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Por que e como levar o seu negócio para a internet

Veja como expandir as vendas atuando com uma loja virtual

Então você já tem uma loja física e sempre lhe disseram que deveria estar, também, na internet. Só que você não entende muito bem como fazer esse processo e tem certeza de que isso vai custar caro, certo?

Bem, se esse é o caso, vamos ter de dizer que você está errado! É fato que, para quem já tem uma loja física, chegar no mundo online pode ser uma grande novidade, mas esse processo é simples e, com a ajuda das ferramentas certas, vai custar muito menos do que você imagina! Veja, a seguir, como e por que começar hoje mesmo sua própria loja virtual.

O seu público vai aumentar

Se você tem apenas um estabelecimento e não está na internet, provavelmente, só vende para quem trabalha, mora ou está passando pela rua na qual seu comércio está localizado.

Na internet isso muda drasticamente. Você pode ser encontrado por pessoas de todo o mundo e, com envio por Correios ou transportadora, qualquer um pode se tornar seu cliente, independentemente de onde estiver!

Quando você inicia no e-commerce também ganha a chance de investir em ferramentas de marketing digital que ajudam a alcançar ainda mais pessoas e segmentar seu público.

Se você tem uma loja física de equipamentos esportivos, não tem como fazer com que mais pessoas que gostem de esportes passem na frente da sua loja, certo?

No entanto, com uma loja virtual, você pode criar anúncios nas redes sociais, trabalhar links patrocinados e divulgar sua marca em portais e blogs de esportes. Dessa forma, você foca seu investimento para chegar até um público que realmente tem interesse em comprar com você.

>> Quer saber mais sobre marketing digital? Veja aqui o que é e por que você deveria investir nele, conheça 8 canais de marketing digital para investir e confira quanto custa apostar nessa estratégia

Você poderá vender toda hora e todo dia

Em uma loja física você só pode vender enquanto o comércio estiver aberto. Por isso, enquanto o estabelecimento está fechado, você está perdendo a chance de vender e faturar mais.

Em um e-commerce, você tem a oportunidade de vender todos os dias e a qualquer hora, mesmo que não tenha nenhum funcionário trabalhando.

Como a compra pela internet implica um prazo de validação do pagamento, expedição e transporte, o consumidor já sabe que vai demorar alguns dias para receber o produto que comprou. Assim, mesmo que o pedido seja realizado em uma madrugada ou em um domingo, é só deixar claro qual é o prazo entrega e você pode vender!

Chegando ao mundo do e-commerce: como fazer essa transição

Agora, que você já sabe os benefícios de vender pela internet, é hora de conferir um passo a passo de como se organizar para entrar no mundo digital sem prejudicar sua loja física.

Organize o estoque

Em sua loja você, provavelmente, já está acostumando com o volume de mercadorias que precisa pedir para manter seu estoque abastecido o ano todo. Com a loja virtual, as suas vendas devem aumentar e você precisa estar preparado para que não faltem produtos nem em um ponto de vendas, nem no outro.

>> Aqui tem uma Planilha de controle de estoque pronta para download

Analise cuidadosamente o seu estoque e considere pedir uma quantidade maior de peças do que compraria normalmente. Se puder manter o estoque da loja física e o da virtual separados, ótimo. Senão, registre separadamente as vendas de cada um.

Isso vai ajudar bastante com o próximo item – a organização das contas.

>> Falando em estoque, que tal algumas dicas sobre o assunto? Baixe, gratuitamente, o Guia definitivo para organizar e controlar o estoque da sua loja virtual

Escolha um bom domínio e plataforma

Todo site na internet precisa ter um endereço, o qual chamamos de domínio. E as lojas virtuais, em específico, normalmente precisam de um sistema pronto no qual os produtos possam ser inseridos e as páginas possam ser criadas.

>> Veja aqui Como escolher um bom domínio que traduza sua marca

Já apresentamos a você a Loja VirtUOL, e você já sabe que na contratação dela tem direito a um ano de domínio .store, mas, se preferir, o UOL HOST ainda conta com mais de 60 opções de domínio diferenciadas, que vão destacar sua loja. Alguns deles são .online, .fashion, .pizza, .moda, .tech e muitos outros!

>> Depois de registrar seu domínio e escolher um dos pacotes de Loja VirtUOL, contrate um certificado de segurança e deixe sua loja e seus clientes protegidos!

Separe as contas

A loja física demanda custos diferentes da loja virtual, como aluguel de ponto comercial, depreciação dos equipamentos e itens de layout da loja, impostos etc. Já o e-commerce gera gastos como o custo de contratação de domínio, certificado de segurança e frete, por exemplo. E por isso é ideal que você mantenha os gastos das duas frentes de venda separados.

Dessa forma, fica mais fácil saber quanto cada loja está gastando e ganhando, e você pode decidir se aumenta ou diminui o investimento em cada uma delas, de acordo com os resultados alcançados.

>> Aproveite para separar suas contas pessoais das da empresa!

Defina processos e delegue

É necessário ter alguém para receber os pedidos feitos na loja virtual, gerar nota fiscal, dar baixa no estoque, informar o consumidor sobre o sucesso da compra e os próximos passos, imprimir etiquetas, preparar embalagem para transporte, enviar a mercadoria... Enfim, existem várias tarefas ligadas a uma loja virtual e alguém precisa ficar responsável por elas.

O ideal é que o empreendedor crie uma rotina de processos para acompanhamento dos pedidos via e-commerce e delegue essas atividades a um profissional preparado para isso.

Sem que haja essa organização, fica impossível prestar um serviço de qualidade para o consumidor na sua loja virtual.

Mantenha os dois canais integrados

Um cliente da sua loja virtual pode te fazer uma visita na loja física quando estiver por perto, assim como alguém que sempre está no seu estabelecimento também pode escolher comprar pela internet quando for mais conveniente, desde que eles saibam que os dois canais existem.

Não hesite em colocar o seu endereço físico no e-commerce e avisar na loja que também há a possibilidade de comprar online. O mais importante é manter suas duas frentes de venda integradas e em pleno funcionamento.

Convencido? Que tal levar sua marca para o mundo do e-commerce hoje mesmo? Com a Loja VirtUOL, você pode criar sua própria loja com um sistema simples e intuitivo, mesmo que não tenha nenhuma experiência!

O melhor é que a Loja VirtUOL é recheada de recursos profissionais, como análise de tráfego, cupons de desconto e layout para dispositivos mobile. Ou seja, tudo o que você precisa para o seu negócio fazer sucesso na internet! Não perca mais tempo, leve a sua empresa para a web, hoje mesmo, com a Loja VirtUOL.