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Crie uma Central de Preferências e aumente suas chances de venda

Construir um relacionamento forte com o cliente exige que você dedique tempo para conhecê-lo cada vez melhor. É preciso saber quais são os seus gostos, o que ele espera de sua loja, quais seus assuntos preferidos e também o que ele não gosta.

Uma Central de Preferência pode ajudá-lo nesse missão. Com essa ferramenta, seu comércio eletrônico pode oferecer conteúdo que vá ao encontro dos interesses de seus consumidores nas campanhas de e-mail marketing, por exemplo, deixando-as cada vez mais segmentadas.

Quer um exemplo bacana de bom uso dessa plataforma? A loja virtual de design de produtos iBacana. A marca pede que o cliente, ao se cadastrar na base de contatos da empresa, escolha as categorias que ele mais gosta e também a frequência com a qual ele prefere receber e-mails da loja.

Veja como você também pode adotar essa estratégia e afunilar o caminho de vendas na sua loja:

Ofereça um espaço personalizado

Em vez de solicitar um cadastro chato e cheio de perguntas para o consumidor preencher antes de finalizar a compra, você pode disponibilizar um espaço para que ele crie seu próprio perfil e escolha suas preferências.

Nessa página, ele pode, por exemplo, adicionar quais são suas categorias preferidas, uma lista de desejos e quais meios  ele prefere para receber suas comunicações.

Pergunte sobre frequência

Um relatório da empresa de Marketing Exact Target mostra que a frequência de envio é o motivo pelo qual 54% das pessoas optam por não mais receber e-mails de uma empresa.

Os internautas recebem diversas comunicações por dia e ter muitas mensagens de uma mesma empresa na caixa de entrada pode irritá-lo. Ao trabalhar com uma central de preferências, você pode perguntar para o cliente quantos e-mails ele deseja receber da sua loja por semana, por mês ou até mesmo por dia.

Acerte o alvo

O segundo motivo apontado por 49% dos entrevistados pela Exact Target como fator decisivo para solicitação de cancelamento é  o conteúdo repetitivo e desinteressante. Essa falha é bem comum quando não se trabalha campanhas segmentadas.

Deixe que seus clientes apontem quais são as categorias e assuntos que lhe agradam – e respeite essa informação na hora de fazer seus disparos.

O ponto de atenção é que para lidar com esses dados, você precisa estar preparado para atender diferentes solicitações. Se você não for conseguir entregar, é melhor não perguntar. Para isso, você precisa contar com uma ferramenta eficiente de disparo, e uma régua de relacionamento bem feita.

Respeite a privacidade

A privacidade é uma das principais preocupações dos usuários no mundo online. Esse espaço deve proporcionar ao cliente a sensação de segurança. Para isso, tenha uma política simples e clara que determine como os dados serão acessados e utilizados. Um simples alerta do tipo: não fornecemos seus dados pessoais a terceiros pode ser um conforto.

 

Convencido que ter uma Central de Preferências é uma boa estratégia? Compartilhe com a gente sua opinião!

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