LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Tutorial - Como criar uma loja virtual Prestashop

Descubra como fazer uma loja profissional com essa ferramenta incrível

Já faz tempo que você está querendo abrir um e-commerce, mas ainda não colocou os planos em prática porque acha que criar uma loja virtual é algo muito caro ou complicado?

Então você precisa conhecer a loja virtual Prestashop com hospedagem do UOL HOST! A Prestashop é uma plataforma cheia de recursos voltada para a criação de e-commerces. A melhor parte é que a ferramenta é tão intuitiva que mesmo quem nunca colocou um site no ar consegue fazer tudo sozinho.

Além disso, a Prestashop é uma plataforma completa: tem integração nativa com o PagSeguro, checkout mobile, recurso para SEO, painel de análise de tráfego e pedidos, cupons e voucher de desconto e muito mais! É por isso que são mais de 100 mil lojas usando a plataforma no mundo todo.

>> Conheça mais sobre Prestashop e a compare com outras ferramentas do mercado

O UOL HOST tem uma hospedagem específica para Prestashop que já vem com a aplicação pré-instalada, 1 ano de domínio grátis e suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana. Além disso, todos os servidores do UOL HOST se encontram no Brasil e a sua loja virtual terá a garantia de disponibilidade de 99,8%!

Veja, a seguir, o passo a passo para colocar sua loja virtual Prestashop no ar e publicar seus primeiros produtos.

Depois de contratar o plano de hospedagem para Prestashop, você terá acesso ao Painel do Cliente UOL HOST. Todas as hospedagens UOL HOST vem um com domínio gratuito .online grátis por um ano e você pode utilizá-lo para sua loja virtual. Basta configurá-lo primeiro, vamos ver como fazer isso?

Acesse o seu painel de produtos e localize a hospedagem contratada. Clique em “Configurar”

Se você já tiver contratada um outro domínio já para a aba “Quero usar um domínio que já tenho”. Se não, se mantenha na aba “Quero registrar um novo domínio”. Digite o domínio desejado para a terminação .online e clique em “Continuar” para confirmar a disponibilidade.

Se estiver livre para registro, haverá uma nova confirmação e pronto! Aí só esperar o processo de registro ser concluído, e a instalação da plataforma vai acontecer automaticamente. Você receberá os dados de acesso por e-mail quando estiver tudo pronto.

Quando receber essas informações por e-mail, vá até o painel, clique nas três barrinhas azuis e em “Editar site”.

Use o seu e-mail de cadastro e a senha que recebeu por e-mail para acessar o painel administrativo da Prestashop. Repare que a página principal tem uma análise de tráfego e pedidos, e o menu lateral tem diversos recursos para ser explorados.

Vamos começar definindo uma aparência para sua loja virtual. No menu lateral, escolha “Preferences” e, em seguida, “Themes”.

Quando a Prestashop é instalada, já vem com um tema padrão, mas você pode escolher outro. Neste caso, vamos manter o tema padrão e clicar apenas em “Theme Configurator” para configurar o tema.

Lá você verá todos os elementos da página inicial, como os banners. Você pode gerenciar, excluir ou substituir as imagens padrão com facilidade, apenas clicando no menu que fica ao lado de cada uma delas.

Vamos para a parte mais importante de uma loja virtual? Vejamos como colocar os produtos no seu e-commerce. No menu, clique em “Catalogs” e, então, em “Products”.

Na próxima página, selecione a opção “Add New Product”.

Dê ao produto um nome, código, uma descrição e as demais informações que o consumidor precisa.

Depois de salvar o produto, você pode clicar em “Images” no menu lateral do lado esquerdo e adicionar, também, uma foto ao seu produto. Pronto, seu primeiro produto está publicado!

Vamos ver outros recursos? Para incluir o seu logo no topo do site, por exemplo, também é simples. Basta clicar em “Catalog” e depois em “Suppliers”. Aí é só carregar a imagem que você deseja e salvá-la.

Você pode acrescentar os contatos de sua loja e deixar o cliente saber onde te encontrar clicando no menu “Preferences” e no submenu “Store contacts”. Lá é só cadastrar o seu endereço, telefone e os demais dados que queira fornecer.

Para criar uma página, o caminho também é por meio do menu “Preferences” e, em seguida, em CMS.

Nessa seção, você escolhe “Add new page” e coloca todas as informações da sua nova página, como título, meta description e, claro, escreve o conteúdo da página.

>> Leia também 10 táticas para vender mais na sua loja virtual

Além disso, a Prestashop é uma plataforma modular, o que significa que existem diversos recursos que você pode agregar, dependendo das suas necessidades e do que quer para sua loja virtual. Muito bacana, não?

Agora que você já sabe como começar sua loja virtual, só falta contratar o melhor plano para o seu negócio! Confira os pacotes Loja Virtual Prestashop UOL HOST e tire agora o seu e-commerce do papel!