LOGO UOL HOST

Glossário Revenda Linux - cPanel

Para facilitar o entendimento de alguns termos presentes no cPanel, transcrevemos abaixo, algumas palavras mais frequentemente encontradas.

Baseado no Glossário da cPanel

Conta (Account): Um registro para acessar informações particulares. Por exemplo, sua conta de cPanel permite que você administre o seu website. No cPanel, o termo “conta” também pode ser usado para e-mail e FTP. 


FTP Anônimo (Anónymous FTP):Um processo que permite que visitantes sem conta de FTP possam baixar e carregar arquivos do seu site. Apesar de haver riscos, FTP anônimo pode ser conveniente se você quiser disponibilizar publicamente arquivos para download. Ao configurar o FTP anônimo, é importante proteger quaisquer informações sigilosas alterando as permissões em arquivos e de acessos em diretórios. 


Apache: Um programa que recebe solicitações de navegadores web. Ele então responde “servindo” as páginas web para os navegadores; por esta razão, ele também é chamado software servidor web. 


Apache Handler: Uma forma de informar o software Apache como utilizar certos tipos de arquivos; usando cPanel, você pode configurar Apache handlers para outros tipos de arquivos. Para mais informações, veja a documentação sobre handlers do Apache. 


Autenticação (Authentication): Um processo de confirmação da identidade de alguém que você deseje compartilhar informações sigilosas. Na web, autenticação geralmente envolve o uso ou de usuário e senha, ou então um par de chaves pública/privada. 


Auto-resposta (Auto Responder): Uma funcionalidade do cPanel que permite que você configure respostas automáticas para e-mails que receber. Ela pode ser útil para confirmar o recebimento de mensagens, ou para informar correspondentes que um destinatário não está disponível (por exemplo, durante as férias). 


AWStats (Advanced Web Statistics): Um programa que fornece informações sobre visitantes do seu website em visões gráficas e estatísticas. Mais informações sobre AWStats podem ser encontradas no respectivo website:.//awstats.sourceforge.net/


Backscatter: Retornar mensagens de e-mail (ou Notificações de Status de Falha de Entrega) enviadas erroneamente para um domínio cujo nome tenha sido forjado como o emissor de spam. Usando SPF no seu servidor de e-mail deveria reduzir o backscatter. 


Backup: Uma cópia dos seus arquivos, diretórios, bancos de dados e configurações de e-mail do seu website. Manter uma cópia de backup do seu website no seu computador pessoal é uma precaução inteligente.


Largura de Banda (Bandwidth): A quantidade de dados transferidos de e a partir de um servidor web. Cada vez que um visitante vê um arquivo (independentemente se é um arquivo de página web, imagem, vídeo ou áudio), este arquivo tem que ser transferido para o computador do visitante. Largura de banda é o tamanho total de todos estes arquivos transferidos para os computadores dos visitantes do seu site. É importante acompanhar a utilização de largura de banda, já que é limitada pelas empresas de hosting. 


Banners: Imagens que aparecem no seu website, frequentemente como propaganda no topo ou no rodapé de uma página. Em geral, banners são alternados a cada visita à sua página. 


CGI (Common Gateway Interface): Um protocolo que permite que um servidor se comunique com scripts e outros softwares. cPanel’s CGI Center provê um conjunto de scripts que permite que você crie e administre funcionalidades úteis para o seu website, incluindo um livro de visitas, relógio, contador de hits, contagem regressiva, e banners de propaganda. 


CIDR (Classless Inter-Domain Routing): Um método de roteamento que atribui para cada usuário de Internet um endereço IP composto de 4 partes, separadas por ponto, seguido de uma barra e um número entre 0 e 32. 


CLI (Command Line Interface): Uma forma de interagir com um computador ao digitar comandos. Em sistemas UNIX, também é frequentemente chamado de shell. 


Cliente (Client): Qualquer aplicação que acessa um serviço em outro computador. Navegadores Web como Internet Explorer e Firefox também são chamados de clientes web. Clientes de FTP incluem FileZilla e Cyberduck. 


CPAN (Comprehensive Perl Archive Network): O principal repositório de módulos e softwares em Perl. A biblioteca CPAN (acessível em http://www.cpan.org) contém mais de 12.000 módulos, sendo a maioria gratuita. cPanel permite que você vasculhe o CPAN e instale módulos Perl. 


