LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

IaaS x PaaS: qual modalidade de cloud é melhor para a sua empresa?

Flexibilidade, economia, escalabilidade. Esses são alguns dos benefícios que os serviços de computação em nuvem oferecem às empresas que precisam de tecnologia para suportar o crescimento dos seus negócios.

Mas antes de contratar esses serviços, é importante saber que existem diferentes modalidades de uso da nuvem.

PaaS

Para quem quer  um ambiente pronto para rodar seus softwares e não quer se preocupar com o gerenciamento e configuração da infraestrutura, o modelo mais indicado é o de PaaS (Platform as a Service, ou, em português, Plataforma como Serviço).

Nesse sistema, o cliente tem  acesso a máquinas que já vêm com sistema operacional instalado e todas as configurações necessárias para que ele possa instalar suas aplicações. As interfaces de acesso, em geral, são menos complexas e mais intuitivas e o nível de suporte do provedor é maior.

Na prática, trata-se de uma maneira mais simples de migrar para a nuvem. 

IaaS

Para quem quer ter mais autonomia na configuração e administração dos seus servidores, esse é caminho de contratação mais indicado.

No modelo  de IaaS (Infrastructure as a Service, ou, em português, Infraestrutura como Serviço), o cliente “aluga” os recursos de hardware que desejar e pode usá-los da maneira que achar mais conveniente.

Além de escolher as especificações das máquinas, ele é responsável por instalar todos os programas necessários, como sistema operacional e banco de dados, além de cuidar de todas as configurações de acesso e segurança.

A vantagem é que, nesse sistema, ele fica livre para customizar totalmente sua experiência de uso. No entanto, essa modalidade requer uma equipe de tecnologia interna mais robusta para dar suporte ao projeto.

UOL Cloud

Os clientes do UOL podem usufruir das duas modalidades de acesso à nuvem.

Quem tiver conhecimento técnico ou uma equipe própria para cuidar desse processo pode utilizar o nosso serviço de UOL Cloud Server, testado e aprovado por milhares de clientes.

Nesse modelo, o cliente fica livre para customizar sua experiência de uso e o UOL fornece  a infraestrutura e o suporte técnico para problemas relacionados a ela.

E agora os clientes que  não quiserem se preocupar com o gerenciamento da infraestrutura contratada passam a contar também com o novo  UOL Cloud Gerenciado. O UOL Cloud Gerenciado foi lançado devido à demanda crescente de clientes interessados em explorar as vantagens de hospedar suas aplicações na nuvem com o objetivo de focar somente em seus negócios.

Neste modelo, o UOL fica responsável por gerenciar e monitorar o servidor e o cliente conta  com a consultoria  de especialistas em tecnologia para atender suas necessidades.

O serviço oferece ainda outras facilidades, como opções pré-configuradas de plataformas e banco de dados, backup de arquivos, agendamento de tarefas, gestão de firewall, atualização de sistema operacional, entre outros serviços.  Sem ter o trabalho de gerenciamento  e manutenção da infraestrutura, sobra mais tempo para o cliente direcionar seus esforços somente no desenvolvimento e aperfeiçoamento de seus projetos.

Pronto para migrar para nuvem? Então não deixe de conhecer nossos serviços!

Saiba mais em www.uol.com.br/cloud para mais informações sobre Cloud Server ou www.uol.com.br/cloudgerenciado para a solução gerenciada.