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m-Commerce: fique de olho nessa tendência

Você já ouviu falar em m-Commerce? O comércio móvel – ou Mobile Commerce, em inglês – é a prática de fazer compras e vendas por meio de dispositivos portáteis.

Com a popularização de smartphones e tablets, a tendência ganha cada vez mais força. No primeiro trimestre deste ano, 20% das vendas online no Reino Unido foram feitas por meio de dispositivos móveis.

Nos Estados Unidos, 11% das vendas online passaram por esses aparelhos no ano passado, taxa que deve chegar a 25% até 2016, de acordo com dados do E-Marketer.

E o Brasil não está ficando para trás. Segundo dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, 10% das vendas feitas pela internet no país em 2012 foram via dispositivos móveis – o dobro da porcentagem registrada no ano anterior. A estimativa é que o mobile commerce movimente cerca de 2 bilhões de reais em 2013.

E os consumidores móveis não estão apenas mais numerosos. Eles também estão, cada vez mais, exigentes.

Embarque na era móvel

Embora os smartphones e tablets ofereçam uma experiência cada vez melhor de navegação na web, as lojas virtuais interessadas em fisgar o cliente pela telinha precisam adaptar seus sites para facilitar a experiência de compra.

A regra principal é: os principais conteúdos da sua página de produto – foto, descrição e preço – devem se enquadrar no tamanho da tela.

m-Commerce: fique de olho nessa tendência

Os sites responsivos – os que se adaptam automaticamente ao tamanho da janela em que o conteúdo está sendo exibido – são uma alternativa prática para resolver o problema.

Algumas empresas optam por desenvolver versões móveis de seus sites, para as quais os clientes são direcionados quando acessam o endereço via dispositivos portáteis.

Outra opção, que atende melhor os clientes assíduos, é criar um aplicativo móvel próprio. O problema é que eles não são nada baratos. Além disso, é preciso criar uma versão específica para cada sistema operacional (Android, iOS e Windows Phone), o que complica e encarece ainda mais o processo.

Seja qual for a tecnologia adotada, o importante é facilitar a transação. O consumidor móvel quer comprar em poucos cliques, portanto, é fundamental ter um check-out simples e “lembrar” suas informações para que ele não tenha de digitar tudo de novo a cada compra.


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