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Imagens no E-mail Marketing. Utilizar ou não?

Em propaganda é comum o uso de imagens para ilustrar, exemplificar um momento, ou até mesmo, seduzir o receptor. Acredita-se que uma imagem valha mais que mil palavras, e que ela possa ser carregada de sentimentos e de vibrações. É por este motivo que o uso de imagens no email marketing não deixa de ser uma discussão antiga, que envolve marketing, tecnologia e design web. 
 
Enquanto alguns defendem que imagem vende, outros defendem que imagem não entrega. Trocando em miúdos, não adianta criar um email marketing super vendedor, usando o poder persuasivo de imagens, se este e-mail marketing for barrado como spam e não chegar a ser recebido pelo destinatário. E também, não adianta criar um email marketing só com textos, que tenha o código HTML 100% limpo, que chegue na caixa de entrada sem nenhuma objeção, mas que não seja, nem um pouco, atrativo para o público alvo. Os dois exemplos são bem distintos, mas acabam resultando no mesmo problema: comunicação.
 
Na web muitos defendem que bonito é leve, bonito é imagem, bonito é animação... Ainda na web, outros defendem os textos, que são os principais responsáveis pela otimização de sites e pelo seu bom posicionamento nos principais buscadores. Mas, no email marketing, a coisa muda um pouco de figura. O designer de email marketing deve entender de design web e também de editoração e diagramação. A turma do marketing deve pensar na mensagem mesclando o uso de imagens e de texto. Se for preciso inserir uma imagem grande no email para que a mensagem seja transmitida, é importante que ela esteja fatiada em pequenos “pedaços”, para otimizar o tempo de download, e, de preferência, que os textos que compõe a mensagem, estejam digitados no código HTML. Atribuir um texto alternativo às imagens mais importantes é fundamental. Sempre que o e-mail for aberto com as imagens bloqueadas, o texto alternativo (atributo “alt” da tag ) será exibido em seu lugar, permitindo a compreensão da mensagem. É importante recortar as imagens adequadamente, de modo que cada fatia possa ter seu próprio link. Isso evita que os links desapareçam, enquanto as imagens estão bloqueadas. 
 
É importante abusar das vantagens cognitivas que a imagem oferece, mesmo na construção de um email marketing. Mais importante ainda é pensar nas imagens como parte fundamental da mensagem, ou seja, elas também podem e devem ser personalizadas e segmentadas de acordo com a época ou o público alvo. Já é bem interessante para o destinatário receber uma mensagem com um texto personalizado. Se ele receber com um email cuja imagem expresse a emoção que ele teria que sentir, de acordo com seu perfil, a conversão e fidelização serão imediatas.

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