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Tipos de promoção que você pode oferecer ao seu cliente

Conheça diferentes maneiras de atrair e fidelizar o consumidor

São muitas as vantagens que uma promoção traz a uma loja: oportunidade de colocar sua marca em evidência, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos, aumentar o tíquete médio das vendas e, ainda por cima, limpar o estoque cheio de produtos encalhados. Enfim, as promoções resolvem boa parte dos problemas de uma empresa.

⇒ Leia também: Superguia Academia UOL HOST - Como planejar uma promoção de sucesso

Em um primeiro momento, dá vontade de fazer promoções com bastante frequência. Acontece que elas só surtem esse efeito positivo quando são feitas de forma esporádica, tendo data exata para começar e para terminar. Caso contrário, ela perde, por completo, seu sentido original. E tem outro problema: quando uma loja fica muito tempo fazendo promoções, passa uma imagem negativa aos clientes, dando a sensação de que ela não sobrevive sem promoções. Isso, no médio e longo prazos, acaba afastando os consumidores.

Agora que você já sabe os motivos de fazer promoções em períodos espaçados, está na hora de pensar em diferentes maneiras de realizar essas ações. Lembre-se que promoção não é só sair abaixando o preço dos produtos!

As chances de obter sucesso aumentam quando você surpreende o seu público. Isso inclui lançar promoções em datas não tão tradicionais e promover ações de marketing que exijam a interação com os clientes. Confira, abaixo, alguns tipos de promoção que você pode aplicar em sua loja e como se planejar para executá-las.

Pague 1, leve 2

Comum nos supermercados, você pode aplicar essa estratégia também no seu e-commerce. Ela funciona muito bem para produtos não duráveis ou semiduráveis, aqueles que o cliente precisa comprar mais de uma vez por ano, como alimentos em geral, fraldas para bebês, cadernos, entre outros. Ao oferecer dois produtos pelo preço de um, você, além de agradar ao consumidor com essa promoção, consegue girar mais rápido as mercadorias encalhadas no estoque.

Frete grátis

Já é consenso entre todos que o frete grátis atrai muitos clientes. Por outro lado, a prática pode comprometer o caixa da empresa. Nesse sentido, procure fazer cálculos para ver se a estratégia compensa. Se a sua intenção é aumentar o número de vendas e consolidar o nome da marca no mercado, talvez o frete grátis seja uma boa aposta.

Agora, você pode adotar a prática em casos específicos, limitando o frete grátis para compras acima de um valor mínimo ou mesmo apenas para as regiões mais próximas, uma vez que, quanto mais distante o destino, mais caro será o frete.

Descontos progressivos

Quer aumentar o tíquete médio da sua loja? Aqui está um ótimo caminho para isso. Os descontos progressivos funcionam assim: a cada produto que o cliente adicionar no carrinho, ele recebe um desconto. Então, por exemplo, se selecionar um produto e, na sequência, acrescentar mais um item no carrinho, ele ganha 5% de desconto. No terceiro produto, mais 5% de desconto. E assim por diante.

Essa tática incentiva o cliente a comprar produtos relacionados ao seu desejo inicial e, no fim das contas, o tíquete médio fica maior.

Desconto na próxima compra

Ao fazer uma promoção, muitas lojas vendem bastante, mas não conseguem transformar aquele comprador em um cliente de fato. Para fidelizar o público que chega em meio a uma promoção, ofereça, após a venda concretizada, um cupom de desconto para ser usado na próxima compra do cliente. É interessante, aqui, determinar uma validade para o cupom para criar um senso de urgência nele. Assim, ele volta em breve à sua loja, não correndo o risco de esquecer que você existe.

Ações criativas

Como já falamos, promoções não se resumem a baixar o preço de produtos. Coloque a criatividade para funcionar e pense em ações de marketing que possam aproximar o cliente da sua marca.

Para citar um exemplo, uma loja que vende bonés personalizados pode criar a seguinte campanha nas redes sociais: todos os seguidores que publicarem uma foto usando o boné da marca concorrem a participação em algum evento ou ganham descontos na próxima compra. Isso não só ajuda a promover sua marca nas redes sociais para muitas pessoas que ainda não seguem a página da sua loja, como também desperta o interesse nas pessoas em adquirir o seu produto.

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Datas especiais

Aproveite para colocar em prática esses tipos de promoção nas datas comemorativas, inclusive nas mais inusitadas. Nos Dia dos Namorados, Dia das Mães, Black Friday e Natal todo mundo faz alguma ação promocional e, portanto, você deve fazer também. Mas você pode ir além, pensar fora da caixa e buscar outras datas especiais que ainda não são muito exploradas pelo varejo tradicional.

Diego Dourado, especialista em e-commerce do UOL HOST, comenta, no vídeo abaixo, algumas datas que você pode aproveitar:

Para ajudá-lo nesse sentido, baixe o calendário de promoções disponível no Impulso Digital e conheça todas as datas do varejo. Aí, se você vende CDs e discos de vinil, por exemplo, pode aproveitar o Dia Mundial do Rock (13 de julho) para criar um kit com três álbuns clássicos do gênero. Ao divulgar essa promoção com antecedência e avisar que ela vale até determinado dia, você desperta no fã a necessidade de adquirir o produto.

Enfim, há uma série de ações promocionais que você pode criar, seja para o lançamento de um produto ou para limpar o estoque encalhado. Independentemente dos seus objetivos, sempre comece fazendo um planejamento com meses de antecedência.