LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como fazer o planejamento de sua empresa para o próximo ano

Fazer um planejamento anual é importante em qualquer época, e em um momento de difícil situação econômica mundial é preciso muita cautela e atenção ao formular sua estratégia.

Segundo o IBGE, no Brasil, quase metade das empresas fecha em três anos por falta de planejamento. Se não quiser fazer parte dessa estatística, anote as dicas a seguir e comece já a se planejar!

Faça um balanço desse ano

Não estamos falando só daquele já conhecido (que esperamos que você faça!) balanço financeiro.

Você deve tirar um tempo para fazer uma retrospectiva e relembrar todas as ações que deram certo e errado, os produtos mais e menos vendidos e os investimentos com maior e menor retorno.

Essa análise vai ajudá-lo a definir no que apostar novamente e o que é preciso melhorar e como.

Trace metas

Coloque no papel quais são os objetivos da empresa para o próximo ano. Desde metas financeiras e de vendas até número de fãs no Facebook, defina aonde você pretende chegar.

Atenção: esses números não podem ser irrisórios nem aleatórios, por isso a etapa acima é importante. Ela te guiará na hora de traçar metas tangíveis e novos rumos para o seu negócio.

Explore o calendário

Marque no calendário todas as datas importantes para seu negócio e planeje cada uma delas com antecedência.

No varejo, toda data especial é uma oportunidade de vender mais. Saiba aproveitar cada uma delas.

Projete diferentes cenários

É sempre bom se planejar para o melhor e o pior, ainda mais em um ano com tantas expectativas, mas resultados incertos.

A Copa, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para alavancar suas vendas, mas a alta na inflação pode acabar com essa festa.

Enfim, planeje como sua empresa vai reagir ao cenário pessimista e como ela se portará no otimista. Por exemplo, se as vendas realmente crescerem na época da Copa, como vai planejar sua logística para esse aumento de demanda?

Deixe tudo documentado

É importante que tudo seja colocado no papel (ou em documentos online) de forma organizada. Faça planilhas no Excel, cole suas metas na parede do escritório, esmiúce os detalhes e deixe tudo guardado, mas não esquecido.

Periodicamente, reveja as metas, as datas e os planos para os cenários para confirmar se está tudo saindo como o planejado ou se é preciso fazer adequações.

 

Dicas anotadas? Então pegue papel e caneta e comece a planejar!