LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como tirar melhores fotos dos seus produtos

Uma boa imagem vale mais que mil palavras, certo? Ter boas fotos dos seus produtos pode fazer toda a diferença na hora em que o cliente estiver navegando pela sua loja.

Imagens bem feitas ajudam a mostrar os detalhes importantes do produto e inspiram confiança no consumidor. Como em uma operação online o cliente não tem contato com o produto, as fotos e as descrições têm que ser as melhores e as mais detalhadas possíveis.

Claro que em um mundo ideal suas fotos seriam fotografadas em estúdio por um profissional. Mas com algumas dicas simples é possível fazer fotos melhores com a câmera que você tem em casa.

Diga não ao flash

A primeira delas é desligar o flash embutido na câmera, que cria diversos tipos de reflexos na imagem. Se você não tiver outro tipo de flash, use locais claros para fazer as fotos. Uma dica é deixar o produto perto de janelas e portas e desligar todas as luzes da sala. Dependendo do horário – e aí você tem que experimentar – você vai conseguir uma iluminação bacana.

Foco no produto

Achou um lugar com uma luz legal? Então o próximo passo é tirar da foto tudo o que tire a atenção do seu produto, ele deve ser a principal imagem. Assim como na descrição dos produtos, a regra é ser direto e claro.

Seja simples. Em 99% dos casos, colocar o produto sobre um pedaço de tecido sem brilho (ou papel branco), é o suficiente. O cliente precisa olhar para a foto e ver o produto de cara, sem distrações.

Faça um teste: se você olhar a foto e o seu olho não for diretamente para ele, não tenha dúvida, refaça a foto.

O fotógrafo Jhon Chicaroni lembra que o fundamental está em dois fatores: foco e luz. Com uma iluminação bacana, basta focar direitinho o seu produto.

Acerte na resolução

Outro ponto importante é a resolução. Hoje em dia há máquinas com até 80 MP (mega pixels). Isso está muito além da sua necessidade. Mesmo que traga mais detalhes, uma imagem em alta resolução leva tempo para ser carregada, e isso pode espantar seu cliente.

Aproveite as fotos do fabricante

Se você está revendendo um produto e o fabricante tem fotos oficiais no seu site, não hesite em usá-las. Com certeza elas serão mais bem produzidas e darão um ar mais profissional à sua loja – além de poupar tempo e gastos.

 

Gostou das dicas? Então é só começar a clicar. Quanto mais você treinar, melhores serão os resultados.