LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Artur Cayres: o surfista que virou um empreendedor virtual de sucesso

Morar na Califórnia, conhecer novas pessoas e culturas e ficar craque no Inglês. Esse era o plano inicial de Artur Cayres quando resolveu passar uma temporada fora do Brasil. Ah! Pegar umas boas ondas também, já que o surf sempre foi um dos hobbies do rapaz.

E de fato foi isso o que aconteceu. No entanto, essa aventura era o início da sua carreira de empreendedor, mesmo sem Artur saber disso. Para registrar todos os momentos da viagem e mostrar para os amigos as altas ondas que encarou, ele investiu em uma boa câmera de vídeo da marca GoPro.

Ao voltar para o Brasil, a situação financeira apertou. Foi então que ele decidiu vender aquela poderosa câmera importada para levantar uma grana. E daí surgiu a ideia de abrir a Loja do Turcão, que hoje é a maior revendedora de produtos GoPro no Brasil.

“No momento em que eu conheci as câmeras GoPro me apaixonei. Percebi que até então não existia nada parecido no Brasil. Quando a marca anunciou o lançamento da nova câmera, a GoPro HERO Full HD, eu me empolguei e consegui fazer parte do primeiro lote de venda nos Estados Unidos”, conta Cayres.

Porém, não foi tão fácil assim começar o seu próprio negócio.“Como eu estava fora do país há tempos, não tinha crédito nenhum por aqui. A sorte foi que a gerente do meu banco gostou da minha história e me deu 2 mil reais de limite no cartão de crédito. Assim tudo começou”, relembra.

A escolha da plataforma errada também colaborou para um início complicado. “Quando eu comecei a vender os produtos usava outra empresa, que estava me cobrando uma taxa sobre a venda muito alta. Então, conheci a Loja VirtUOL,o que facilitou muito mais as coisas. A partir daí, a loja decolou”, relembra.

Hoje, o e-commerce conta com um mix de cerca de 200 produtos. E a expectativa é ampliar ainda mais esse leque, em breve. “Queremos aumentar a nossa linha de produtos específicos para a galera de esportes de ação. Já criamos uma marca, a GoParts, com diversos suportes e acessórios para GoPro e que tem um preço mais acessível para a galera que quer economizar”, afirma o empreendedor.

E os planos não param por aí, ele planeja a abertura de uma loja física na cidade de São Paulo ainda esse ano. O surfista atribui boa parte do crescimento da marca aos vídeos que ele produz para mostrar o funcionamento dos produtos, e, também, ensinar técnicas de filmagem e edição. “Hoje esse é o maior investimento da empresa, já que é preciso pagar o estúdio, o produtor e a edição. Mas uma das metas deste ano, também, é ter um estúdio próprio”, revela.

O nome escolhido para a loja é outra história bacana de se contar. Para Cayres, a maioria das pessoas que compram pela internet está atrás do melhor preço, e depois levam em consideração a confiabilidade e agilidade da loja. “Pensando nisso, surgiu o slogan ‘Onde o pão duro é você!’ e, consequentemente, o nome Loja do Turcão”, se diverte Artur ao relembrar.