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Checklist para campanhas de e-mail marketing.

 
Planejamento
  • Quais os objetivos da campanha (atrair mais visitantes ao site, aumentar as vendas de produtos, conquistar a fidelidade dos consumidores etc)?
  • Os departamentos da empresa envolvidos com a campanha (marketing, design, TI, atendimento, vendas etc) estão alinhados com seus objetivos?
  • Como aumentar a base de contatos opt-in?
  • Como você pretende atrair seus destinatários para o clique ou para o contato com seu call center?
  • Como você pretende transmitir a mensagem, para garantir que a maior parte do conteúdo seja lida?
  • Como tornar sua mensagem visualmente atraente para seu público-alvo?
  • Qual a periodicidade do envio de seus e-mails?
  • Você enviará o e-mail em um dia/horário em que sua audiência costuma ler?
 
Lista
  • Você está enviando a mensagem para a lista correta?
  • Você tem permissão para enviar e-mails às pessoas da(s) lista(s)?
  • Os dados dos contatos estão atualizados?
  • A base de e-mails está limpa para diminuir erros no envio de E-mail Marketing? 
 
Cabeçalho
  • O nome de sua marca é exibido na linha “from” (remetente)?
  • O assunto está orientado a benefícios, ao invés de vendas, e reflete o conteúdo real do e-mail?
  • O assunto é legível por inteiro dentro do espaço disponível dos principais clientes de e-mail?
 
Topo do E-mail ou painel de pré-visualização
  • Existe um link para visualização do e-mail online?
  • O e-mail inclui o título da newsletter ou uma chamada consistente?
  • É possível ler o nome da empresa, título da Newsletter e/ou objetivo da mensagem no painel de visualização?
 
Conteúdo
  • O conteúdo do e-mail interessa ao público-alvo?
  • Está alinhado com o objetivo da campanha? Numa campanha de vendas, por exemplo, é fundamental incluir um ou mais links para o site e um número de telefone para contato.
  • Está personalizado com o nome do destinatário e/ou outras informações da base de contatos? 
  • Verifique também se o conteúdo dos campos inserido na mensagem não apresenta incoerências, como por exemplo:“Olá, John! Seja bem-vinda.”
  • Seu logotipo está posicionado na parte superior esquerda do e-mail?
  • Você incluiu um parágrafo de abertura que chama a atenção dos leitores?
  • O conteúdo principal é visualizado na metade superior da mensagem e não fica oculto pelas barras de rolagem?
  • Além de argumentos de vendas, o e-mail também inclui informações de interesse do público-alvo?
  • A mensagem deixa claro para o destinatário o que ele deve fazer?
  • Você incluiu múltiplas chamadas para ação na forma de texto e/ou imagens? Inclua pelo menos 1 chamada (Cadastre-se, Mais Informações, Demonstração do Produto, Comprar etc) para ter dados de conversão.
  • Os links do e-mail apontam para suas páginas de destino corretas?
  • Você está usando parágrafos curtos e listas para apresentar mais de 3 itens? Se você estiver relacionando características ou funcionalidades, por exemplo, não disponha as palavras juntas numa única linha, separadas por vírgula. Listas permitem que o leitor faça uma rápida visualização da mensagem e capte os pontos principais relacionados.
  • Os textos estão separados e diagramados com espaços em branco para facilitar a leitura?
  • O e-mail pode ser facilmente lido às pressas?
  • Os títulos importantes estão construídos em texto, ao invés de imagens?
  • Existe pelo menos uma URL visível como texto, e não embutida em link?
  • As URLs visíveis como texto começam todas com //? Alguns software anti-spam atribuem uma certa pontuação a mensagens que contêm endereços da web escritos por extenso (e não embutidos em links) .
  • O e-mail apresenta muitos tópicos? Se sim, talvez seja melhor dividir o conteúdo em dois e-mails diferentes.
  • Você checou a pontuação de spam de seu e-mail?
  • Existe alguma palavra “suspeita” no conteúdo, como clique aqui, grátis etc? Se sim, substitua por sinônimos que não façam sua mensagem ganhar pontos de spam.
  • Você conferiu o texto uma última vez para verificar erros de ortografia/digitação?
 