Tarefa de Cron (Cron Job): Um comando no servidor, chamado em intervalos regulares. Estes comandos são armazenados em um arquivo de configuração no Unix chamado crontab. 


CSR (Certificate Signing Request): Uma solicitação que você envia para uma entidade certificadora para obter um certificado de identidade. cPanel pode gerar um CSR para você, mas como as autoridades variam em relação à informação que elas solicitam, você deve verificar os requerimentos antes de solicitar um certificado. 


Diretório, Pasta (Directory, Folder): Um repositório de arquivos, análogo a uma pasta de arquivos no seu computador. Em termos de gerenciamento de website, um diretório conterá seus arquivos web. 


DNS (Domain Name System): O componente da Internet que atua como uma “lista telefônica”, convertendo nomes de domínios inteligíveis (como www.example.com) em endereços IP que podem efetivamente ser usados por computadores (tais como 208.77.188.166, no caso de example.com). 


Domínio (Domain): O nome que você dá ao seu website, que aparecerá na URL e no endereço de email do seu website. Geralmente tem um formato como exemplo.com, onde "exemplo" é considerado o nome do seu domínio. 


DSA (Digital Signature Algorithm): Um método de gerar chaves pública e privada para criptografar dados. O algoritmo foi desenvolvido pelo Governo Norte Americano. 


Páginas de Erro: Estas páginas mostram mensagens de alerta quando visitantes encontram problemas ao tentar acessar o seu site. O cPanel permite que você configure mensagens de erro que são mostradas para o seu site. Para maiores detalhes sobre os códigos de erro HTTP , por favor visite a documentação de códigos de erro HTTP. 


Encaminhamento (Forwarder): Uma ferramenta que permite que você encaminha uma cópia de cada mensagem de e-mail que você receber para outro endereço. Quando um encaminhamento é configurado, você ainda receberá o e-mail no endereço de e-mail de destino original. Se, entretanto, você criar um encaminhamento sem antes criar um endereço de origem, as mensagens serão encaminhadas para o endereço final sem ser antes enviadas para o endereço original, como se ele não existisse. 


FTP (File Transfer Protocol): Um método para transferir arquivos de um computador para outro. cPanel vem equipado com um servidor FTP que pode ser configurado de acordo com a sua preferência. Um cliente FTP deve ser instalado no seu computador para enviar e receber arquivos de um servidor FTP. Alguns clientes FTP incluem FileZilla (para Windows®, Linux, e Unix), e Cyberduck (para Mac®). 


FQDN (Fully Qualified Domain Name): Um nome que define univocamente a localização de um domínio. Tem geralmente o formato como host.exemplo.com. com um caractere de ponto no final. Para o uso do cPanel, não é necessário incluir o ponto final, mas o nome do domínio deve conter pelo menos 2 pontos. 


gzip: Um programa que comprime arquivos para transferência rápida. Os arquivos comprimidos usam extensão de nome .gz. 


Home Directory: O diretório de nível mais alto da sua conta de cPanel e que contém todos os arquivos e diretórios usados por websites gerenciados pela sua conta. Arquivos colocados no seu home directory não são visíveis online a menos que residam no diretório public_html ou algum subdiretório. 


.htaccess: Um arquivo que reside em um diretório específico e contem informações de configuração válidas para todo o conteúdo daquele diretório. O arquivo .htaccess pode conter também instruções de autenticação. 


HTML (Hypertext Markup Language): A linguagem usada na maioria das páginas usadas na Web. 


.htpasswd: Um arquivo que reside em um diretório específico, junto com o arquivo .htaccess. O arquivo .htpasswd contém informações de criptografia de senha quando a autenticação foi configurada para o diretório.


HTTP (Hyptertext Transfer Protocol): O método (protocolo) para transferência de dados pela Internet. 


IMAP (Internet Message Access Protocol): Junto com POP3, um dos dois métodos mais utilizados para transferência de e-mail. IMAP sincroniza informações da conta de e-mail com o servidor de e-mail regularmente. Se você se conecta de múltiplos computadores para acessar o seu e-mail, IMAP permitirá que você veja quais mensagens você já acessou, respondeu, encaminhou, etc. POP3 não permite que você veja estas informações.


