LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

UOL HOST lança novas extensões para domínio

Confira novas opções para registrar seu site

O “.com.br” e “.com” são as extensões mais comuns, por isso, com certeza, você já as conhece. Mas você sabia que existe uma infinidade de outras extensões que você pode usar para registrar um domínio?

Em parceria com a OpenSRS, empresa canadense de produtos digitais, o UOL HOST trouxe 60 novas extensões que vão deixar seu site ainda mais criativo, personalizado, competitivo e memorável.

Entre as mais de 60 novidades de registro de domínio no UOL HOST estão:

  • Para negócios online

.online, .site, .website, .store, .tech, .host, .download, .gratis, entre outras.

  • Para empresas com negócios específicos

.beer, .bar, .cafe, .bike, .boutique, .cloud, .coach, .design, .delivery, .diet, .game, .fitness, .pizza, .taxi, .surf, .vide, entre outras.

  • Para sites informativos

.news, .info, .media, .edu.br, .wiki.br, e mais.

  • Para ações

.blackfriday e .promo.

  • Para pessoas jurídicas, áreas de atuação e profissionais liberais

.art.br, .radio.br, .org.br, tv.br, adv.br, adm.br, eng.br, entre outros.

Mas, antes de você registrar o seu, que tal conhecer um pouco mais sobre essas extensões e como você pode usá-las?

O que são domínios TLD

Para começar, vamos falar sobre domínios. Você já deve saber que o domínio é endereço do seu site e é formado por “www” seguido pelo nome que você escolheu para o site e finalizado por uma extensão, aquela que geralmente é “.com” ou “.com.br”, certo?

 Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre domínio de sites

Pois bem, esse último elemento do endereço é chamado TLD, que significa Top-Level Domain, ou Domínio de Topo, em português.

Quem gerencia e atualiza esses componentes do sistema de domínios é uma empresa chamada Internet Assigned Numbers Authority (IANA). Ela divide as extensões da seguinte maneira:

  • Domínios de infraestrutura (arpa), que são reservados a endereços voltados para o desenvolvimento web;

  • Domínios de código de país (ccTLD), que determinam a qual país o site pertence;

  • Domínios internacionalizados (IDNs), que contém palavras estrangeiras com caracteres fora do sistema ASCII;

  • Domínios genéricos (gTLD), que, apesar do nome, são categorias de domínio mais específicas que devem ou podem ser usadas por alguns tipos de organizações e empresas.

E é sobre as extensões gTLD que falaremos mais a seguir:

O que são domínios gTLD

Os domínios gTLD se dividem em duas categorias, os patrocinados (sTLD) e os não patrocinados (uTLD). Os primeiros são aqueles que contam com patrocínio de alguma entidade ou empresa, e por isso devem ser usados apenas por instituições que tenham um vínculo com o patrocinador ou façam parte do mesmo segmento.

É o caso, por exemplo, da extensão .travel, que é patrocinada pela Tralliance Corporation, do segmento de turismo. Por conta disso, apenas agentes de viagem, empresas de turismo, intercâmbio, linhas aéreas e hotéis podem ter este gTLD em seus domínios.

Outro exemplo mais conhecido é o .gov, uma extensão que só deve ser utilizada por entidades relacionadas aos governos federais, estaduais e locais, como assembleias legislativas, prefeituras, ministérios públicos e institutos nacionais. 

Já os não patrocinados, geralmente, não apresentam restrições de uso. Mas, dependendo da sigla, ela pode ser mais aconselhável para determinados tipos de negócio. Por exemplo, a extensão .pizza, claramente faz mais sentido para pizzarias, apesar de não haver nenhuma regra que proíba uma agência de publicidade de usá-la.

Vantagens dos novos domínios

Ter um domínio que foge ao comum pode trazer várias vantagens estratégicas para o crescimento da sua empresa e até o fortalecimento da marca no mercado. Em primeiro lugar, ele pode ajudar o consumidor a entender, de cara, qual o seu negócio.

Se, por exemplo, você tiver uma loja virtual cujo endereço seja www.camisetasmaria.fitness em vez de de www.camisetasdamaria.com.br, o público vai entender, rapidamente, que o seu negócio é voltado para o mercado fitness.

Um domínio diferente, que esteja relacionado ao seu nicho de atuação, também conta pontos com o Google. Ou seja, pode ajudar seu site a se posicionar melhor nos resultados de busca orgânica.

Além disso, certamente, você vai se destacar entre os concorrentes e chamar mais a atenção do consumidor. Isso pode, inclusive, ajudar o cliente a lembrar do seu endereço e fixar melhor o conceito da sua marca.

É possível, também, usar os novos domínios para mostrar sua criatividade, brincando com o nome da sua marca. Por exemplo, se a sua loja de jogos chama Radical Game, você pode registrar um domínio como www.radical.game.

Já as extensões .blackfriday e .promo são perfeitas para criar ações específicas se você quiser fazer landing pages, por exemplo.

Acesse a página de registro de domínios UOL HOST para conferir todas as extensões disponíveis e garanta já a sua!

Além de uma grande variedade de extensões para você escolher, o UOL HOST ainda oferece, gratuitamente, uma caixa de e-mail com o seu domínio personalizado. E, claro, contratando seu domínio com o UOL HOST você conta com a credibilidade de quem já registrou mais de 1,2 milhão de sites e suporte especializado para ajudá-lo sempre que precisar!