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3 ações de marketing que movimentaram a internet em 2013

Não é raro surgirem ações de marketing que deixam o público de boca aberta, algumas até salivando (no caso de comidas).

Cientes de que a propaganda é a “alma do negócio”, empresas de todos os ramos de atividade inventam mil e uma estratégias de marketing para divulgar seus produtos e ganhar notoriedade no mercado.

Antigamente, essas ações só ocorriam no ambiente que chamamos de off-line (TV, jornais, outdoors, televisão e rádio). Mas no cenário atual, no qual mais de 80 milhões de brasileiros acessam a internet (dados do IBGE), a história mudou de figura. O online é importante para todas as empresas, sejam elas virtuais ou não.

Focando nesse mundo virtual, listamos cinco ações de marketing bem-sucedidas em 2013. Embora algumas também tenham parceiros e aconteçam em boa parte no “mundo físico”, todas elas estão, de alguma maneira, ligadas à internet.

Confira e se inspire:

1  - Submarino

No aniversário do Harry Potter, 31 de julho, o e-commerce Submarino criou um hotsite para celebrar a data. O usuário podia controlar o hotsite mágico sem utilizar as mãos e o mouse.

Ao entrar na loja virtual, a pessoa era convidada a ligar sua webcam para selecionar um produto apontando a cabeça em direção ao que desejava comprar, apenas fixando o olhar no objeto. Mágica? Não, apenas criatividade.

2 - Taco Bell

A rede de fast-food Taco Bell estava cansada de ouvir reclamações, no Canadá, enviadas por Twitter, sobre a ausência do Doritos Locos Tacos no cardápio da rede naquele país (a receita constava somente das lojas americanas).

Foi aí que eles tiveram uma ideia genial para agradar a esses reclamantes e, ao mesmo tempo, brincar com o “momento vingança”.

Com a ajuda de um laser especial, eles imprimiram os tuítes de reclamação nos tacos que, enfim, chegaram ao Canadá! Os tuiteiros reclamões foram convidados para um evento especial, onde, literalmente engoliram o que disseram.

Com certeza, o momento foi prazeroso para ambas as partes. Viu só como ficar ligado no que dizem a respeito da sua marca nas redes sociais pode gerar belos insights?

3 - Netflix

E não adianta dizer que só se gera buzz em ações que envolvem dinheiro. Falta de verba não é desculpa para ideias geniais. A Netflix provou isso em 2013! Um usuário procurou o atendimento online do site para reclamar do serviço de video on demand.

Foi então que o funcionário transformou o atendimento 2.0 em uma brincadeira com referências de Star Trek. Ao começar se apresentando como Capitão Mike, o cliente, fã da série (informação que provavelmente o atendente deve ter levantado no histórico da conta do cliente), entendeu a piada e entrou na onda.

O diálogo entre os dois foi todo “falado nessa língua”. A história repercutiu nos principais veículos de comunicação americanos e rapidamente chegou à imprensa especializada brasileira. Ou seja, mídia espontânea e gratuita de monte. Tudo de bom.