LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

6 jeitos de usar as ferramentas de vídeo ao vivo das redes sociais em favor do seu negócio

Saiba como utilizar esse recurso para fortalecer a presença da sua marca e vender mais!

O recurso de transmissão de vídeo ao vivo, ou as lives, realmente chegou com tudo às redes sociais. Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram já agregaram essa funcionalidade e o público está reagindo positivamente à possibilidade de compartilhar histórias em tempo real.

>> Não sabe onde apostar? Veja qual é a melhor rede social para o seu negócio!

Mas não são apenas os consumidores que podem aproveitar para surfar na onda das transmissões ao vivo. As marcas também estão começando a descobrir meios de usar esse recurso poderoso em favor das vendas.

Em termos técnicos, como os vídeos podem ser enviados por computador ou smartphone, não é necessário investimento em equipamento profissional, mas alguns cuidados precisam ser tomados para garantir que suas lives sejam um sucesso.

O primeiro deles é ter uma boa ideia do que você quer apresentar em vídeo e qual o objetivo estratégico disso (daqui a pouco vamos te dar várias sugestões para isso).

>> Leia também Stories em todo lugar! Como usar essa ferramenta no seu negócio

Você não pode esquecer, também, que as lives tendem a ter mais visualizações quando o público sabe que elas vão acontecer. Por isso, sempre que possível, notifique os seus seguidores que está programando uma transmissão ao vivo e informe a eles o dia e o horário em que estará online. Assim eles podem se programar para ver.

Evite, também, fazer vídeos muito longos. A duração depende muito do tema e do público-alvo, mas, em geral, transmissões muito demoradas, com uma hora ou mais, tendem a cansar os usuários.

Agora que você já sabe o básico, vamos ver seis sugestões para você usar o recurso de vídeos ao vivo para promover seu negócio:

Mostre o making of

Algo que todo cliente gosta é de saber que realmente conhece a marca com a qual está fazendo negócios.

Mostrar o dia a dia da sua produção, a forma como faz seus produtos e apresentar a equipe que trabalha com você são excelentes formas de aumentar a confiança do público e fazer seus seguidores se sentir especiais.

Leve seus seguidores com você

Sua marca participa de feiras, bazares e outros eventos? Que tal mostrar um pouco desses momentos para o público?

Se sua empresa está em um evento, por exemplo, compartilhar conteúdo sobre isso ajuda a manter quem não pôde comparecer atualizado e pode até fazer com que os seus seguidores sintam mais vontade de ir até você.

Compartilhe conteúdo

Para aumentar a sua autoridade e mostrar que você entende mesmo do mercado em que atua, a melhor opção é compartilhar conteúdo. Produzindo textos e dando palestras, por exemplo, as pessoas percebem que você e sua marca realmente dominam os assuntos relacionados ao seu setor e passam a enxergar vocês como referência.

Com as transmissões de vídeo ao vivo, você ganha mais um aliado na hora de compartilhar conteúdo e, com isso, aumentar sua autoridade. Você pode levantar temas que já percebeu que interessam ao usuário ou geram muitas dúvidas e programar lives semanais para esclarecê-los.

Outra sugestão é preparar dicas e tutoriais que educam os consumidores sobre os seus produtos. Por exemplo, quem tem um e-commerce de cosméticos pode fazer tutoriais de maquiagem ao vivo usando os artigos que você vende em sua loja virtual.

>> Ainda não tem sua loja UOL HOST? Monte agora, o primeiro mês é grátis!

Crie oportunidades para o público participar

Naturalmente as pessoas já adoram ser ouvidas e, com a popularização da internet, esse desejo de interagir só aumenta. Você pode usar isso em favor da sua marca criando oportunidades para que o público participe.

Se você tem uma empresa que fabrica moletons e está tentando se decidir entre duas cores para a nova coleção, por que não preparar um mini desfile, transmiti-lo ao vivo nas redes sociais e pedir a opinião dos clientes?

Isso, com certeza, vai fazê-los sentir que as suas opiniões são valorizadas e pode impactar diretamente no volume de vendas das suas peças.

Perguntas e respostas

Outro modelo que funciona muito bem no esquema ao vivo é criar um momento descontraído entre você e seus seguidores, no estilo perguntas e respostas. Nesse caso, os seguidores enviam perguntas, que podem ser direcionadas a algum produto ou serviço específico, à sua empresa ou ao nicho em que você atua, e você interage com eles respondendo.

Essa é uma ótima tática para mostrar ao público que sua empresa é acessível e criar a noção de proximidade e confiança que é essencial para que o cliente decida comprar com você.

Entreviste!

Que tal trazer um convidado para sua live? Pode ser um profissional da sua equipe, um influenciador digital, um empreendedor famoso ou até mesmo um dos seus clientes!

Voltando ao exemplo do e-commerce de cosméticos, se a marca convidar uma blogueira de beleza pode atrair a atenção do público desta influenciadora e conquistar ainda mais seguidores e consumidores.

Nesse caso, vale a pena frisar, porém, que é preciso que o convidado domine um assunto interessante para o público ou que seja querido por ele. Se você vende pneus, talvez a blogueira de beleza não seja a melhor opção, mas um engenheiro mecânico sim!