LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Glossário da Computação em Nuvem

Conheça os principais termos e conceitos relacionados à computação em nuvem:

Armazenamento na nuvem –Armazenamento de dados em servidores remotos. As informações podem ser acessadas a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, através de conexão com a internet.

Assinatura –Um dos modelos de contratação de serviços de cloud computing – pacotes mensais com recursos pré-definidos e preços fechados. Uma alternativa ao modelo Pague o quanto usa.

Backup na nuvem –Cópia de segurança dos dados armazenada na nuvem. Serve para resgatar informações caso a máquina tenha um problema.

Computação em nuvem (Cloud computing) – Há muitas definições para computação em nuvem, mas, de maneira simplificada, pode se dizer que cloud computing é o acesso à distância, via rede, de dados ou recursos de hardware (como processamento e memória) e software que estão rodando em um servidor (ou vários servidores) remoto e não no dispositivo local (computador, celular, tablet, etc.).

Data Center –Uma “fazenda” de servidores, com várias máquinas conectadas para garantir alto poder de processamento e armazenamento de dados.

Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service  - IaaS) – Esta é a base da computação em nuvem. Inclui a contratação sob demanda de recursos de infraestrutura física, como servidores e discos de armazenamento. Em geral, as organizações pagam de acordo com os recursos (capacidade de processamento e memória) e o tempo utilizado.

Nuvem Pública –O modelo mais comum de nuvem. Grandes data centers ao redor do mundo oferecem armazenamento e processamento para várias empresas (e pessoas) ao mesmo tempo. Indicada para dados que não são críticos.

Nuvem Privada – Ao contrário da pública, está nas mãos de uma única empresa (ou usuário). Garantem maior privacidade e segurança, mas o custo tende a ser significativamente maior.

Nuvem Híbrida –Uma mistura dos dois modelos anteriores. Empresas maduras usam as nuvens privadas para os dados críticos e as públicas para os que não são tão sensíveis.

Software como Serviço (Software as a Service – SaaS) – Em vez de comprar uma licença de software, você paga pela sua utilização como um serviço, pagando uma tarifa mensal de acordo com o número de usuários.

Plataforma como serviço (Platform as a service – PaaS) –As ofertas de PaaS estão no meio do caminho entre o IaaS e o SaaS. Em vez de contratar apenas os recursos de hardware, o cliente contrata sistemas operacionais, bancos de dados, servidores web, ferramentas de desenvolvimento, enfim, tudo que pode ser necessário para criar, hospedar ou gerenciar suas aplicações na nuvem e permitir a colaboração em projetos.

Pague o quanto usa (pay as you go) – Um dos modelos de pagamento de serviços de cloud computing. O preço é definido pelo consumo, como em uma conta de água ou luz. É interessante para quem tem demanda variável, mas pode ficar caro para as empresas que enfrentam picos muito altos de utilização. Outra alternativa é o modelo de Assinatura.

 

Tem alguma dúvida sobre o significado de algum termo relacionado ao cloud computing que você não encontrou aqui? Mande para a gente que vamos atrás da informação para você.