LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Criador de Sites X Plataforma X Hospedagem com linguagem de programação: como escolher?

Descubra qual a melhor opção para criar o seu site

Diferentemente do que muita gente pode pensar, não existe apenas uma forma de criar um site. Na verdade, é possível colocar uma página na internet com diversas ferramentas, utilizando linguagens de programação diferentes e até contando – ou não – com um profissional para fazer o trabalho por você.

O UOL HOST conta com três ferramentas que vão render sites incríveis, o Criador de Sites, as plataformas com aplicações instaladas e as hospedagens específicas para linguagem de programação.

Talvez você até conheça esses serviços, mas esteja com uma dúvida cruel: “qual delas é a melhor para mim?” Se esse é o seu caso, não precisa mais se preocupar! Você vai conhecer agora cada um desses produtos e decidir a melhor forma de criar o seu site!

Criador de Sites

Para quem é: iniciantes ou desenvolvedores.

O Criador de Sites é um dos produtos mais recentes do UOL HOST. O grande diferencial dele é que qualquer pessoa pode criar e colocar um site no ar, mesmo quem não tenha nenhum conhecimento técnico sobre o assunto!

Funciona assim: depois de contratar o plano, você escolhe um dos vários modelos de templates editáveis e usa o sistema “arrasta e solta” para editar, apagar e reposicionar os elementos de acordo com as suas preferências.

>> Veja aqui 6 layouts do Criador de Sites para você se inspirar!

Isso faz com que o Criador de Sites seja perfeito para quem quer um site com aparência profissional, mas não tem orçamento suficiente para contratar um desenvolvedor nem conhecimento para atuar com uma plataforma mais avançada.

Alguns dos recursos interessantes que você deve conhecer são as campanhas customizadas, que permitem que você adicione cupons de desconto e condições especiais em datas comemorativas, integração total com redes sociais, área de blog, contas de e-mail personalizadas, estatísticas de acesso e muito mais. Dependendo do plano escolhido, também é possível instalar uma loja virtual no seu site!

Além disso, o Criador de Sites tem um modo desenvolvedor criado exclusivamente para pessoas que têm conhecimento avançado e desejam editar o conteúdo em HTML, CSS ou JavaScript.

Plataformas com aplicativo integrado

Para quem é: Usuários com conhecimento básico e intermediário.

Este serviço é uma hospedagem de sites em contêiner com diversos aplicativos para a criação de e-commerces, blogs e sites disponíveis, entre eles estão Drupal, Magento, WordPress e Prestashop, por exemplo.

Com o sistema de contêineres, essas hospedagens oferecem mais estabilidade, desempenho e segurança ao seu site. Além disso, o fato de o aplicativo já vir pré-instalado na hospedagem garante mais agilidade e facilidade para quem quer começar logo a trabalhar no seu site.

De forma geral, todas as aplicações são bem intuitivas, mas algumas funções podem ser descobertas mais rapidamente se você já tiver algum conhecimento delas.

A escolha da plataforma que será usada para a construção do site depende muito do que você tem em mente.

Quem quer criar um site institucional ou um blog pode utilizar CMS como o WordPress ou o Joomla. Entre essas duas, porém, o WordPress tende a ser mais fácil de gerenciar para quem tem nenhuma ou pouca experiência com sites.

>> Ainda está em dúvida? Leia Joomla x WordPress. Qual o CMS ideal para você?

Para loja virtual, o Magento e o Prestashop são ótimas opções, considerando, também, que a interface do Prestashop é mais amigável aos iniciantes e o Magento tem um painel mais completo, exigindo certo conhecimento da ferramenta.

Hospedagem por linguagem de programação

Para quem é: Usuários avançados e programadores.

Esse serviço é ideal para programadores e desenvolvedores de sites que desejam criar páginas com suas linguagens de programação preferidas.

Se você é amador, mas também domina PHP/ASP (a mais convencional, que funciona em praticamente todos os modelos de sites e blogs); Node.js (para quem utiliza JavaScript e busca uma comunicação com o servidor estável e dinâmica); ou JAVA (que tem foco em aplicações robustas) essa pode ser uma escolha interessante para testar seus conhecimentos.

Para estes usuários avançados, o UOL HOST oferece uma estrutura escalável com a autonomia e a flexibilidade que os desenvolvedores precisam. Existem planos personalizados que atendem desde sites pequenos até grandes projetos, o que significa que você pode contar com os recursos das hospedagens UOL HOST independentemente do site que esteja desenvolvendo.