LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como fazer sua loja virtual virar notícia

Que empreendedor nunca se imaginou nas páginas dos principais jornais e revistas do país?

Aparecer na mídia pode trazer credibilidade e novos clientes para a sua loja virtual. Claro, desde que a notícia seja boa. Deslizes e erros chegam mais facilmente à imprensa. Por isto, é fundamental se dedicar para que sua empresa tenha uma boa imagem.

Mas, voltando às “boas notícias”, como fazer para que a sua empresa entre nas reportagens de revistas, jornais e portais? É preciso, em primeiro lugar, construir um relacionamento com os meios de comunicação e os jornalistas apropriados.

Esse não é um trabalho fácil e leva tempo. E o caminho mais indicado é contar com ajuda de profissionais, os chamados assessores de imprensa. Existem agências  especializadas nesse trabalho e que atendem clientes dos mais diversos segmentos e portes.

Eles têm acesso mais fácil aos veículos de comunicação, pois já vêm construindo relacionamentos há algum tempo. Com a ajuda deles, fica mais fácil emplacar uma notícia.

Entretanto, com ou sem assessores de imprensa, é preciso que se tenha alguns atrativos para chamar a atenção dos jornais e revistas. O público quer informações úteis e interessantes, e é isso que os jornalistas procuram. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a entrar no radar da mídia:

1 - Invista no lançamento de produtos

Esse é um dos primeiros passos para que a imprensa saiba sobre as suas ações. Você vai começar a vender algo muito bacana e que ainda não existe no Brasil? Que tal apresentar aos jornalistas antes de colocar no ar?

Dessa forma, eles poderão escrever sobre o produto em “primeira-mão”, antes que você os tenha apresentado ao mercado.

2 - Pegue carona nas tendências

Muitas vezes, o jornalista não está interessado na história particular de uma única empresa, mas sim em tendências de mercado.

Você pode tentar embarcar nessas histórias e levantar o que, na sua empresa, pode se encaixar em um tema maior ou em um evento.

Por exemplo: sua loja virtual está preparando alguma ação especial para a Copa? Então você pode tentar encontrar espaço em uma matéria sobre pequenos empreendedores que estão faturando com o evento.

3 - Ofereça exclusivas

Repórteres gostam de saber das novidades antes de todo mundo – especialmente seus concorrentes. Se você quer estar presente nos veículos mais disputados, uma boa alternativa é oferecer exclusivas.

Elas são matérias veiculadas unicamente por um determinado meio de comunicação. Geralmente, essa estratégia é possível quando há alguma notícia bastante diferente e que irá atrair a atenção do público.

Deve haver um acordo de troca: você dá a entrevista somente para um veículo, e em contrapartida, o jornalista se disponibiliza a publicar a reportagem feita com a sua empresa.

Uma vez que a exclusividade vier à tona, no entanto, você pode liberar a informação para outros sites e jornais interessados.

4 - Construa relações de parceria

Um relacionamento saudável deve ter contato constante. Mesmo que a sua empresa não tenha novidades para o repórter, lembre-se de falar com ele algumas vezes para não ser esquecido. Você pode, por exemplo, se oferecer para achar personagens para algumas de suas matérias. Como?

Suponhamos que o jornalista esteja a procura de um consumidor que gaste um valor determinado mensalmente em compras pela internet. Você pode procurar, na sua base de clientes, por alguém nesse perfil.

5 - Saiba com quem você está falando

De nada adianta você ter uma novidade superbacana, que com toda certeza viraria uma notícia, se você não souber como espalhar a notícia.

Os jornalistas recebem diversos “press releases” por dia e o seu irá disputar esse espaço. Portanto, você tem que fazer de tudo para ele não passar despercebido.

Faça algo mais pessoal. Deixe o repórter sentir que você pensou nele na hora de contar a novidade e que pode gerar uma matéria interessante. Se preferir, ligue para explicar a sua ideia.

Antes de lançar a história para um jornalista, você precisa formular e entender os acontecimentos para ser capaz de comunicar o que é interessante. Lembre-se que você está vendendo a um repórter essa história. É sempre melhor ser curto e conciso em seu discurso.