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Especial de Natal: Invista em promoções

Sair batendo perna pelas ruas para pesquisar opções de presentes e preços é coisa do passado. Estudos apontam que mais de oito em cada dez consumidores buscam ideias e referências na internet antes de realizar uma compra, seja ela online ou não. E é aqui que está sua oportunidade de fisgar o cliente.

Com promoções e ofertas interessantes, você pode convencer o internauta a antecipar suas compras e fugir das filas e lojas lotadas.

Quanto mais irresistível for o negócio, maiores as chances de convencer aquele consumidor indeciso. Mas atenção: não perca o timing! Suas campanhas devem estar no ar desde o início de novembro. Quem compra pela web, compra mais cedo com medo do atraso na entrega. Portanto, nada de deixar para a última hora.

Vale lembrar, também, que muita gente aproveita as liquidações de novembro, como a Black Friday e a Cyber Monday (falaremos delas mais à frente), para abastecer a árvore de Natal, portanto, não vacile.

Ainda não preparou suas promoções? Então não perca tempo e confira já algumas dicas para fazer essa lição de casa:

Negocie com seus fornecedores

Essa é a hora de chorar um descontinho com o fornecedor para poder repassar ao cliente. Um cuidado importante ao planejar promoções é não abalar o caixa da empresa. Por isso, negocie com afinco para garantir boas ofertas.

Também vale fazer o mesmo com as empresas que cuidam das suas entregas. Já que o volume vai subir, tente conseguir um frete melhor. Só não vale sacrificar a qualidade, afinal, como já explicamos, essa é uma época em que a logística se torna mais crítica.

Defina o tipo de ação

De descontos a sorteios, passando por frete grátis, existem diferentes maneiras de atrair um cliente, cada qual com o seu propósito. Para atrair nova clientela, liquidações, promoções do tipo “pague 1 e leve 3” e isenção de taxa de entrega podem funcionar bem.

Para convencer o cliente antigo, o mais interessante pode ser oferecer cupons de desconto, lançamentos antecipados e vantagens exclusivas. Brindes também caem bem para a ocasião − afinal, quem não gosta de ganhar um presentinho extra de Natal?

De novo, vale ressaltar: faça bem as contas antes de sair reduzindo os preços para não amargar prejuízos.

Crie sua estratégia de divulgação

Depois de planejar suas ações, é hora de definir como você vai divulgá-las. Você precisará de banners para anunciar suas ofertas – seja no seu próprio site ou no de terceiros –, de layouts para seus disparos de e-mail marketing (esse ponto é tão importante que tem um capítulo só para ele, confira a seguir!) e de landing pages para concentrar suas ofertas. Tudo isso tem de ser desenvolvido com antecedência. Não hesite em dar um toque natalino às peças, mas sem exagerar e espalhar Papais Noéis e renas por todos os cantos.

Paralelamente, defina o calendário de divulgação. Evite bombardear o cliente com várias ofertas diárias, seja no e-mail ou nas redes sociais. O ideal é investir em segmentação. Separe sua base por perfil e faça anúncios direcionados a cada público-alvo.

Aposte em publicidade paga

Como já dissemos antes, grande parte dos consumidores pesquisa na internet antes de realizar as compras de Natal. Essa é a hora de investir para aparecer entre os resultados da busca. Separe uma verba para investir em links patrocinados.

Primeiro, faça uma pesquisa para ver quais são os itens mais buscados pelo consumidor no momento. Ferramentas como o Google Trends ajudam a descobrir o que está em alta.

Com base nesse levantamento, escolha quais são os produtos que você quer destacar. Em seguida, faça uma pesquisa para entender como as pessoas buscam por ele. Vale lembrar a regra de ouro para investir em busca paga: prefira termos específicos aos genéricos, senão a concorrência será grande e os resultados pouco satisfatórios.

Por exemplo, se você tem uma loja de eletrônicos e quer promover o último lançamento da Samsung, nada de investir em “celular” ou “smartphone”. Prefira palavras-chaves mais certeiras, como “Samsung Galaxy S4 Desbloqueado”.

Outra maneira simples de investir em publicidade com um orçamento baixo são os Facebook Ads. Além de promover a fan page de sua empresa, você pode focar na divulgação de promoções específicas, segmentando o público por idade e interesses.

Turbine as redes sociais

Não tem orçamento para investir em mídia paga? Então use as redes sociais para divulgar suas promoções. Aqui a regra é ser criativo. Aposte em fotos legais, vídeos caprichados e aproveite esses canais para conversar melhor com o consumidor e entender o que ele quer.

Plataformas com foco em imagens, como Instagram e Pinterest, ganham força nessa época, pois funcionam quase como listas de desejos. Use isso a seu favor, caprichando nas imagens e surfando em hashtags como #presentes e #natal.

 

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