LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

4 benefícios legais de usar um cloud nacional

Contratar um serviço estrangeiro pode não ser a melhor opção

Redução de custos, eficiência na execução das tarefas e segurança no armazenamento de dados são algumas vantagens que o cloud computing traz para sua empresa. No entanto, para usufruir, da melhor maneira, de uma solução em nuvem, é preciso muita cautela na hora de contratar o serviço.

Por meio da internet, é fácil entrar em contato e fechar negócios com empresas de qualquer lugar do mundo. Entretanto, optar por uma marca nacional de cloud computing garante vantagens jurídicas que podem evitar muitas dores de cabeça para você e seu negócio. Veja, na lista abaixo, quais são elas:

1. O serviço seguirá as normas do Brasil

É imprescindível saber quais são os riscos e as consequências jurídicas ao armazenar dados fora do território nacional. Como não há uma legislação específica para cloud computing, em caso de arquivamento de informações fora do país é preciso definir qual lei vai prevalecer.

Uma vantagem de contratar uma solução nacional é que os contratos seguirão as regras do Código Civil Brasileiro. Se houver algum problema, você não precisará contratar um advogado para entender as leis internacionais e reivindicar seus direitos.

2. As informações estarão protegidas

Garantir a segurança dos dados e estabelecer os limites da privacidade é essencial para a contratação de uma solução cloud confiável para sua empresa.

Caso o servidor esteja alocado em determinado país com políticas rígidas, é preciso levar em consideração que as informações da sua empresa podem ser acessadas, mesmo sem autorização prévia, e você não poderá fazer nada para evitar. Por isso, ao adotar uma solução nacional, o risco de esse tipo de imprevisto acontecer é mínimo.

3. Contratos em português

Estabelecer, por escrito, as responsabilidades de cada um é um dos primeiros passos para garantir um serviço de alta qualidade. Cada cláusula do contrato de prestação de serviço precisa ser cuidadosamente analisada para evitar surpresas desagradáveis.

Por exemplo, como definir as penalidades por descumprimento do acordo, apagões de energia ou vazamento de informações? Ao hospedar em um país no exterior, é preciso verificar como o governo local avalia cada tipo de incidente com armazenamento de dados. Já no caso da contratação de um cloud brasileiro, não é preciso passar por esse tipo de procedimento.

4. Suporte local

Imprevistos acontecem e podem custar muito mais do que você imagina. A facilidade ao contratar o serviço pela internet não significa que o suporte será igualmente simples na hora de lidar com problemas nos data centers.

Por exemplo, ao contratar um cloud que esteja alocado fora do país existe a possibilidade de você ter de se locomover e ir pessoalmente resolver o problema. Mas, se a empresa tem sede no Brasil, os custos serão bem mais baixos, caso demande um deslocamento.

É uma grande vantagem ter todo o atendimento feito em português. Só quem já teve de recorrer ao tradutor online ou gastou todo o inglês que aprendeu no colégio sabe da importância de ter alguém que fale o seu idioma na hora de resolver um problema.

Agora que você já conhece os motivos pelos quais deve optar por um serviço de cloud nacional, conheça as soluções de Cloud Computing UOL HOST e garanta todas as vantagens citadas acima!