LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Elementos que você precisa conhecer para escolher uma hospedagem adequada para o seu site

Saiba para que serve cada recurso e faça a escolha certa!

Na hora de criar um site, normalmente, o processo começa com duas escolhas: a do domínio e a da hospedagem. A primeira leva em consideração o nome da empresa, os endereços que já foram registrados e é decidida primeiro.

Mas na hora de escolher a hospedagem, os usuários podem ficar bastante confusos. Além de existir diversas empresas que prestam esse serviço, há, ainda, modalidades e pacotes variados de hospedagens para sites, e pode ser que surja a pergunta: como escolher?

A situação piora quando o empreendedor depara com termos como “memória RAM”, “espaço em disco”, “banco de dados” e mais um monte de palavras que talvez ele não conheça e que vão determinar se ele fará uma boa escolha de hospedagem ou não.

Para que você não tenha de passar por isso, vamos esclarecer, de uma vez por todas, quais são os detalhes de configuração das hospedagens que você deve conhecer para escolher o pacote certo!

>> Leia também Domínio x Hospedagem: entenda a diferença

Memória RAM

Um servidor de hospedagem também é um computador, e assim como o PC ou notebook que você tem em casa, ele também tem uma memória RAM. Mas, apesar de receber o nome de memória, esse item é, na verdade, muito mais relacionado à velocidade de carregamento do seu site do que ao armazenamento em si.

RAM é a sigla de Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico, em tradução livre. Isso significa que a memória RAM é responsável apenas por um armazenamento temporário de informações, o que faz com que os dados gravados ali possam ser acessados mais rapidamente.

Para ilustrar, imagine que você queira registrar uma informação e faça isso em dois lugares, em um post-it e em um documento no seu computador. O que estiver no post-it pode ser visualizado rapidamente, mas, provavelmente, não ficará ali por muito tempo. Se você quiser ver a mesma informação no computador, vai precisar ligar o aparelho, acessar a pasta, abrir o arquivo... O que certamente vai demorar muito mais.

Quanto maior a memória RAM da sua hospedagem, mais rápido tende a ser o acesso às informações. Se você tiver páginas com muitas fotos, vídeos e outros elementos que exijam maior tempo de carregamento, o ideal é ter uma memória RAM mais robusta.

Espaço em disco

Outro elemento que determina se a sua hospedagem será mais estruturada ou não é o espaço disponível em disco. Esse, sim, está relacionado ao armazenamento definitivo e seguro das informações.

Tomando o exemplo anterior, o espaço em disco seria o documento salvo no seu computador. Ele ocupa um espaço físico na máquina e é permanente, podendo ser acessado sempre que necessário.

Se a memória RAM é o que torna o site mais lento ou rápido, é o espaço em disco o responsável por determinar se o seu site pode abrigar mais ou menos conteúdo. E, quando falamos em conteúdo, vale a pena lembrar que a quantidade de gigas precisa comportar não só o seu site, mas tudo o que está na hospedagem, como os seus e-mails, por exemplo. Aliás, vamos falar deles?

>> Quer se aprofundar no assunto? Veja 20 coisas que você precisa saber sobre hospedagens

Caixas de e-mail

No UOL HOST, os clientes de hospedagem ganham caixas de e-mail personalizadas com o seu domínio. Isso é muito bacana porque um e-mail com @seudomínio transmite mais credibilidade e profissionalismo para seus clientes e parceiros, e ainda ajuda você a separar seus e-mails pessoais dos assuntos de trabalho.

Dependendo do pacote, você terá mais ou menos caixas de e-mail, e é importante considerar essa informação, também, na hora de escolher o seu plano de hospedagem. Se tiver uma equipe grande, o ideal é escolher um pacote mais robusto ou contratar caixas de e-mail separadamente, por exemplo.

Banco de Dados

Quando estiver avaliando o espaço em disco disponível no servidor para abrigar o seu site, é bom levar em consideração que parte dele pode ser utilizada para guardar o seu banco de dados.

O banco de dados na hospedagem ajuda a manter as informações organizadas e compiladas de tudo o que compõe não só seu site, mas informações de clientes que fizeram cadastro e dados da sua conta no servidor.

Domínio gratuito

Os clientes UOL HOST também têm direito a um ano de domínio gratuito, o que facilita a vida das empresas, principalmente aquelas que estão começando no mundo digital agora e tem um orçamento reduzido para investir.

O domínio gratuito que vem no seu pacote tem uma extensão diferente, que vai destacá-lo da concorrência e marcar sua entrada na internet, é o .online. Diferente da maioria dos sites que terminam em .com.br, o .online é uma das 60 extensões de domínio do UOL HOST que traz personalidade e ajuda o público a identificar rapidamente o seu negócio.

>> Ainda não está convencido a usar uma extensão diferente? Veja aqui os motivos para fazer isso já!

No entanto, se quiser escolher outra terminação de endereço para o seu site, não tem problema! Você pode contratar um domínio separado e incluir na sua hospedagem. Simples assim!

O UOL HOST tem pacotes completos de hospedagem que atendem sites de todos os tipos e tamanhos! E agora que você já sabe tudo o que precisa para contratar o plano ideal para o seu site, é só visitar a página e escolher o seu!