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Como usar as mídias sociais para promover sua loja virtual

Aumentar as vendas da sua loja virtual através da sua página no Facebook. Essa foi a estratégia na qual a fabricante de bicicletas norte-americana State Bicycles apostou para dar um up no seu faturamento. E funcionou. Em um ano, a marca teve um bônus de 500 mil dólares no seu faturamento.

O segredo? Interagir com os fãs de uma maneira relevante. Concursos de fotos que davam como prêmio uma bicicleta novinha, cupons de descontos exclusivos para os seguidores da página, “curtidas” em troca de imagens em primeira mão dos novos produtos.

Tudo isso fez com que a empresa criasse uma relação mais próxima com seus clientes na rede social, aumentando sua base de fãs de 4,6 mil para 46 mil em um ano.

Histórias de sucesso como esta não são raras. Marcas que conseguem estabelecer um bom relacionamento com os consumidores nas mídias sociais sentem o resultado no bolso.

Mas não há receita pronta. Cada negócio tem que encontrar o caminho certo para se relacionar com o seu público. Afinal, o que funciona para os fãs de bicicletas pode não ter o mesmo efeito para quem gosta de maquiagens ou de sapatos.

O importante é estar presente e ouvir o cliente – ninguém melhor que ele para dizer exatamente o que espera de você.

Quer começar a explorar esse território cheio de possibilidades? Então mãos à obra.

Entre na conversa

Hoje a sua marca não é mais só o que você diz. É uma mistura disso com o que seus clientes e até funcionários falam sobre ela. Por isso, ter uma conversa aberta e honesta com eles é o melhor caminho.

Crie sua página no Facebook e comece a ouvir os feedbacks dos seus fãs. Faça perguntas que os estimulem a interagir com a sua marca e compartilhar opiniões sobre ela.

Lembra-se da estratégia adotada pela State Bicycles? Dar uma prévia exclusiva dos seus produtos nas redes sociais é uma maneira de fazer o cliente se sentir privilegiado e falar espontaneamente sobre eles.

Ofereça conteúdos relevantes

Ninguém quer ser bombardeado por promoções e ofertas o tempo todo. A melhor maneira de estabelecer um vínculo com seus fãs é oferecendo algo que seja realmente interessante para eles.

Tem uma loja de maquiagens? Que tal oferecer tutoriais em vídeo de como fazer os looks adequados para cada ocasião? Vende sapatos? Compartilhe fotos de combinações certas e erradas para cada tipo de roupa. Loja de produtos para bebês? Não hesite em postar imagens fofas, que farão as mães de plantão suspirar.

O conteúdo não precisa necessariamente ser produzido por você, nem envolver diretamente seus produtos. É só uma maneira de dizer ao seu cliente: eu sei do que você gosta, está aqui uma dica bacana que vai te ajudar ou imagem que vai tornar seu dia mais agradável.

Com a palavra, o consumidor

Convide os fãs a participarem na produção dos conteúdos. Voltando ao exemplo anterior, que tal pedir para as mães compartilharem fotos dos seus bebês usando seus produtos? Que mãe coruja não gosta de exibir o seu filhote? A foto mais curtida ganha um crédito em compras na sua loja.

Promova eventos

Quer ficar ainda mais próximo do cliente? Traga o relacionamento para o mundo offline. Promova eventos para reunir seus fãs e documente tudo para ter novos conteúdos para compartilhar.

Fique de olho no que dizem sobre você

De nada adianta todo esse esforço se você não medir os resultados. Procure formas de monitorar o que está sendo dito sobre você. Se alguém reclamar, entre em contato, descubra qual é o problema e tente resolve-lo o mais rápido possível.

Quer mais um motivo para não tirar os olhos das redes? Elas revelam intenções de compra e dão pistas de alguém pode estar procurando algo que você tem. Dá até para fazer testes, compartilhando produtos antes de lança-los em grande volume para sentir se vale a pena mesmo investir neles.

As possibilidades são infinitas. É só ter criatividade e não ter medo de experimentar. Vamos começar?

Se você tem uma Loja Virtual do UOL Host, já deve ter notado que nas páginas dos produtos aparecem automaticamente ícones das principais redes sociais. Clique neles e compartilhe. É o primeiro passo para abrir novos caminhos para o seu negócio!