LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como conseguir um CNPJ para a minha loja virtual?

Você vende produtos sem nota fiscal? Já pensou na dor de cabeça que isso pode lhe causar se a questão for parar na Justiça?

Criar um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para poder emitir notas fiscais e ficar em dia com seus impostos deve estar entre as suas prioridades ao abrir uma loja virtual – embora não seja um pré-requisito.

→ Baixe grátis o E-book do UOL HOST Passo a Passo para obter um CNPJ e formalizar sua empresa

O CNPJ é emitido pela Receita Federal e a solicitação pode ser feita online, através do site da instituição. É preciso apresentar uma documentação básica para conseguir o registro. Você precisa preencher a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCJP) e entrega-la junto com o Quadro de Sócios e Administradores (QSA), indicando quem fará parte da empresa. Outros documentos podem ser requisitados. O envio pode ser feito via Correios ou entrega em uma unidade da Junta Comercial que tenha convênio com a Receita.

Se você optar por pedir a ajuda de um contador para abrir sua empresa, ele fará tudo isso por você. Essa é a alternativa mais simples se você não quer perder tempo. O custo varia de profissional para profissional. Faça uma pesquisa antes de bater o martelo.

Outra forma de obter um CNPJ é virando um Microempreendedor Individual (MEI). Neste caso, você só precisa fazer um cadastro no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Rapidamente, sua loja passa a ter inscrição na Junta Comercial, CNPJ, INSS e permissão de funcionamento. É preciso pagar apenas a taxa mensal do MEI, que é de cerca de 40 reais.

Mas, atenção: só pode conseguir o CNPJ através do MEI quem trabalha por conta própria, sem sócios, e fatura até R$ 60 mil.

 

Quer saber o passo a passo para formalizar sua loja virtual? Confira essa série:

Série CNPJ:  Como e por que fazer um CNPJ para sua empresa? 

Série CNPJ: O que fazer antes de solicitar o CNPJ de sua empresa

Série CNPJ: Passo a passo para tirar o CNPJ de sua empresa

Série CNPJ:  Como se cadastrar como MEI e conseguir um CNPJ rapidamente

Série CNPJ: Conheça os principais tipos de Sociedade de uma empresa