LOGO UOL HOST

Dicas para o desenvolvimento de templates para e-mail marketing

- Nunca utilize imagens para conteúdos muito importantes como chamadas, links ou qualquer outro ponto que chame para a conversão. Fazendo isso, evita-se que as imagens bloqueadas atrapalhem a eficiência da mensagem.

 

- Evite escrever grandes áreas de texto apenas em letras maiúsculas, pois essa é uma prática muito observada em envios de spammers e, portanto, pontuada nos testes dos servidores.

 

- Evite escrever grandes áreas de texto em vermelho ou verde-limão (aquele verde padrão de paletas hedexadecimais) pelo mesmo motivo da recomendação anterior.

 

- Use cores contrastantes e texturas diferentes para despertar o interesse, mas evite cores berrantes e contrastes que possam tirar a atenção da leitura do e-mail. Recomenda-se que utilize uma paleta de no máximo duas cores sempre com um fundo claro e uma cor de texto escura.

 

- O objetivo da mensagem é comunicar através de palavras, portanto evite o uso de fontes pequenas e o excesso de tipos de fontes. Utilize no máximo dois tipos diferentes de fontes, e procure usar fontes que sejam comuns a todos os computadores, para não correr o risco de desconfigurar a mensagem.


- Garanta que seu conteúdo mais relevante esteja no topo à esquerda. É o primeiro local para onde os olhos se dirigem ao ler e também é o ponto que sempre será visualizado no painel de preview. 

- Evite surpresas ruins que podem comprometer a performance de seu e-mail, testando seu design no painel de preview, com a tela cheia e com as imagens habilitadas e desabilitadas antes de enviá-lo. 

- Utilize imagens em JPG para elementos gráficos maiores com maior transição de cores, como fotos. O GIF é perfeito pra elementos menores que contém menor complexidade de cores, como botões, por exemplo. 

- Evite qualquer outro formato que não seja JPG e GIF para imagens. Você pode estar tentado a salvá-los em PNG, mas não é uma boa ideia. O PNG aumenta muito o tamanho do arquivo. 

- Salvar o JPG em 80% de qualidade e em 40% pode não fazer grande diferença em termos visuais e diminui muito o tamanho do seu arquivo. Vá diminuindo a qualidade de sua imagem até o mínimo possível, sem que ela fique distorcida. 

- Tente sempre pensar no que pode ser transformado em HTML e formatação online e utilize o mínimo de imagens possível. 

- Sempre coloque ALT tags, altura e largura nas imagens para evitar que as imagens bloqueadas prejudiquem com o design de seu e-mail. 



COLOQUE SEMPRE 

- Link para cancelamento da inscrição (opt-out)

- Link para página de atualização de interesses. 

- Link para feedback, comentários sobre o e-mail (principalmente no caso de Newsletters). 

- Link para que o leitor adicione o seu e-mail a lista de contatos dele. 

- Link para uma versão na web. 

- Telefone, e-mail ou contato do remetente ou do departamento responsável pelo envio (no caso de Newsletters). 

- Política de privacidade. (no caso de Newsletters). 

- Link para enviar para um amigo.
 

Assuntos recentes

Atendimento Online

Somente para assinantes

Fale com um dos nossos atendentes especializados via chat ou envie um e-mail.

Iniciar Chat ou Enviar E-mail

Central de atendimento

Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Se preferir você pode entrar em contato com a nossa central de atendimento

4003 9011 Capítais e regiões metropolitanas

0800 881 9011 Demais localidades