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Como promover sua loja virtual usando o Pinterest

Imagem é tudo. Se o Pinterest tivesse um lema, provavelmente seria esse. Criada em 2009, a rede social já tem mais de 25 milhões de usuários e está avaliada em 2 bilhões de dólares.

A proposta é simples: compartilhar imagens interessantes, inspiradoras e divertidas com seus amigos e seguidores.

Por conta do forte apelo visual, o público da rede é predominantemente feminino (elas representam quase 70% dos usuários). Looks de moda, produtos, paisagens, comidas, espaços decorados. Tudo isso faz sucesso entre os fãs do Pinterest.

E o que tudo isso tem a ver com a sua loja virtual? Bem, se você vende roupas, acessórios, móveis e afins, tudo.

A varejista de cosméticos Sephora sacou isso e transformou o Pinterest em uma importante vitrine para os seus produtos.

Segundo Julie Bornstein, chefe de operações digitais da rede, os seguidores da companhia na rede social gastam 15 vezes mais no site da Sephora que os quase 5 milhões de seguidores da companhia no Facebook, embora sejam bem menos numerosos.

A explicação está no próprio DNA de cada plataforma: enquanto no Facebook as pessoas estão mais preocupadas em conversar, o Pinterest é um local para cobiçar. A rede funciona quase como uma coleção de “desejos” – o cabelo que você quer ter, a maquiagem que você quer fazer, as roupas que você quer usar. Por isso o “salto” para a compra – especialmente a compra por impulso – é muito mais natural.

Qual sabe qual é o caminho para explorar a rede? Confira algumas dicas:

Inspire seus seguidores
Inspiração é a palavra chave para ter sucesso no Pinterest. Capriche na qualidade das imagens divulgadas. Elas não precisam focar apenas no seu produto.

A Sephora, por exemplo, tem um painel (assim são chamadas as coleções de imagem sobre um determinado tema que você pode criar dentro do seu perfil) sobre viagem que mistura fotos de paisagens de destinos diversos com imagens de produtos úteis para quem viaja, como kits de pinceis, protetores solares e cosméticos em miniatura.

Use as categorias com sabedoria

No mundo do Pinterest, é cada um no que quadrado. Os usuários estão acostumados a seguir apenas os painéis relacionados aos temas que lhes interessam. Por isso, nada de fazer “mistureba”. Escolha as categorias certas e não fuja do tema.

Converta seus “pins” em vendas

Se o produto em destaque na imagem está à venda no seu site, já inclua o preço e faça o link diretamente com a página de compra. Se alguém se interessar e clicar na foto, vai parar direto “na cara do gol”. O marketplace de artesanato Etsy faz muito bem essa lição de casa. Vale conferir e aprender.

Espalhe seu perfil

Colocar links para seu perfil do Pinterest em posts de blogs, em anúncios online ou em dicas no site de sua loja aumenta as chances de um visitante chegar até ele. Coloque também os botões de “pin” em seu site e permita que quem está navegando em seu site compartilhe as imagens de seus produtos na rede.

Seja “humano”

Por mais que tenha espaço para as marcas – e muito –, o Pinterest é, por natureza, uma rede de pessoas compartilhando inspirações e desejos. Para ter sucesso por lá, mostre o seu lado humano. No espaço reservado ao texto, use uma linguagem mais formal e interaja com as pessoas que estão curtindo os seus “pins”.

Convide o consumidor a participar

No mundo das redes, quanto mais social sua marca for, melhor. Crie maneiras de dialogar com os consumidores e fazer com que eles falem sobre você.

Um exemplo interessante foi a campanha “Sephora Color Wash”. Funcionava assim: os usuários tinham de criar um novo quadro na categoria “Cabelo e Beleza” da rede social, intitulado “Sephora Color Wash”.

Para participar, bastava inserir um “pin” na página da competição e colocar cinco outros “pins” em imagens de produtos da loja que estivessem relacionadas às suas cores favoritas. O prêmio disputado eram 10 cartões de vale presente de 250 dólares.

Inspirado? Então solte a criatividade e comece a usar o Pinterest como vitrine para a sua loja virtual.