LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como o Whatsapp pode ajudar no dia a dia de sua empresa

Ele se tornou o queridinho dos usuários de smartphones. Olhe ao seu redor e, provavelmente, irá encontrar mãos a todo vapor enviando mensagens pelo WhatsApp. O aplicativo já ultrapassou a marca de 430 milhões de usuários ativos no mundo. Só no Brasil, são 38 milhões de pessoas usando diariamente o aplicativo.

Diante de tamanha popularidade, o espertinho do Mark Zuckerberg não perdeu tempo. O dono do Facebook arrematou a startup, no dia 20 de fevereiro de 2014. O valor da transação? Impressionantes 19 bilhões de dólares.

Se antes já era difícil encontrar alguém que não conhecesse a ferramenta, agora vai ficar quase impossível.
E com a popularidade do Facebook, a tendência é de que o aplicativo de troca de mensagens alcance um público ainda maior. E como sua loja virtual pode tirar proveito dessa onda? Fazendo parte da lista de contatos do cliente, e estando sempre disponível para o recebimento de mensagens.

Algumas empresas já estão testando esse modelo. É o caso da Sonae Sierra Brasil, empresa que administra shoppings centers. O aplicativo pode ser usado por clientes de alguns centros de compras que fazem parte do guarda-chuva da Sonae para entrar em contatos com os locais. É possível tirar dúvidas, pedir informações sobre as lojas e até realizar consultoria de compras.

Esta é apenas uma de diversas maneiras de usar a tecnologia a favor do seu negócio. Confira outras ideias:

Canal para dúvidas, sugestões e reclamação

Crie um número exclusivo para a empresa e convide os clientes a adicioná-lo. Pelo canal, responda dúvidas e receba sugestões e reclamações

Por mensagens instantâneas fica muito mais fácil resolver problemas simples. Além disso, você mostra que sua loja tem qualidade e eficiência, mais um ponto positivo para a credibilidade de sua marca.

Atendimento personalizado ao cliente

Ao realizar uma compra, você pode dar ao cliente a opção de acompanhar o status do pedido por WhatsApp. Dessa maneira, você pode avisar ao seu cliente o “passo a passo” da encomenda.

Você pode também pedir, por exemplo, que após o recebimento da mercadoria, o cliente lhe dê um feedback sobre o produto e atendimento prestado.

Divulgação de promoções e novidades

O WhatsApp permite que você crie grupos. Aproveite essa utilidade para avisar pessoas que tenham o mesmo interesse sobre novos produtos disponíveis, últimos lançamentos, promoções, concursos e outras ações de sua loja virtual.

Dispare mensagens de acordo com o interesse de cada público. Ao cadastrar o cliente na sua lista de contatos, já o agrupe de acordo com interesses.

Comunicação entre funcionários

Se você tem uma equipe trabalhando no seu e-commerce, o WhatsApp pode facilitar avisos e conversas com o grupo. Só tome cuidado para não “invadir” o tempo pessoal do funcionário, enviando mensagens e fazendo pedidos em horários inconvenientes.

Esses são apenas alguns exemplos de como o WhatsApp pode ajudar seu e-commerce, mas você pode encontrar sua própria maneira de utilizá-lo no dia a dia. Coloque a mão na massa e depois conte pra gente os resultados!