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6 empresas que usam o Pinterest com criatividade

Imagine um mural gigante, com imagens lindas, que podem ser vistas por mais de 25 milhões de usuários. Este é o Pinterest, a terceira rede social mais popular do mundo todo.

Muitas empresas direcionam suas estratégias de redes sociais para Facebook e Twitter, mas o Pinterest pode ser um importante aliado para o seu negócio.

Várias empresas perceberam o potencial da ferramenta e bolaram estratégias criativas para atrair o público, que procura imagens inspiradoras, especialmente de comidas e bebidas, projetos artesanais e decoração.

E não é à toa. A rede retém duas vezes mais usuários engajados do que o Twitter. Em média, os usuários gastam mais de 1 hora e meia por mês no site. É como se os clientes passassem horas em frente à sua vitrine, compartilhando as coisas mais bacanas com amigos e até comprando com um clique.

E o melhor de tudo? Mais de 70% do engajamento com as marcas é gerado pelos próprios usuários e não pelas empresas. Ou seja, sem fazer quase nenhum esforço, as marcas garantem lugar nos murais e corações de seus clientes.

Veja como algumas empresas estão usando a rede social de forma criativa para conquistar os consumidores.

Whole Foods

A rede de supermercados americana tem mais de 130 mil seguidores no Pinterest. Apesar de ser especializada em alimentos naturais e orgânicos, a marca dá dicas de vários assuntos, desde o que fazer para o jantar até como reciclar o lixo.

A dica é fisgar o usuário falando de temas interessantes, mesmo que eles não estejam 100% relacionados aos seus produtos e serviços.

Sephora

A empresa de cosméticos Sephora já anunciou que vende 15 vezes mais pelo Pinterest do que pelo Facebook. São quase 180 mil seguidores que acompanham dicas de maquiagem e sugestões de especialistas.

Todos os produtos na loja virtual têm o atalho para serem “pinados” no Pinterest. Há campanhas especiais como Dia das Mães e Halloween, com dicas de makes e produtos legais.

Imaginarium

Mais do que vender suas próprias coleções, a ideia é mostrar inspirações e referências que tenham apelo junto ao seu público jovem e descolado. Esta é a estratégia da Imaginarium, marca de presentes e produtos de decoração, no Pinterest.  São mais de 2 mil pessoas seguindo as postagens.

Imagens como a de um “arco-íris de malas”, com bagagens coloridas, e um piso de discos de vinil estão no álbum “Tudo que você pode imaginar é real”.

Sony

A área de eletrônicos da Sony resolveu usar o Pinterest para fazer o bem. Cada vez que os usuários postavam e “pinavam” um produto da marca na rede, a empresa fazia uma doação de um dólar para instituições de caridade. Foram mais de 12,5 mil dólares arrecadados em um mês.

A dica aqui é engajar as pessoas com aquilo que elas realmente se importam.

Nars

A Nars é uma marca de cosméticos e usou o Pinterest em uma ação interessante para anunciar um novo produto. A marca escolheu três designers famosos no Pinterest para divulgar uma nova linha de pincéis. Os usuários que clicassem nas imagens divulgadas por eles tinham acesso exclusivo aos produtos, antes que chegassem às lojas.

Pense em ações exclusivas, que façam seus seguidores na rede se sentirem especiais.

Nordstrom

A grife de roupas conseguiu atrair os usuários para seu perfil no Pinterest falando sobre muito mais do que roupas. Um dos temas mais populares entre seus seguidores é ideias para casamento em jardins. O tema não está diretamente ligado aos produtos da marca, mas tem tudo a ver com o estilo de vida de quem os consome. De novo, o segredo está em inspirar e não apenas vender.

Curtiu as iniciativas? Então que tal usar o Pinterest para promover seu negócio