LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

O que é cloud computing?

O termo cloud computing (ou, em português, computação em nuvem) surgiu para definir uma mudança na forma de utilizar aplicativos e recursos de computação.

Se antes você precisava ter um software instalado na sua máquina para poder utiliza-lo, hoje você pode simplesmente acessá-lo via internet, de qualquer lugar em que estiver. Parece abstrato? Já acessoue-mail online ou já salvou alguma foto na web? Isso é cloud computing.

O mesmo vale para recursos de hardware, como armazenamento e processamento. No passado, as empresas precisavam comprar servidores para instalar seus programas e rodar seus processos. Hoje elas podem “alugar” recursos em servidores de terceiros e acessa-los via rede.

muitas vantagens no modelo. A primeira delas é que a empresa não precisa fazer um grande investimento inicial para adquirir softwares ou máquinas. Ela vai pagando apenas pelo que utiliza.

Outro atrativo é a flexibilidade. Se no passado a companhia precisava fazer novos investimentos e comprar novos equipamentos toda vez que enfrentava um pico de acessos no seu site, por exemplo, hoje ela simplesmente aumenta o volume de recursos contratados – ou diminui – de acordo com a necessidade.

Quando o assunto é software, a vida também ficou mais fácil com o cloud computing. Aplicativos podem ser contratados no modelo de assinatura e pagos pelo número de usuários ativos. Além de pagar apenas pelo que usa, a empresa não precisa se preocupar com instalações e atualizações. É só abrir o navegador e acessar o aplicativo de qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Embora o cloud computing esteja cada vez mais difundido, ainda existem preocupações em relação à segurança e à privacidade dos dados.

Por isso, na hora de contratar um serviço, é fundamental escolher um fornecedor confiável, como o UOL HOST.