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Como usar as recomendações de usuários para impulsionar as vendas

Uma pesquisa da Nielsen sobre confiança em propaganda, divulgada no ano passado (realizada em 56 países), apontou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de amigos e familiares que na mídia convencional. 

Como usar as recomendações de usuários para impulsionar as vendas

Dentro dessa faixa de consumidores, 70% disseram ser influenciados pela opinião de outros na internet, incluindo as redes sociais – em que a porcentagem de confiança do brasileiro chamou a atenção com o índice de 52%.

Esses números só provam aquilo que todos nós já sabíamos, ainda que inconscientemente: clientes que falam bem do seu produto ou serviço podem trazer mais retorno que campanhas custosas. 

Com as pessoas usando cada vez mais as redes sociais – o tempo médio do brasileiro no Facebook é de 8 horas no mês, por exemplo – fica cada vez mais evidente a importância das recomendações nesses canais para aumentar as vendas.

Criar oportunidades para que seus clientes falem bem de sua loja e recomendem seus produtos nas redes sociais é sua obrigação, se quiser competir melhor no mercado virtual. Quer saber como? Vamos às dicas:

1 - Incentive as recomendações

Ofereça descontos ou recompensas diversas para quem recomenda sua loja e traz resultados, como fazem escolas de inglês e academias. 

2 - Faça o elogio reverberar

Sempre que receber um comentário positivo ou elogio, seja via Facebook, e-mail, carta ou telefone, certifique-se de compartilhá-lo em suas redes. Além de chamar a atenção dos seus fãs (e dos amigos deles), você aumenta a credibilidade da sua marca perante os usuários que, porventura, caírem de paraquedas em sua página.

3 - Facilite o compartilhamento 

Torne o conteúdo do seu site “compartilhável”, com botões visíveis e amigáveis para redes sociais. Incentive os visitantes a “espalhar” seus produtos pelas redes, escrevendo seus próprios reviews.

4 - Ofereça condições especiais a fãs

Se você tem uma página no Facebook (se não tem, crie agora!), pode criar uma aba que adianta as promoções do site apenas para seus fãs e pessoas a quem eles recomendarem (desde que também virem fãs). Uma ação simples, indolor e que gera grande resultado.

5 - Não deixe a conversa morrer

Não adianta querer que o cliente faça todo o trabalho por você. Entre também na conversa. Sempre que receber um elogio ou comentário positivo, responda agradecendo. Se o feedback não for legal, tente entender o motivo e dê um retorno público para que os outros visitantes da página não achem que você ignora as críticas.

 

Tem sua própria receita para “arrancar” elogios dos clientes? Conte aqui para a gente.