LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

10 passos para abrir sua loja virtual sem ter de jogar seu emprego para o alto

Comece já seu próprio negócio!

Para Andressa Labruna, as roupas de ginástica sempre fizeram parte de seu guarda-roupa. Ela é supervisora de recrutamento, frequenta academia há 15 anos e vive por dentro da moda das academias. “Sempre estou comprando looks novos e diferentes para treinar”, explica.

Até que ela decidiu tornar essa paixão por moda um negócio próprio, criando uma loja virtual especializada em moda fitness. O portfólio da loja conta com macacões, blusas, bodies, polainas, regatas e tops descolados.

Hoje, a loja virtual Labruna ainda não traz a renda extra que a empresária almeja ter e, por isso, Andressa não deixou de lado seu emprego fixo. Mas conta que precisa “suar a camisa” para dar conta da jornada dupla.

“Pelo computador tudo fica mais fácil de controlar e aproveito meu horário de almoço para ir aos Correios despachar as mercadorias para os clientes”,conta a empreendedora.

Para que seu negócio online decole, em breve, ela planeja investir em marketing. Campanhas de links patrocinados e anúncios no Facebook estão na sua lista de próximas tarefas a realizar.

A história de Andressa poderia muito bem ser a de um conhecido seu ou até mesmo a sua, já que grande parte dos brasileiros tem essa vontade de abrir o próprio negócio.

Uma pesquisa do Instituto Data Popular revelou que cerca de 38,5 milhões de brasileiros têm a intenção de abrir o próprio negócio.

⇒ Não sabe o que vender? Separamos 7 ideias de negócios online para você montar de nichos que estão em alta no mercado.

Possibilidade de ganhar mais, crescer profissionalmente e não ter chefe são os principais motivos que impulsionam a abertura do próprio negócio. Entretanto, arriscar largar tudo, sem a segurança de que o negócio vai dar certo, pode não ser a melhor ideia.

Por isso, com bastante dedicação e disciplina é possível começar sem ter de abandonar o emprego. Veja algumas dicas para se sair bem nessa missão:

Organize seu tempo

Você terá dois trabalhos e vai precisar de muita organização para conseguir fazer tudo o que precisa. Além da famosa agenda em papel, você pode contar com a ajuda da tecnologia para garantir que nada caia no esquecimento.

Existem diversos aplicativos disponíveis no mercado, muitos gratuitos, que podem ajudá-lo nessa tarefa.

É importante ter em mente que, muitas vezes, sua vida social terá de ser sacrificada. Com jornada dupla, pode ser que não sobre tempo nem disposição para a balada com os amigos ou o cinema com o(a) namorado(a).

Não pule o planejamento

Sua loja virtual precisa desse alicerce para decolar. Crie um documento detalhando o seu projeto. Descreva o modelo de negócio, trace objetivos e prazos para eles serem alcançados. Determine, também, quem será o seu público-alvo e quais as oportunidades de negócio, especialmente as ainda não exploradas nesse nicho.

⇒ Acesse o Superguia UOL HOST – Prepare sua loja para decolar e conheça todos os passos para fazer seu negócio online crescer.

Destaque, também, quem são os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio. Descreva quais estratégias você vai usar para atrair clientes e vender mais. Não se esqueça de citar qual é seu orçamento inicial disponível e como ele será distribuído.

É importante lembrar que esse papel não deve servir só de enfeite. O planejamento deve ser consultado e atualizado constantemente.

Defina prioridades

Tarefas importantes são diferentes das urgentes. As primeiras devem, sim, estar em sua lista de coisas a fazer, no entanto, as segundas devem estar no topo.

E nessa definição você deve intercalar suas duas atividades, respeitando a ordem de prioridade. Por exemplo, você precisa entregar amanhã um balanço financeiro ao seu chefe, mas precisa, também, definir o logo de sua loja. Nesse caso, as duas são importantes, porém a do escritório é urgente. Priorize-a.

Você pode ficar com a sensação de que tudo “é para ontem”, mas, para conseguir sucesso nas duas carreiras, é preciso ponderar e se organizar.