Página Índex (Index Page): A página vista por padrão quando um visitante acessa um diretório do seu website. Se não existir uma página índex para um determinado diretório, o visitante verá uma listagem de arquivos do diretório, a menos que esta funcionalidade esteja desativada no cPanel. Esta página é tipicamente index.html, index.htm ou index.php. 


Endereço IP (IP Address): Um número que identifica um computador em uma rede, possibilitando que outros computadores o encontre e se comuniquem com ele. 


Chave: Em criptografia, uma chave é usada para criptografar e descriptografar uma informação. Chaves são partes importantes de criptografia e segurança e devem ser guardadas apropriadamente. 


Legado (Legacy): Um termo para software ou sistema computacional antigo que ainda está em uso. 


Local Host: Uma forma fácil de se referir ao computador que você está usando. 


Log: Um arquivo, criado automaticamente por um servidor, que armazena as atividades realizadas no servidor. Por exemplo, logs de erro são listas de erros que os visitantes encontraram no seu site. 


MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) Type: Agora chamado de tipo de mídia de Internet, este componente do arquivo identifica o tipo dele, de forma que navegadores web saibam como lidar com o mesmo. O cPanel permite que você especifique que aplicação deveria ser usada para abrir arquivos com uma determinada extensão. 


Entrada MX (Mail eXchanger): Um registro que especifica para onde deveria ser enviado o e-mail para um domínio, já que contém o endereço IP address do servidor. Se você está usando o serviço de scanning de email ou um serviço de entrega personalizado de email, você possivelmente precisará mudar o registro MX do seu domínio. 


MySQL: Este termo se refere à ferramenta de gerenciamento de banco de dados, assim como ao tipo de banco de dados que é gerenciado. Tais bancos de dados são parte integral de aplicações como bulletin boards e carrinhos de compra. O cPanel fornece uma interface integrada do MySQL assim como uma ferramenta de edição de banco de dados MySQL 
chamada phpMyAdmin.


Nameserver: Um computador que contém uma lista de nomes de domínios e os endereços IP correspondentes. Estes computadores estão espalhados pela Internet e permitem que você encontre onde um domínio está localizado. Nameservers colhem os dados sobre os domínios com o decorrer do tempo; alterações dos registros de DNS podem levar até uma semana para alcançar todos os nameservers na Internet (ou “propagar”). 


Domínio Estacionado (Parked Domain): Um Segundo domínio que aponta para o seu domínio primário. Quando usuários tentam acessar um parked domain, eles verão o seu website principal. Por exemplo, tanto http://www.cpanel.net quanto http://www.cpanel.com vão para o mesmo local, já que cpanel.com é um parked domain para cpanel.net.


PEAR (PHP Extension and Application Repository): Um repositório de código PHP . O cPanel permite que você busque e instale pacotes PEAR consistindo de programas PHP que podem realizar funções úteis para o seu website. 


Perl: Conhecido pela habilidade de processar texto, o Perl é uma linguagem útil para aplicações web. Aplicações em Perl são frequentemente encontradas como arquivos com extensão .pl, .pm, e .cgi e podem necessitar de módulos Perl. Módulos Perl podem ser instalados dentro do cPanel. 


Módulo Perl (Perl Module): Um software escrito na linguagem Perl. Módulos são códigos básicos que são frequentemente reutilizados. Por exemplo, ao invés de escrever um conjunto de funções para mostrar calendários, você pode simplesmente usar um módulo de calendário. 


PHP: Uma linguagem de scripting computacional na qual muitas aplicações web são escritas. Aplicações PHP são encontradas frequentemente em arquivos com a extensão .php, .php4, ou .php5. Algumas aplicações requerem pacotes PEAR, que podem ser instaladas no cPanel através da funcionalidade. 


