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Dicas de E-mail marketing para o e-commmerce B2C

Direcionar o e-mail marketing, assim como qualquer outra comunicação de acordo com o perfil da audiência é fundamental. Para o e-commmerce B2C, existem algumas práticas específicas que determinam o sucesso da mensagem e contribuem com a experiência do consumidor.
 

Links para mensurar interesses

Os links para o website, obrigatórios para conseguir tráfego e conversão, podem ser explorados de forma a permitir a identificação do(s) maior(es) ponto(s) de interesse do usuário na mensagem: se no produto (através do clique na foto, nome ou descrição), na marca, no preço ou qualquer outro item que se deseja mensurar. Os resultados da análise guiam as melhorias a serem feitas no template.

E-mails Transacionais

Suponha que você realize uma campanha de e-mail marketing para divulgar alguns produtos, por exemplo, uma TV de plasma, e que esta campanha tenha atingido 30% de conversão em vendas, resultado direto da sua ação digital. E então? O que você oferece em uma próxima ação para quem comprou seu produto? Pode optar por continuar enviando ofertas de TV de plasma (que provavelmente resultarão em nada) ou programar o envio automático de novos produtos de seu core business, complementares à aquisição anterior. Que tal um e-mail marketing pronto e com envio instantâneo, para uma oferta de home theater? Ou de uma poltrona confortável para esse cliente assistir à sua nova TV? Isso é e-mail transacional: Mensagem de e-mail marketing enviada, automaticamente, em resposta a uma ação do usuário. Os pontos chave em que a interação do cliente com sua empresa merece um contato via e-mail. Nada funciona melhor que isso.


Conteúdo relevante para aumentar o CTR – Click Through Rate (Taxa de Cliques)

O CTR (do inglês Click Through Rate) mede o retorno de cliques em relação ao montante enviado da sua campanha, ou seja, total de cliques divididos pelo número de e-mails enviados. Para mais informações Clique AQUI 

Conteúdo relevante é a palavra-chave de um e-mail marketing para gerar tráfego e conversões no website. Considera-se “relevante” toda informação que chama a atenção do destinatário para o call to action (significa “chamada para ação”. Geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações, com o principal objetivo de direciona-los para uma landing page. Normalmente esses links são representados por hiperlinks ou imagens). No e-mail marketing, é possível trabalhar com diferentes tipos de conteúdo para avaliar qual é o de maior interesse para determinado perfil de audiência.

“Scan”


Conteúdo relevante só faz sentido se o destinatário puder visualizá-lo. Ao abrir newsletters e mensagens promocionais, o destinatário não exatamente lê o conteúdo, mas sim, realiza o chamado “scan”, que é equivalente a passar os olhos rapidamente sobre a página para identificar algum conteúdo que seja de seu interesse.

A visualização é feita sempre da esquerda para a direita, de cima para baixo, seguindo o sentido normal de leitura. Portanto, o conteúdo principal da mensagem deve estar posicionado, preferencialmente, no topo e à esquerda. É altamente recomendado que os e-mails comerciais B2C apresentem, nessa mesma área, um conteúdo que reforce o que foi apresentado no Assunto, que determinou a abertura da mensagem.

Mensagens promocionais, geralmente, trazem a oferta de mais de um produto e, quanto mais ofertas, maior será a verticalização do template. De acordo com o padrão de leitura do destinatário e com a relevância que ele atribui àquela mensagem, existem poucas chances dele utilizar as barras de rolagem verticais para conferir o conteúdo inteiro cuidadosamente.

Além disso, antes de abrir a mensagem, muitos usuários utilizam o painel de pré-visualização (preview pane) de seus clientes de e-mail para ter uma prévia do conteúdo. Considerando-se que este painel ocupa apenas metade da tela, o conteúdo exibido no topo do e-mail torna-se outro fator determinante na abertura da mensagem.

Posicionar todos os detalhes das várias ofertas de produtos no topo do e-mail é impossível. Porém, existe uma solução mais prática para que a mensagem não perca a relevância e ainda ofereça mais atrativos que convidam o usuário à abertura e aos cliques: organizar, em uma pequena lista, todos os call to action da mensagem. Assim, seja no painel de pré-visualização ou realizando o “scan” da mensagem, o primeiro conteúdo visualizado será um breve resumo do que o consumidor pode encontrar por ali.
 

