LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Sua fanpage do Facebook pode estar a 6 passos do sucesso

“1 milhão de fãs! Obrigada Aline, Amanda, Ana, Flávia, Carol, Lucas, Rodrigo,Taís!”.
Ao longo do mês de julho de 2014, a fanpage da Maganize Luiza postou imagens agradecendo aleatoriamente a alguns de seus fãs.

Sua fanpage do Facebook pode estar a 6 passos do sucesso

Para completar a comemoração, a loja criou um concurso cultural premiando o vencedor com um iPad Mini. O mês é de festa para a varejista, afinal, atingir 1 milhão de seguidores fieis não é para qualquer um.

A marca suou a camisa para chegar lá. Presente no Facebook desde 2011, promoveu diversas ações para ganhar fãs, aumentar presença e conquistar credibilidade na rede.

Você também quer ver sua fanpage “bombar”? Então confira algumas dicas e atalhos úteis:

Não suma da vida do fã

Se não tiver novidades, um simples “bom dia” pode ser uma maneira de mostrar que sua fanpage está viva. Claro que se você só postar conteúdos triviais, o fã vai se cansar. Mas, vez ou outra, engajar-se nos memes da internet ou fazer uma brincadeira relacionada ao tema do momento é uma forma leve de manter contato. 

Uma imagem vale mais que mil palavras
Toda vez que a loja online Passarela dos Calçados posta fotos fofas de animais ou crianças para desejar boa semana aos fãs, conquista mais de 1 mil curtidas e compartilhamentos.

Quando uma imagem é compartilhada, a marca está sendo propagada, mesmo que a foto não esteja relacionada diretamente aos produtos oferecidos. Compartilhe imagens bonitas e inspiradoras, que tenham a ver com o perfil do seu público, e capriche nas frases que vão acompanha-las.

Cliente perguntou? Então responda

As redes sociais se tornaram um importante canal de SAC e não há como fugir dessa realidade. Portanto, posts de reclamação e duvidas vão pintar de vez em quando na sua página. Ignora-los ou deleta-los não é a melhor saída.

A melhor estratégia é levar a conversa para longe do olhar do público. Peça os contatos do cliente e faça o atendimento via e-mail ou telefone. Não se esqueça de postar depois um update dizendo que o problema foi resolvido.

Deixar uma pergunta sem resposta na rede é deixar uma bola quicando para outros clientes insatisfeitos entrarem na discussão.

Sorteios, brindes e concursos culturais

Além de fidelizar os clientes atuais, promoções ajudam a atrair novos fãs. E não é preciso oferecer prêmios grandiosos para atrair público. A Americanas.com, por exemplo, faz ações com DVDs e livros como prêmios e sempre ganha novos seguidores com elas. Atualmente, a página acumula mais de 1 milhão de fãs.

Use os dados a seu favor
O administrador da página tem acesso à área de Insights, que traz dados da fanpage como aumento (ou diminuição) de fãs, publicações mais curtidas, alcance de público, idade e sexo dos fãs e como eles chegaram até a página. Analisando estes dados, você pode direcionar e refinar melhor seu conteúdo.

O Facebook Ads pode te dar uma forcinha
Os anúncios pagos do Facebook são simples de fazer e baratos. O valor investido varia de acordo com o público que você deseja alcançar, mas é possível começar gastando bem pouco.

No topo da página de administração já aparecem as opções de anúncios disponíveis. Você pode optar por divulgar um banner ou investir em histórias patrocinadas – posts “pagos” que aparecem na timeline do público alvo da ação. Se bem utilizada, essa é uma ferramenta eficaz para trazer gente nova para sua fanpage.

 

Curtiu as dicas? Então compartilhe! E fique de olho para não deixar que a sua reputação no Facebook vá para o brejo.