LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Atitudes que diferenciam um líder de um chefe

Eles são completamente diferentes

De um lado, uma pessoa extremamente arrogante e autoritária que passa o dia dando ordens e nunca admite o erro. Do outro, uma pessoa que indica aos profissionais o melhor caminho para realizar uma tarefa, que estende as mãos para ajudar a equipe e assume os erros.

Dá para notar, de bate-pronto, a diferença entre um líder e um chefe no ambiente de trabalho, né? E nem precisa perguntar em qual situação os funcionários se sentem motivados e rendem mais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Right Management, empresa especializada em carreira, pertencente ao ManpowerGroup, os profissionais motivados são 50% mais produtivos que aqueles que não são.

Portanto, ter atitudes de líder não trará benefícios “apenas” para o seu relacionamento com a equipe, isso vai refletir diretamente na produtividade da empresa e, consequentemente, nos ganhos.

“Um líder tem de saber ouvir seus funcionários, identificar as fraquezas e as habilidades de cada um e trabalhar para aprimorá-las. Ele deve procurar manter sempre sua equipe motivada e delegar tarefas”, resume Leni Hidalgo, professora de Gestão de Pessoas dos programas da Pós-Graduação do Insper.

Quer deixar de ser o “chefe chato” e passar a ser um “líder respeitado”? Então veja as atitudes que diferenciam líderes e chefes:

Medo x Admiração

A figura do chefe causa medo e inibe a atuação e a proatividade de profissionais talentosos.

Já o líder provoca admiração e serve como inspiração para seus comandados.

Acessibilidade x Portas Fechadas

O chefe pede para sua secretária dizer a todo mundo que ele está 100% ocupado.

Já o líder abre a porta da sua sala para receber sua equipe.

Envolvimento com a Equipe x Falta de Conhecimento dos Recursos Humanos

Todo mundo gosta de ser chamado pelo nome e de ser bem tratado. Aí, o chefe já começa perdendo: muitas vezes, ele nem sabe o nome dos seus comandados.

O líder, ao contrário, conhece o nome, as habilidades e dificuldades de cada um da sua equipe.

Compartilhamento de Conhecimento x Informações Sigilosas

O chefe gosta da sensação de exclusividade e não compartilha as informações com quem está abaixo do seu cargo.

Ao passo que o líder faz exatamente o contrário. Assim, o líder sai ganhando em dois aspectos: respeito dos comandados e uma equipe informada e, portanto, mais produtiva.

Respeito Conquistado x Respeito Imposto

Tanto líderes quanto chefes querem ser respeitados. No entanto, respeito não se pede nem se compra, se conquista. Enquanto chefes dizem “faça o que eu mando, não faça o que eu faço”...  

...líderes arregaçam as mangas para dar o exemplo.

Em outras palavras, o chefe se coloca em uma posição superior e o líder promove a equipe ao mesmo patamar dele. Você já sabe quem ganha o respeito de todos, certo?

Procurar Culpados x Assumir o Erro

Chefes gritam, apontam o dedo na cara e humilham um funcionário quando algo dá errado, ganhando ainda mais antipatia de sua equipe.

Por sua vez, o líder assume o erro e procura corrigir o funcionário que cometeu o deslize no processo.

A conclusão mais clara a que se pode chegar é que uma empresa precisa de mais líderes e menos chefes para alcançar o sucesso.

Quer liderar um time de campeões? Acesse o Superguia Academia UOL HOST - Prepare sua loja para decolar e confira as dicas para se tornar um líder inspirador e de sucesso!