração. Alguns produtos passaram a aparecer na página principal. As vendas crescerem, mas ainda não eram compatíveis com a quantidade de pageviews.

Em 2013, nova reformulação. As peças de vestuário e acessórios ganharam mais destaque na homepage. A diagramação ficou mais “clean” e o produto foi, finalmente, privilegiado. Resultado: muito mais vendas fechadas.

A história ensina que é na base da tentativa e erro que você vai achar o formato certo para o seu negócio. Mas a gente dá uma forcinha, com algumas dicas que ajudam organizar melhor sua loja:

1. Saiba o que o seu público quer

Conhecer o seu consumidor é fundamental para tomar as decisões certas. Antes de iniciar a organização da sua loja, pense: Quem é o meu cliente? Do que ele gosta? O que ele quer?

Dados sobre a navegação no seu site – como os produtos mais vistos, os mais buscados e os mais comprados – ajudam no processo. Os produtos mais populares devem ter lugar reservado na página principal.

2. Escolha bem as categorias

Na hora de definir as categorias do seu site, pense como o cliente. Onde eu iria procurar determinado produto? Se fosse um supermercado ou uma loja de departamentos, em que seção ele estaria? Quanto mais intuitiva for a organização, menos chances de o cliente se perder.

3. Prepare uma vitrine vendedora

A página inicial de um e-commerce é o equivalente à vitrine de uma loja física. Ou seja, você tem que caprichar na hora de montá-la, pois é ela que vai ajudar a fisgar os clientes.

Escolha itens chamativos para colocar em destaque, levando em conta as tendências e sazonalidades. É inverno? Coloque os agasalhos e acessórios de frio à mostra. Lançamentos e promoções também merecem um espaço nobre.

E atualize com frequência – se o cliente tem a sensação de que nada muda, ele não vai voltar à sua loja para conferir as novidades.

4. Ofereça opções de “filtro”

Os filtros ajudam o cliente a refinar suas buscas e encontrar exatamente o que procura. Disponibilize várias opções de ordenação: preço, tamanho, cor, fornecedor, populares – enfim, tudo que faça sentido para os produtos que você oferece.

5. Personalize sua loja                  

A aparência do e-commerce deve ser agradável e refletir os valores da marca. Por isso, é fundamental que o design seja compatível com a comunicação visual utilizada em outros meios. Personalize sua loja com suas cores e seu estilo.

6. Direcione o cliente para a compra

Elimine distrações no layout, como barras laterais cheias de informação e banners em excesso.

Use frases diretas, como “compre agora” ou “adicione ao carrinho”. Elas são muito mais vendedores do que “saiba mais” ou “veja mais detalhes”.

E aí? Sua loja passaria no teste? Se você já é cliente da Loja Virtual do UOL Host, que tal dar um pulo na área de administração e dar uma personalizada no seu layout? É super simples. Entre em Preferência, clique em Personalizar loja e divirta-se!

Quer mais dicas sobre como melhorar ainda mais sua loja? Então veja como fazer melhores descrições efotos mais legais dos seus produtos.