LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como adequar minha loja às novas regras do e-commerce?

Em maio de 2013 passaram a vigorar as novas normas do e-commerce no Brasil. A mudança deixou muitos empreendedores preocupados, já que a punição para quem não se enquadra às regras inclui multas e até o fechamento da loja virtual.

Mas não há razão para desespero. Não importa o tamanho da sua loja, é possível se adequar facilmente às normas e fugir das dores de cabeça.

Comece pelo básico. Informe em seu site, em local de fácil acesso, todos os dados sobre sua empresa, incluindo CNPJ e contatos de endereço e telefone.

Está bem preparado para atender seu cliente? Se não está, é hora de tomar todas as providências necessárias para mudar essa situação.

A regra determina que o atendimento ao cliente deve ser ágil e eficaz. Isso significa ficar atento ao e-mail de contato e responder prontamente todas as solicitações que chegarem à sua caixa de entrada.

Se possível, informe também um telefone de contato. Isso faz com que o consumidor se sinta mais seguro e pode agilizar a resolução de problemas.

A descrição detalhada dos produtos é outra exigência – que, aliás, pode ajudar a alavancar as vendas da sua loja.

Mais uma vez, a solução é simples. Você só precisa mostrar para o cliente tudo que sabe sobre aquele produto e alerta-lo sobre potenciais riscos no seu uso. Fotos e vídeos podem ser aliados importantes nesse processo.

Outra regra importante, que pode impactar seu negócio, é que o consumidor tem o direito de devolver a mercadoria caso se arrependa da compra em até sete dias, mesmo que não haja defeito ou mau funcionamento.

Nesse caso, a loja é obrigada a retirar os produtos (ou arcar com os custos da devolução via Correios) e devolver o dinheiro sem ônus ao cliente.

Tudo em dia na sua loja? Então que tal conferir outras dicas que vão ajudá-lo a administrar melhor o seu negócio?

Como conseguir um CNPJ para a minha loja virtual

Que impostos uma loja virtual tem que pagar

15 dúvidas frequentes de quem quer criar uma loja virtual

Glossário da loja virtual

10 dicas para criar uma loja virtual de sucesso

7 estratégias para administrar melhor sua loja virtual