Design
  • Você está utilizando o template correto para a campanha?
  • Você lembrou de criar uma versão de texto para o e-mail?
  • Todos os links funcionam? Não esqueça de checar os links da versão texto!
  • As fontes utilizadas são fontes padrão de sistemas operacionais como Windows, Linux, Mac OS etc e são iguais ou maiores a 10px?
  • Você checou o layout do e-mail em diferentes clientes de e-mail, como Gmail, Yahoo, Hotmail, Outlook, Wndows Live Mail, Thunderbird, etc?
  • Você checou a visualização do e-mail com as imagens bloqueadas?
 
Imagens
  • As imagens utilizadas estão no formato *.gif e/ou *.jpg com 72dpi de resolução?
  • As imagens estão com endereços absolutos, apontando para um servidor na web?
  • Todas as imagens utilizadas carregam corretamente e rapidamente?
  • A soma do tamanho de todas as imagens utilizadas é inferior a 100kb?
  • As imagens estão com suas alturas e larguras declaradas para prover um espaço razoável de visualização dos textos alternativos e garantir que o layout não desalinhe?
  • As imagens importantes contêm seus respectivos textos alternativos (alt tags)? Inclua os textos alternativos naquelas imagens que, se não forem exibidas para o destinatário, fazem com que a compreensão da mensagem fique comprometida.
  • Os textos alternativos contêm menos de 50 caracteres?
  • As imagens utilizadas são realmente imprescindíveis? Uma imagem pode mesmo valer mais que mil palavras, mas descarte ícones e imagens de fundo que em nada contribuem com a transmissão da mensagem.
 
Rodapé
  • Você oferece um link de opt-out que funciona adequadamente?
  • Você incluiu seu endereço físico, telefone e/ou outras formas de contato com sua empresa (vendas, atendimento, call center, marketing etc)?
  • Você protegeu seu conteúdo com a mensagem de copyright?
  • Você incluiu uma mensagem de lembrete de opt-in, do tipo “Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou no site X na data de xx/xx/xxxx.”?
 
Código
  • Seu código possui tamanho inferior a 20kb?
  • As tags estruturais principais estão presentes e devidamente fechadas?
  • O título foi redigido dentro das normas ortográficas corretas, sem a repetição de pontos exclamação e caracteres especiais?
  • O código é validado pelo W3C?
  • Utilize sempre target=”_blank” nos links. Desta forma os links abrem sempre em uma janela fora dos webmails.
 
Versão texto
  • O conteúdo está diagramado dentro de um limite de caracteres que não necessite de barras de rolagem horizontais para ser visualizado?
  • Os links estão todos escritos por inteiro? Verifique se alguma quebra de linha interrompeu algum endereço.
  • As seções estão claramente divididas?
 
Landing page (página de destino)
  • A página de destino está online?
  • O conteúdo e o design da página são consistentes?
  • O conteúdo e os textos não são muito longos?
  • A chamada para a ação descrita no link do e-mail é bastante óbvia?
  • O formulário de cadastro não é muito extenso? Peça apenas as informações básicas que precisar, pois formulários complexos têm uma alta taxa de abandono.
  • Se você oferece algum benefício ou bônus àqueles que efetuarem o cadastro, certifique-se de sua disponibilidade e funcionamento na página de destino.
  • O usuário precisa percorrer mais de 2 telas para encontrar uma informação descrita no e-mail, incluindo preços de produtos?
  • O conteúdo oferecido no e-mail é de livre acesso a todos? Disponibilizar links para conteúdos no website que solicitam login e senha, frustram o usuário e fazem com que ele perca o interesse naquela leitura.
 
Outros
  • Você incluiu uma informação para o destinatário adicionar seu e-mail a lista de contatos ou a whitelist, para assegurar que suas próximas mensagens sejam entregues na caixa de entrada?
  • Você inseriu uma chamada viral incentivando o leitor a encaminhar seu e-mail aos amigos?
  • Você incluiu um link para cadastro, para que as pessoas que receberam o e-mail encaminhado possam se cadastrar também?
  • Existe alguma área do site em que o destinatário pode atualizar seus dados de cadastro? Se sim, inclua o link no e-mail.
  • Depois do envio consulte os relatórios da campanha para verificar o resultado de cliques, visualizações, etc.

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