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Loja virtual de roupas: o segredo está nos detalhes

Saiba o que não pode faltar em sua loja

Se você tem um talento especial para montar looks que sempre agradam e as amigas estão sempre lhe pedindo dicas do que comprar, já pensou em tirar proveito disso? Que tal abrir sua própria loja online para vender roupas e acessórios da moda?

O segmento é o que mais cresceu no e-commerce brasileiro nos últimos cinco anos e representou o terceiro maior faturamento anual online em 2012, ficando atrás apenas de eletrodomésticos e produtos de beleza e saúde.

Se você quer surfar nesta onda, montamos uma listinha com dicas do que não pode faltar em uma boa loja virtual de roupas:

Use imagens detalhadas e caprichadas

Já que não é possível provar a peça nem ver o material de perto antes de comprar, garanta que seu cliente poderá vê-la em detalhes (com fotos que podem ser ampliadas) e em vários ângulos.

Opte por mostrar as peças (mesmo que sejam bolsas e acessórios) em modelos, pois isso possibilita a comparação do tamanho e do caimento de cada uma no corpo. Escolha modelos com corpos mais universais para que os clientes não achem que determinada peça fica muito bem apenas em pessoas muito magras ou altas.

Dê informações completas

Todas as peças precisam de uma descrição completa, incluindo tamanhos disponíveis (P, M, G ou número, mas também as medidas em centímetros), cor, tecido e a marca do produto, se a confecção não for própria.

Use Tags

Categorizar bem seus produtos e incluir tags (por exemplo: feminino > camisetas > decote em V > estilo floral) – não só ajuda o cliente a localizá-los melhor no seu site como também permite que eles apareçam melhor nos mecanismos de busca, por isso capriche nas palavras-chaves.

O segredo é se colocar no lugar do cliente e pensar como ele procuraria por aquele item.

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Tenha uma tabela de tamanhos

Imagine que alguém nunca comprou na sua loja ou não conhece o caimento de uma marca específica que você vende. Com certeza, vai pintar uma insegurança na hora de fechar o negócio. Ofereça uma tabela de tamanhos (com indicação conforme as medidas do corpo) para sanar as dúvidas e dar segurança ao comprador.

Ofereça uma consultoria de moda

Dicas de looks, acessórios e combinação de cores e tendências podem vir organizadas em forma de conteúdo especial ou em um blog no site. Além de ser uma maneira de se aproximar do consumidor, pode também ser uma medida para evitar que ele se arrependa da compra e queira trocar depois.

Faça uma boa curadoria

Chega a ser óbvio, mas não custa dizer que conhecer o gosto do seu público é essencial. Quando o assunto é moda, é importante encontrar um estilo que agrada para cativar um público fiel.

Tenha política de troca clara e eficiente

A maior preocupação de quem compra uma roupa pela internet é ter certeza de que vai poder trocá-la se não servir ou não ficar legal. Mais que isso, a lei do e-commerce garante ao cliente o direito de arrependimento da compra em até sete dias.

Portanto, fique de olho nos custos de entrega e devolução e certifique-se de ter um sistema que funciona.

Sua política de troca e devolução deve estar bem evidente, pois é nesses detalhes que você constrói credibilidade e bom relacionamento com o cliente.

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Promoção sempre vai bem

Quem compra roupas, muitas vezes, o faz por impulso, e não por necessidade. É aquele vestido pelo qual você se apaixonou ou aquela bolsa que você precisa ter.

Por isso, capriche nas ofertas e promoções. Quanto mais personalizadas, melhor.

De vez em quando, convide o cliente a retornar, oferecendo um cupom de desconto para a próxima compra. Mesmo que ele não use, pode ter certeza de que você será lembrado positivamente.

Tem uma loja virtual de roupas superbacana? Que tal deixar aqui suas próprias dicas de expert no assunto?

⇒ Leia também: Como escolher a melhor plataforma para sua loja virtual