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Como aumentar a base de contatos opt-in?

A chave para manter a base em constante crescimento é oferecer benefícios, mensagem relevante e frequência esperada. Mas tudo se inicia na preocupação com o sistema de cadastro no site. Simples, não exige muitos esforços do contato e nem estratégias mirabolantes da equipe de marketing. Porém não se iluda que sua base irá crescer apenas com o público 100% web. Dependendo do seu negócio é importante mesclar os grupos, fazendo com que o website seja apenas um dos caminhos em direção ao cadastro. 

Campanhas Offline podem trazer um bom resultado. A empresa pode oferecer, em sua loja offline, opções de cadastros para recebimento de e-mail marketing. Um formulário de fácil preenchimento na hora do pagamento pode ser bem aceito pelos clientes. Uma campanha de incentivo junto ao cadastro, oferecendo descontos em próximas compras pode trazer ao cadastro até os clientes mais apressadinhos. Muitos clientes e prospects estão dispostos a dar suas informações em troca de algo valioso. Testar diferentes estratégias e diversas ofertas para alavancar as inscrições no e-mail marketing pode ser uma boa alternativa. Experimente frete grátis, descontos monetários, brindes e percentagens de desconto. Só tenha cuidado: um contato que assinou e-mail marketing para receber algo gratuitamente, pode estar mais propenso a pedir opt-out. Para evitar isso, tente promover os benefícios das campanhas que você está enviando. 

É sempre bom manter transparência sobre a política de privacidade de dados. Tendo tudo muito bem claro, é mais fácil conseguir a confiança do contato. No início, levante apenas os dados necessários para iniciar uma comunicação dirigida. Haverá tempo de sobra para recolher dados adicionais do contato durante o relacionamento. 

Ao construir a página de cadastro, é preciso pensar em quais dados serão necessários pedir num primeiro contato e quais dados poderão ser solicitados no decorrer do relacionamento. Os dois campos obrigatórios no processo de cadastramento são "nome" e "e-mail". Dependendo do grau da comunicação e no quão isso ficou claro para quem está se cadastrando é possível pedir dados que favoreçam a criação da segmentação para personalizar a comunicação, como "bairro" ou "interesse". Salvar na base de dados a data, hora de cadastro e número do IP é importante para garantir o histórico do registro. 
 

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