LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Apresentamos o Criador de Sites mais rápido do mercado

Conheça a forma fácil e veloz de criar o seu site!

O tempo de carregamento de um site pode ser a diferença entre ganhar e perder visitantes ou clientes. De maneira geral, as pessoas gostam de acessar conteúdos rapidamente. E essa perspectiva vai além, pois sites lentos tendem a ter problemas com posicionamento no Google e em outros buscadores.

O Criador de Sites do UOL HOST é a solução perfeita para quem quer ter um site bonito, fácil de criar, estável e rápido.

Abaixo, explicamos em detalhes por que o Criador de Sites do UOL HOST é o mais rápido do mercado.

Para começar, é importante que você conheça o Google PageSpeed Insights, uma ferramenta muito popular e útil para medir a velocidade de um site.

Elementos fundamentais para o resultado no Google PageSpeed

Antes de falar de coisas específicas, sobre como o Criador de Sites age no que diz respeito à velocidade do site, vamos dar um passo atrás e explicar como funciona o Google PageSpeed. São três os pontos principais que afetam o resultado de PageSpeed:

  • Tempo de resposta do servidor – É o tempo que o navegador espera o servidor mandar a página. No caso do Criador de Sites, o servidor gera uma página específica para o dispositivo que a pediu, com widgets dinâmicos, para que o código no servidor e os recursos estejam otimizados.

  • Otimizando imagens – Para reduzir o tráfego na rede, as imagens em um website devem:

    Atender o tamanho exigido (não faz sentido mandar uma imagem 1080×1920 pixels para uma caixa pequena, que pede 50x50 pixels)

    Passar por um algoritmo de redução de tamanho sem perdas – são eles que reduzem o tamanho da imagem sem diminuir a qualidade.

  • Minificação do CSS e do JavaScript – Para reduzir o tráfego na rede, stylesheets e o código JavaScript podem ter seus pesos diminuídos sensivelmente se passarem por um processo de minificação. Ele remove itens desnecessários no código (como espaços, comentários, quebras de linha etc.), substitui nomes por outros mais curtos, entre outras ações. O resultado é ilegível para olhos humanos, mas para os navegadores acaba funcionando bem melhor do que anteriormente.

  • Redução de tamanho e cacheamento do navegador – Recursos como o HTML, JavaScript, stylesheets CSS, imagens SVG e outros possuem seu tamanho drasticamente reduzido (zipado) no servidor. Os navegadores podem descompactar esses arquivos para que eles sejam mostrados adequadamente. Esse processo reduz o tamanho de arquivo (e, consequentemente, o tráfego na rede) consideravelmente. Além disso, o navegador pode fazer o cacheamento dos recursos localmente, como com JavaScript, imagens e stylesheets, então, se já os encontrou, não precisa baixar esses itens novamente para as páginas internas.

  • Render blocking de CSS e de JavaScript – O navegador precisa esperar pelos scripts e stylesheets e aplicá-los antes de poder apresentar a página. Esse ponto é, de longe, o mais complicado e praticamente todos construtores de websites enfrentam problemas neste tema. Quanto mais recursos dedicados para fazer o render blocking, pior é o resultado da velocidade de um website.

Os nossos resultados

Para testar como a nossa plataforma funciona, criamos um site usando um template de restaurante sem adicionar ou remover qualquer conteúdo. Então, analisamos o site no PageSpeed. Seguem os resultados:

Desktop: 98/100

Mobile: 98/100

Os números podem parecer ruins, mas são bastante sólidos. E isso vai ficar claro ao compararmos os resultados das plataformas das outras empresas logo abaixo.

Vamos analisar esses números:

  • Os principais responsáveis pelos números foram os scripts e stylesheets que atrasaram o processo de renderização da página.

  • Outro problema que tivemos: as imagens não foram bem reduzidas. E isso acontece em razão de o criador de sites UOL HOST usar imagens intercaladas, o que gera um pequeno aumento de arquivo, mas faz as imagens aparecer gradualmente na tela. Também apresentamos imagens que ficariam bonitas em uma tela retina, então o seu tamanho é um pouco maior que o necessário.

  • Alguns recursos externos (Facebook, Google Maps, Google Analytics etc.) têm um pequeno tempo de cacheamento.

Comparação - Outros construtores de website

O próximo passo foi visitar diversos construtores de websites e criar um site usando um dos templates de restaurantes disponíveis. Pegamos, então, o site gerado (sem adicionar nada extra manualmente) e testamos com o PageSpeed.

Wix – Desktop: 77, Mobile: 69.

Weebly – Desktop: 85, Mobile: 69 (Vale destacar que esse template quase não tem conteúdo).