Identifique, diariamente, a ordem de prioridade de suas tarefas e faça uma lista. E nesse caso é lista mesmo, com papel e caneta (ou no computador, se preferir). E, para ficar ainda mais claro, vá riscando cada atividade conforme for realizada.

bannerebookprimeiraloja-1474486322849_600x150.png (600×150)

Invista em marketing digital

É difícil conquistar os primeiros clientes da sua loja virtual enquanto você trabalha. Hoje, ferramentas como as redes sociais são ótimas para divulgar seu produto sem que você precise gastar muito.

Os posts em uma página do Facebook, por exemplo, podem ser programados e você só precisa dedicar um tempo para monitorar os comentários, responder às dúvidas e fechar vendas.

É importante lembrar que o acompanhamento das publicações é essencial para que as ações tenham efeito. Veja o que mais chama a atenção dos usuários, quais posts são mais compartilhados e invista em fotos de qualidade dos seus produtos.

Não abrace o mundo com as pernas

A tentação de fazer algo grandioso vai bater à porta, afinal é o seu sonho ganhando vida. Mas não se deixe levar pelas emoções.

Tenha em mente que no começo você terá um estoque mais restrito e uma logística limitada. Se você se aventurar a vender mais do que consegue administrar, vai obter mais prejuízo do que lucro.

Comece aos poucos, com um número reduzido de cada mercadoria e teste até onde sua capacidade de gerenciamento suporta. Vá aumentando gradualmente esse acervo, conforme você for pegando o ritmo e sentindo que dá para suportar mais vendas e entregas.

Seja transparente

Não prometa o que você não conseguirá cumprir. Isso vale tanto para o trabalho quanto para o seu negócio. Dar conta de uma dupla jornada é desafiador, mas é possível, se você for honesto com seu chefe e seu cliente.

Encontre parceiros confiáveis

Tudo o que você menos precisa nesse começo é de reclamações e clientes insatisfeitos, portanto, pesquise diferentes opções de transporte, consulte as melhores condições (afinal, seu orçamento é curto, por enquanto), e não se prenda somente a um deles.

Se você for trabalhar com produtos terceirizados, também é legal fazer uma pesquisa de mercado antes de bater o martelo. Encontrar algum distribuidor que possa ajudá-lo estocando mercadorias, mesmo que seja preciso pagar uma taxa, também pode ser uma boa pedida para esse momento.

Atualize-se sempre

Todo empreendedor precisa se atualizar, se quer ter um negócio de sucesso. Mesmo tendo uma dupla jornada é possível buscar inspiração, fazer cursos online e procurar novidades para seu empreendimento.

Ler, participar de palestras e feiras, conversar com outros empresários e fazer networking são outras maneiras fáceis de se manter atualizado. Sabemos que não é fácil administrar o tempo, mas o importante é não ficar parado.

Gerencie o seu capital

Você precisa ter as finanças pessoais claramente separadas das do seu negócio. Você até pode usar parte do salário fixo para investir na loja, mas isso deve ser devidamente contabilizado para que, no futuro, você consiga enxergar quando a empresa conseguiu “andar com as próprias pernas”.

⇒ Leia também: 3 dicas valiosas de finanças para empresas que querem crescer

Será que chegou a hora?

Sua loja virtual está decolando e os resultados já estão no azul. Então surge a dúvida: devo largar meu emprego e me dedicar só ao e-commerce?

Para tomar essa decisão, leve em consideração alguns pontos:

  • As vendas são sustentáveis no longo prazo?

  • Além do valor que você precisa investir para manter seus serviços, sobra o suficiente para você pagar suas dívidas pessoais no fim do mês?

  • Esse valor que “sobra” para você, no fim do mês, é igual ou maior que o salário fixo?

Se você respondeu a essas perguntas e chegou à conclusão que já é hora de alçar esse novo voo, tente fazer isso da maneira mais honesta possível.

Explique na empresa o real motivo do seu desligamento e, se preciso for, fique um tempo determinado até encontrarem um substituto para seu posto. Sair de uma empresa e manter as portas abertas é sempre o melhor caminho. Afinal, ninguém sabe o que o amanhã reserva.

⇒ Veja aqui o passo a passo para criar sua primeira loja virtual!

Organize-se e caminhe no tempo certo e verá que é possível dar vida ao seu sonho. Você tem o sonho de abrir uma loja virtual e ainda não o realizou? Abra já a sua Loja VirtUOL, é fácil, rápido e, seguindo as dicas acima, você não precisará largar seu emprego de imediato!