LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Erro 404! Confira os mais divertidos

Quem nunca errou um endereço de página da web que atire o primeiro mouse. Mais comuns do que as fotos de gatinhos, as páginas 404 surgem quando um internauta procura algo inexistente. Para indicar a confusão, o servidor onde o site está hospedado exibe a tão conhecida página de erro.

Há um mito em torno do erro 404 que remete aos primórdios da internet. Segundo ele, no surgimento da internet, seus servidores ficavam na sala 404 do quarto andar de um prédio no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, da sigla em francês), na Suíça.

Quando um arquivo era pesquisado, os técnicos o procuravam manualmente e enviavam pela rede ao solicitante. Com a explosão do projeto, o número de pesquisas aumentou e, por consequência, mais erros aconteciam. A mensagem enviada nesses casos dizia: sala 404, arquivo não encontrado. O CERN de fato é o berço da internet, mas todo o restante é uma fantasia.

Na realidade, o nome 404 é uma representação numérica de vários erros. Para um servidor, o primeiro quatro aponta um erro humano, provavelmente de digitação. O zero indica um erro de sintaxe genérico. O último quatro representa o grupo dos erros da série 40x, que também incluem o “401: não autorizado”,  o “400: requisição ruim”, entre outros. Puro tecniquês.

Mas por que não direcionar as páginas erradas para outras que funcionem? Tecnicamente isso é possível. Mas, sem uma indicação de erro para alertar o visitante, ele poderia tentar acessar a página que supõe estar correta infinitamente.

O jeito é exibir então a famosa página de erro. Muitos sites encontraram maneiras criativas de contornar a questão, criando páginas 404 divertidas.

Confira alguns exemplos:

No site da banda inglesa The Rolling Stones, a página exibe um clipe da música You Can’t Always Get Wat You Want, ou seja, “você nem sempre consegue o que quer”.

Erro 404! Confira os mais divertidos

A empresa Blizzard, que desenvolve jogos de computador famosos como Diablo e World of Warcraft, joga a culpa para o internauta ao dizer que ele quebrou a página.

Erro 404! Confira os mais divertidos

Na página da Pepsi, um uma mensagem diz “Don’t be sad. Be glad. Because you’re just one click away from getting back on the pulse. Go to pepsi.com”, algo como “Não fique triste. Fique feliz. Porque você está à um clique de distância de voltar para a  nossa página. Vá para pepsi.com”.

Erro 404! Confira os mais divertidos

No caso da AACD(Associação de Assistência à Criança Deficiente), o site faz um apelo para que o pequeno erro se transforme em uma boa ação.

Erro 404! Confira os mais divertidos

“Já se sentiu como se estivesse no lugar errado?”

Erro 404! Confira os mais divertidos

 

Nada como uma fofura para amolecer o coração do internauta perdido.
Erro 404! Confira os mais divertidos

Onde foi parar a página que estava aqui?

Erro 404! Confira os mais divertidos

Diante de uma página 404 bem humorada, um visitante que abandonaria seu site frustrado pode se sentir incentivado a continuar navegando e encontrar o que procura. Portanto, trate seu erro 404 com muito amor e carinho!