LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

4 passos para criar o site de sua empresa

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de internautas brasileiros ativos hoje ultrapassa os 54%, ou seja, mais da metade da população tem acesso a internet.

E sua empresa não podem ficar de fora dessa. Ter um site  é tão importante para uma marca quanto ter uma identidade visual, ou um telefone comercial, por exemplo. Ele pode ser a porta de entrada para novos contatos e novos negócios.

Nesse espaço, o cliente deve encontrar os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, a história da companhia, meios de contato, depoimentos, e todas as outras informações que você julgar importante mostrar ao seu consumidor.

O grande desafio é trazer todas esses dados de maneira concisa e com um visual atraente e de fácil uso.

Vamos aos passos principais:

1 - Defina o conteúdo e a disposição das suas páginas

Em primeiro lugar, você precisa criar a estrutura do seu site, ou seja, definir qual o conteúdo dele e como ele será apresentado.

As informações devem estar dispostas de modo claro e de fácil acesso. O ideal é que o usuário não precise clicar em diversos links para conseguir achar o que procura. Isso pode afugentá-lo.

Você também deve pensar nos conteúdos que gostaria de destacar no site, e pensar em lugares estratégicos para posicioná-los.

Por exemplo, se você julga que a história da sua empresa é um de seus pontos fortes,  coloque-a logo na home - ou pelo menos, destaque um trecho que desperte a curiosidade do leitor e faça-o clicar nessa página.

2 - Pense no design

Você precisa definir também quais serão as cores, a tipografia, as imagens, os ícones e todos os elementos do layout que serão implementados em cada uma das páginas.

Tenha em mente sempre que é importante manter a coerência e sintonia do site com o restante da comunicação de sua marca.

Para fazer algo impactante, lembre-se que o ser humano é extremamente visual. Imagens chamam mais atenção que textos.

Pense, ainda, na usabilidade. Além de bonito, o site precisa ser fácil de navegar.

3 - Coloque tudo para funcionar

Depois de planejar como será seu site, é hora de montá-lo. Se você não entende nada de programação, tem algumas opções.

A primeira delas é contratar uma empresa ou profissional para fazer isso. Se optar por esse caminho, certifique-se de que os serviços são confiáveis e de qualidade.

Outra opção é utilizar uma ferramenta que oferece site “quase” prontos, que você pode customizar de acordo com o seu objetivo e gosto.

Mais economiza e prática, essa opção permite que você coloque seu site no ar em pouco tempo – embora exija um pouco mais de dedicação. No Site Pronto do UOL você encontra mais de 300 opções de modelos prontos para escolher e personalizar. E o melhor: não é preciso ter conhecimentos técnicos.

Lembre-se de que você precisará contratar ainda serviços de hospedagem e domínio para manter seu site no ar (se você usa o Site Pronto, não precisa se preocupar, pois os serviços já estão inclusos no pacote).

4 - Faça os últimos testes

Com tudo pronto, não se esqueça de fazer teste e ver se seu site está funcionando direitinho. Verifique a velocidade de abertura das páginas, das imagens e das animações presentes no site e teste todos os links para ver se eles apontam para as páginas certas.

Use os mais variados navegadores para saber se em todos eles as páginas respondem do mesmo jeito.

 

Tudo perfeito? Então é só começar a divulgar sua página!