Pacote PHP (PHP Package): Software escrito na linguagem PHP. 


phpMyAdmin: Uma aplicação gráfica que permite manipular e gerenciar bancos de dados MySQL pela Internet. A documentação completa do phpMyAdmin pode ser encontrada no website dos criadores://www.phpmyadmin.net


POP3 (Post Office Protocol version 3): Junto com IMAP, um dos dois métodos mais usados para transferência de e-mail. O POP3 simplesmente copia cada mensagem da sua conta de e-mail para o seu computador local. Nenhuma informação é enviada de volta para a sua conta de e-mail sobre respostas de mensagem, encaminhamento, etc. Se você usar múltiplos computadores para verificar o seu email, é aconselhável usar IMAP ao invés de POP3. 


POSIX (Portable Operating System Interface): Uma coleção padronizada de comandos para o sistema operacional Unix. 


Chave Privada (Private Key): Um conjunto de caracteres que um computador usa para codificar e decodificar mensagens criptografadas que são recebidas. Esquemas de Criptografia usam um par de chaves (uma pública, outra privada) para criar um código secreto de forma que qualquer um que acessar mensagens enviadas ou recebidas pelo seu computador não serão capazes de determinar o conteúdo das mesmas sem acessar a chave privada. Uma chave privada é fundamental para proteger suas informações confidenciais e deve ser guardada em segurança apropriadamente. 


Proxy: Em computação, um computador ou programa que serve como intermediário entre duas ou mais entidades. Por exemplo, um servidor Proxy recebe uma solicitação de um cliente, encontra o recurso solicitado, e o retorna para o cliente. Você pode usar o cPanel Proxy para acessar a interface do cPanel quando o acesso normal é bloqueado (por exemplo, de trás de um firewall). 


Chave Pública (Public Key): Um conjunto de caracteres que um computador usa para codificar ou decodificar mensagens criptografadas que receber. Uma chave pública é fornecida para qualquer um que você desejar enviar informações sigilosas. Tipicamente, uma chave pública será colocada em um servidor para que você possa acessá-lo com criptografia. 


public_ftp: O subdiretório localizado dentro do seu home directory que contém arquivos disponíveis publicamente para serem baixados. Este é o diretório padrão que os usuários acessarão quando eles conectam no seu site via FTP anônimo. 


public_html: O subdiretório localizado dentro do seu home directory que contém os arquivos que compõem o seu website. O diretório www é um link para public_html. Quaisquer arquivos e diretórios dentro de public_html são visíveis pela Internet, a menos que você especificamente os proteja com senha ou use um arquivo .htaccess. 


Redirecionamento: Uma funcionalidade que permite que você envie os visitantes que acessarem uma URL para outra URL. O cPanel permite que você configure redirecionamentos temporários ou permanentes. Redirecionamentos são úteis quando você altera a URL de uma página do seu website. Você pode colocar um redirecionamento na URL antiga para ter certeza que os seus visitantes são enviados automaticamente para a nova URL. 


Referer: Uma página web que contém um link para o seu site; também chamado de “HTTP referer.” Este termo é um padrão da indústria, apesar de ser baseado em um erro de grafia do termo “referrer.” 


Root: Específico de sistemas Unix e baseados em Unix, é uma conta de computador usada como administrador de sistema e possui privilégios totais no computador. Também chamado de “superuser.” 


RSA: Um algoritmo para gerar chaves pública e privada usadas para o envio de dados criptografados entre uma máquina local e outra remota. O nome deste método não é uma abreviação; é baseado no nome dos três inventores. 


Shell: Software que permite que você interaja com o computador. Muitos shells Unix permitem que você digite comandos e são frequentemente referenciados como CLIs, ou command line interfaces (interfaces de linha de comando).


Atalho (Shortcut): Um link para uma aplicação que permite que você a acesse a partir de um lugar conveniente, como a área de trabalho do seu computador. 


SPF (Sender Policy Framework): Uma funcionalidade que permite que o servidor de destino verifique se a mensagem de e-mail foi realmente enviada pelo domínio especificado no campo destino. Ao habilitar SPF você pode evitar que o seu servidor receba resposta para spam que foram forjados com o nome do seu domínio como parte do endereço de envio. SPF apenas funciona se tanto o servidor de origem quanto o de destino tem SPF habilitado. 


Spoofing: Em e-mail, este termo é usado para descrever a falsificação do nome do domínio como remetente no cabeçalho de um e-mail. Ao habilitar SPF torna-se mais difícil para os spammers fazer spoof do seu domínio. 


