LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

A receita para lucrar mais com seus clientes atuais

Você já reparou no que acontece quando alguém diz que vai a uma loja de departamentos só para comprar uma camiseta? É muito raro a pessoa sair da loja levando apenas a peça que estava disposta a comprar.

Isso acontece porque as lojas oferecem um mix de produtos que procura atender todas as necessidades dos consumidores. Ver tantas roupas e acessórios legais, que têm tudo a ver com o seu estilo, é quase irresistível para quem já está no clima de compra. Esta estratégia é comum em quase todo tipo de comércio, incluindo supermercados e livrarias.

Quando Jeff Besos criou a Amazon, tinha exatamente isso em mente. Ele notou que juntar os livros por interesses aumentava as vendas. Por isso, queria que sua loja online se moldasse às necessidades e desejos de cada um que entrasse no e-commerce e... voilá! Assim nascia o maior e-commerce do mundo.

Você também pode usar essa receita para lucrar mais com cada cliente que entra em sua loja.

Quer saber quais os ingredientes? Vamos lá:

1) Conheça os hábitos do consumidor

Saiba o que seu cliente compra, quanto e com que frequência. Desta forma você estará sempre preparado para suprir e até antecipar sua necessidade, o que te beneficia três vezes: racionaliza o estoque, reforça sua imagem positiva junto ao comprador e aumenta as vendas.

2) Ofereça produtos complementares

Esta é uma das estratégias mais comuns e fáceis de observar em lojas físicas, já reproduzida com algorítimos pelas lojas online. É muito provável que quem compra um tênis, vai levar também meias, roupas para prática de esportes e assim por diante.

3) Ofereça serviços em cascata ou atrelados a produtos

Se você vende maquiagem, seu cliente pode se interessar por cursos de auto-maquiagem ou make profissional; pode ter interesse encontrar um serviço de cabeleleiro e maquiador que atenda em casa ou ainda (se for profissional da área) querer disponibilizar um portfólio na internet. Já pensou que tudo isso pode estar disponível para ele tanto para compras esporádicas como a partir de uma mensalidade?

4) Crie uma comunidade e não apenas um canal de compras

Se por um lado as pessoas adoram a praticidade da internet, por outro, há um saudosismo em relação às compras na pequena loja da comunidade, onde o cliente é reconhecido pelo vendedor e ainda encontra amigos. Reproduza esse clima convidativo oferecendo conteúdo útil em linguagem adequada e até alguma integração com redes sociais.

Assim, você poderá ainda receber também dicas de produtos que eles queiram comprar e que ainda não fazem parte do seu mix – olha só que boa oportunidade! Mas fique atento: é possível que você seja chamado a responder críticas públicas também, por isso é importante ter o jogo de cintura.

5) Use promoções para atrair novos clientes e indicações de clientes atuais

Pense em estratégias que chamem atenção tanto de desconhecidos como naquelas que beneficiam os clientes que trazem amigos. Note que, além de ganhar clientes novos (e mais vendas), seus melhores clientes estarão superdispostos a falar bem da sua marca por aí.

 

Anotou tudinho? Que tal começar a colocar as dicas em prática e depois contar pra gente qual foi o resultado?