Ofertas gratuitas maximizam as taxas de cliques 

 

De fato, consumidores sentem-se extremamente atraídos por este tipo de benefício. O importante é utilizá-lo para instigar uma compra. Varejistas que possuem unidades de lojas físicas podem oferecer frete grátis na compra de determinado produto para enfatizar a relação preço x comodidade. 

 

Segmentação

 

Para ser ainda mais efetivo, separe a lista por faixa de idade, interesse, localização geográfica, frequência de compra etc. Ao enviar campanhas de acordo com cada perfil, as chances de que o e-mail seja aberto e haja engajamento são muito maiores.

 

Subject (Assunto)

Quanto maior a linha do Assunto, maiores também são as oportunidades de explorar diferentes termos e conceitos que podem chamar a atenção de um e de outro perfil de público... Correto? Nem tanto. Graças ao spam sobrecarregando as caixas postais dos consumidores, o Assunto, e a confiabilidade no Remetente, têm, em média, de 2 a 3 segundos para conquistar o interesse do destinatário em abrir a mensagem.
50 caracteres ou 5-8 palavras é uma quantidade razoável de informações que o usuário consegue absorver ao “scannear” sua caixa postal em busca dos e-mails que serão abertos. 

Porém, para garantir a visualização do Assunto por inteiro, sem comprometer a compreensão da mensagem, alguns clientes de e-mail têm um limite de caracteres a exibir no Assunto, o ideal é de até 23 caracteres.

A primeira palavra do Assunto é especialmente importante por “carregar a essência” da mensagem. Além disso, alguns usuários ordenam suas mensagens alfabeticamente pelo campo 
Assunto, o que pode garantir tanto uma posição privilegiada na caixa postal, quanto uma intermediária que deixe a mensagem passar despercebida.

Este conteúdo de texto também está sujeito a avaliação por anti-spams e, por isso, evite utilizar no Assunto (Subject), "corpo" de sua mensagem, além do campo "De" de sua mensagem, palavras que possam ser interpretadas como SPAM. Exemplos: clique aqui, mailmkt, crédito, grátis, curso, de/para sua empresa, promoção, “$$$”, exclamações entre outros). OBS: O assunto em letras maiúsculas também faz com que o e-mail receba pontuação.

 

Imagens

É fato que o uso de imagens aumenta o aspecto emocional de uma peça de e-mail marketing e ainda permite explorar o apelo visual dos produtos oferecidos. Para enriquecer uma oferta, é possível fazer uso do GIF animado, que pode, por exemplo, mostrar um produto em destaque nas suas diferentes cores disponíveis. Porém, utilize o GIF animado com moderação, pois além de aumentar o tamanho final da mensagem, o excesso destes elementos pode causar uma impressão negativa ao usuário e nem despertar seu interesse para o clique.

ALT tags


As alt tags são os textos alternativos exibidos ao destinatário quando este visualiza a mensagem com as imagens bloqueadas. Para que a mensagem não perca seu propósito e eficiência, é imprescindível o uso das alt tags no desenvolvimento do código HTML. Para mais informações Clique AQUI

 

Outras Dicas:

-Na área de cadastro, permitir que o usuário indique o conteúdo de seu interesse em contrapartida, ele deve receber mensagens de acordo com seu perfil. Se a empresa oferecer vários tipos de e-mail marketing, cada qual com sua periodicidade, ela deve informar o usuário no momento do opt-in e permitir que ele selecione aqueles que deseja receber. Mesmo após o cadastro, é importante que o usuário consiga alterar suas preferências de recebimento, periodicidade, áreas de interesse e dados cadastrais.

 

- Para testar o template e verificar se a sua mensagem será classificada como spam, crie contas de e-mail gratuitas (BOL) e faça envios de teste. Fazendo isso, você garante que sua mensagem será visualizada corretamente pelos usuários e verifica se o template poderá ser classificado como spam em vários provedores. 

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