Certificado SSL (SSL Certificate): Um documento eletrônico (usando um arquivo com extensão .crt ) que associa uma chave pública a uma identidade consistindo de um endereço de e-mail, companhia, e localização. Este documento eletrônico é uma peça chave no processo de autenticação. 


SSL (Secure Sockets Layer) / TLS (Transport Layer Security): TLS é simplesmente a versão mais recente de SSL. Ambos são esquemas criptografados que permitem uma interação segura entre um navegador web e um servidor web. Todas informações sigilosas (número de cartão de crédito, informações de login, etc) que é transmitida pela internet deveria ser protegida por SSL/TLS. Você pode instalar um certificado SSL no seu website para permitir que o seu site seja protegido por SSL/TLS. 


Subdomínio (Subdomain): Uma subseção do seu website que existe como um subdiretório na pasta home. Se o seu domínio era exemplo.com, então a URL de um subdomínio se pareceria com algo como subdomain.example.com. 


Tar: Originalmente derivado de “Tape Archive,” é um programa que concatena arquivos para transferência ou distribuição. Arquivos processados por este programa são frequentemente comprimidos e chamados “tarballs”, e os arquivos utilizam a extensão .tar. Devido a compressão ser frequentemente utilizada, .tar precede a extensão de nome de arquivo .gz. 


Tarball: Um agregado de arquivos feito com o programa tar program, e geralmente comprimido. 


Thumbnail: Uma versão de um arquivo de imagem que é de tamanho reduzido, permitindo visualização fácil de múltiplas imagens. O cPanel inclui uma ferramenta de Thumbnailer como parte da sua seção de Gerenciamento de Imagem section. 


Thumbnailer: Uma ferramenta do cPanel que reduz automaticamente o tamanho todas as imagens em um diretório. Os novos thumbnails são armazenados em um subdiretório chamado */Thumbnails, onde * representa o diretório pai que contém as imagens originais. 


URI (Universal Resource Identifier): Na web, um URI é um conjunto de caracteres que identifica um website. URI é frequentemente usado como sinônimo para termos como “URL” e “web address,” apesar de haver diferenças técnicas entre as três. 


URL (Universal Resource Locator): Na web, uma URL é um conjunto de caracteres que identifica a localização de um website. Já que o endereços IP são difíceis de lembrar. Por exemplo, é muito mais fácil lembrar de //www.exemplo.com do que //208.77.188.166. URL é frequentemente usada como sinônimo para os termos “URI” e “endereço web,” apesar de haver diferenças técnicas entre os três. 


Usuário (User): Uma pessoa que usa um computador para atingir certos propósitos. 


Visitante (Visitor): Uma pessoa que acessa o seu website. 


Navegador Web (Web Browser): Uma aplicação usada para ver e interagir com sites e páginas na World Wide Web. Exemplos incluem Firefox®, Internet Explorer®, e Safari®. 


Disco Web (Web Disk): Uma funcionalidade do cPanel que permite que você manipule seus arquivos web arrastando e soltando, como você faz no sistema operacional do seu computador local. 


Web Root: No mais alto diretório do seu website (nominalmente, public_html ou www), dentro do qual você residem todos os arquivos e diretórios do seu site. 


Servidor Web: Um programa, como o Apache, que recebe as solicitações dos clientes (navegadores web), obtém as páginas web solicitadas, e as “serve” para os clientes. 


Webmail: Qualquer aplicação que permite que você acesse o seu e-mail através de um navegador web. A principal vantagem do webmail é a habilidade de acessar sua conta de e-mail a partir de qualquer computador conectado a Internet sem ter que instalar ou configurar um programa específico de e-mail. 


WHM (WebHost Manager®): software que acompanha o cPanel, projetado para web hosts. 


www: Para os fins do cPanel, www é um link para um diretório que armazena arquivos que compõem o seu website (/public_html). 

Assuntos recentes

Atendimento Online

Somente para assinantes

Fale com um dos nossos atendentes especializados via chat ou envie um e-mail.

Iniciar Chat ou Enviar E-mail

Central de atendimento

Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Se preferir você pode entrar em contato com a nossa central de atendimento

4003 9011 Capítais e regiões metropolitanas

0800 881 9011 Demais localidades