Squarespace – Desktop: 72, Mobile: 36.

Os resultados do Criador de Sites do UOL HOST foram superiores aos dos concorrentes. Obviamente, o resultado de um site pode mudar em todos os construtores, uma vez que você adiciona conteúdo dentro deles, mas, na maior parte dos casos, os templates já possuem bastante conteúdo e podem ser vistos como uma representação justa de um site com conteúdo.

Comparação – Sites populares

Para ter ainda mais um ponto de referência, confira os resultados de vários dos sites com mais tráfego da internet:

Amazon.com: Desktop: 84, Mobile: 45.

Yahoo.com: Desktop: 86, Mobile: 66.

Wikipédia.org: Desktop: 85, Mobile: 66.

Ebay.com: Desktop: 82, Mobile: 42.

Craigslist.org: Desktop: 67, Mobile: 48.

YouTube.com: Desktop: 73, Mobile: 63.

Novamente, o resultado obtido em nossa ferramenta é melhor que o de todos os outros sites, especialmente em mobile.

Como conquistamos a primeira colocação

Como vocês puderam ver, os resultados do Criador de Sites do UOL HOST foram melhores tanto em desktop quanto em mobile ante todos os outros construtores de websites que testamos. Nem sempre foi assim. Se o teste fosse feito seis meses atrás, o nosso resultado no mobile estaria ao redor de 50, enquanto os números no desktop ficariam ao redor de 70.

A melhoria atual dos resultados aconteceu por começarmos a investir em:

  • Imagens otimizadas – As nossas imagens, e qualquer imagem que você subir para os nossos sites, passam por um processo que gera um número de imagens de tamanhos diferentes (para ser usada conforme necessário) e as reduz de tamanho sem perder qualidade.

  • Tempo de resposta dos servidores – Os sites hospedados conosco são atendidos rapidamente. Escrevemos o nosso código e desenhamos a nossa infraestrutura especificamente para que isso aconteça.

  • Minificação, redução de tamanho e cacheamento no navegador – Os recursos do UOL HOST são oferecidos aos internautas da maneira apropriada, depois de serem minificados, terem seus tamanhos reduzidos e depois de avisar ao navegador que ele pode armazená-los por um longo período.

  • Render blocking de scripts e de stylesheets – Esses são reduzidos ao menor tamanho que podemos, enquanto fazemos outros ser assíncronos ou enviamos outros para o corpo.

  • CDN – As imagens e vários dos stylesheets são enviados dos servidores mais próximos da localização física do internauta (isso, na verdade, não afeta o resultado do PageSpeed, mas sim a velocidade de carregamento do site).

  • Automação – Testamos o nosso resultado todas as noites em um processo automatizado para garantir que não estamos com os nossos números piorando por conta de alguma mudança feita no produto.

Como você é capaz de afetar o resultado do seu site

Se o seu site foi construído utilizando o Criador de Sites do UOL HOST, já tomamos conta de tudo para você. As coisas que você ainda pode fazer que são capazes de afetar negativamente o seu resultado são:

  • Adicionar links diretos para imagens externas que não foram otimizadas – Para resolver isso, apenas faça o upload das imagens para o seu site e cuidamos de todo o processo de otimização de imagens para você.

  • Adicionar links diretos para arquivos externos de CSS/Javascript que não foram otimizados e/ou atrasar a renderização da página – Você deve evitar isso como puder, mas se você precisar adicionar o seu próprio script ou stylesheet:

  1. Faça a minificação.

  2. Coloque-os reduzidos com os cabeçalhos de cache.

  3. Coloque no corpo ou carregue de maneira assíncrona (se possível).

Concluindo

No UOL HOST, encaramos a velocidade de carregamento de um site da forma mais séria do mercado. Usamos o PageSpeed para garantir que os nossos sites sejam construídos da maneira mais veloz possível e investimos tempo e esforço em melhorar esse resultado (e ainda mais tempo para garantir que esses números continuem bons).

O resultado em mobile pode parecer baixo em uma primeira impressão, mas, como você viu, é um resultado bem positivo e melhor do que o dos nossos concorrentes e dos maiores sites na internet.

Sinta-se convidado a testar qualquer site em PageSpeed Insights, especialmente aquelas páginas que você criou usando outros construtores.

Fique atento, ainda, ao fato de que o PageSpeed também oferece alguns indicadores de experiência de uso em ambiente móvel, no qual o Criador de Sites do UOL HOST tem o resultado perfeito de 100, mas isso é assunto para um outro texto.

>> Agora que você já conhece todos os benefícios do Criador de Sites, não perca mais tempo! Conheça nossos planos e contrate já!