LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Série Natal: E-mail marketing - o que não pode faltar para sua campanha ser um sucesso

Saiba como fazer disparos inteligentes e eficientes no período festivo

A série Natal vai abordar tudo que um dono de loja virtual precisa saber para se preparar para a data comemorativa mais lucrativa do ano: o Natal. Vamos apresentar o perfil do e-consumidor brasileiro, como eles agem nessa época e traremos dicas para você se destacar na multidão e aproveitar ao máximo o poder do e-mail marketing nesse período festivo. Esse é o quarto texto de uma série de 5. Leia antes os primeiros:

Série Natal (Parte 1): Chegou a hora! Prepare-se para vender muito no Natal

Série Natal (Parte 2): Perfil do e-consumidor brasileiro durante as compras de Natal

Série Natal (Parte 3): Como se destacar dos (muitos) concorrentes do período

Alguns anos atrás, o final de ano vinha chegando e, junto com ele, as caixas de cartas lotavam de cartões de Natal. Era comum ver as pessoas comprando cartões natalinos, ou mesmo os fazendo à mão, para escrever seus votos e enviar aos seus amigos pelos Correios.

Hoje essa tradição já quase não existe mais, pelo menos não da maneira convencional. O papel deu lugar às telas de computador e os cumprimentos de final de ano chegam via mensagens eletrônicas e até mesmo pelas redes sociais.

E no meio desses e-mails de Natal enviado por amigos, aparecem, também, as mensagens de lojas e empresas, os famosos e-mails marketings.

Mas, segundo a All In, empresa especializada em performance de e-mail marketing, cerca de 80% destes e-mails não são nem mesmo abertos. E por isso, muitas vezes as conversões não atingem as expectativas dos remetentes.

Pudera, eles estão disputando espaço na caixa de entrada com as mensagens enviadas pelos primos do interior, a tia que aprendeu a usar a internet e está enviando cartões de Natal para família toda, amigos de longe e de perto, colegas e ex-colegas de trabalho e por mais dezenas de remetentes tomados pelo espírito natalino.

⇒ Não deixe de ler: Superguia Academia UOL HOST - E-mail marketing: tudo que você precisa saber para começar agora

Portanto, para que você escape desse alto índice de rejeição e sua campanha traga bons frutos, fique atento à alguns truques:

Assunto atraente

“Feliz Natal, fulano”. Por mais amistoso e simpático que seja esse cumprimento, ele não serve para ser o título do e-mail. Como dito, nessa época, a caixa de entrada irá lotar de mensagens da época festiva. E entre um “Feliz Natal” enviado pela mãe e um outro cujo remetente seja desconhecido, qual o cliente irá escolher abrir?

Escolha um assunto que desperte interesse no cliente, mas sem ser enigmático demais. Pelo título, o cliente deve ter uma ideia do que irá encontrar na mensagem e não fazer com que ele abra a mensagem para descobrir. Por exemplo, um assunto como “Compre um presente de Natal e ganhe outros para você!” é mais atraente e explicativo que simplesmente “Promoção de Natal”.

Disparos múltiplos

Lembre, relembre e lembre novamente. Tenha em mente que estamos falando de uma campanha de e-mail marketing e não de apenas o envio de uma mensagem. Você precisa se antecipar, falar na hora certa e, também, se preocupar com os atrasados.

Ou seja, não ache que agora é cedo de mais. Você já pode e deve iniciar a sua campanha. Seja sutil, crie teasers, conte aos seus clientes o que sua loja esta preparando para o Natal e incentive-os a começar comprar o quanto antes, pois deixar para última nunca é uma boa ideia.

⇒ Faça disparos inteligentes com o E-mail marketing UOL HOST

Faltando duas semanas para 24 de dezembro, intensifique suas mensagens, mas sem exagerar no número de mensagens, muito menos, enviando-as todas iguais. Isso porque essa é época que as compras de Natal começam a tomar conta das lojas. Nesse período, você precisa conquistar aquele consumidor indeciso que quer fazer as compras de Natal, mas tá pesquisando antes ou ainda não sabe o que comprar.

Por fim, aposte nos disparos durante a semana da comemoração. É sabido e provado que muita gente deixa as compras pros últimos minutos e muitas dessas pessoas ainda não fazem ideia do que e onde comprar. Aí está mais uma chance, mas é crucial que você informe (e cumpra) prazos de entrega.  Comprar em cima da hora tem dessas coisas, pode ser que a encomenda não chegue a tempo.

Conteúdo

Tá certo que nessa época você só pensa em vender e faturar, mas não é por isso que o conteúdo dos seus e-mails devam ser somente produtos e ofertas.

Para os indecisos, por exemplo, um texto indicando os melhores presentes para cada tipo de pessoa pode ser uma mão na roda. Para aqueles que já compraram em outros carnavais, ou melhor, Natais, vale investir em sugestões baseadas com as compras anteriores, até mesmo ideias de produtos complementares.

⇒ Leia também: 7 dicas para tornar seu e-mail marketing mobile-friendly

Por exemplo, a um cliente que comprou o lançamento de um determinado filme no último Natal, pode gostar da ideia de comprar a parte 2 da história, nesse ano. Claro que para fazer isso, você precisa ter o histórico do cliente. Por isso, que a gente bate tanto na tecla da importância de contar com uma ferramenta de CRM.

Para os atrasados, condições de frete e pagamento e prazos de entrega podem ser bons chamarizes no seu e-mail. Para esses, vale, também, investir em depoimentos de outros clientes ou boas referencias sobre os produtos que está oferecendo. Esse pode ser o empurrãozinho para ele “se jogar” na compra.

Está esperando o que para iniciar os disparos? Comece já e não perca o último texto, iremos ajudá-lo a receber esses clientes com carinho e fazê-los sair satisfeitos com as compras feitas em sua loja:

Série Natal (Parte 5): Seja o Papai Noel e não o bicho-papão para o seu cliente