LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como as mídias sociais influenciam as decisões de compra do seu cliente

Quem nunca quis conhecer um lugar só porque o amigo deu check-in no Foursquare ou falou bem do passeio no Twitter? Ou, então, quem não ficou com vontade de provar uma comida após vê-la no Instagram alheio? E aquela marca que seu colega tanto cita no Facebook, não deixa você curioso para saber se ela é boa mesmo?

Como as mídias sociais influenciam as decisões de compra do seu cliente

Não tem como negar, as redes sociais estão cada vez mais presentes e influentes na vida das pessoas. Um estudo realizado pelo banco inglês Barclays prevê que, em 2021, 41% dos consumidores serão influenciados pelas redes sociais ou deverão usá-las para realizar compras.

Está curioso para saber quem são os canais influenciadores, como eles funcionam e qual a reação do público? Então dê uma olhada nos dados a seguir e entenda como as redes sociais influenciam na escolha de compras dos consumidores: 

1 - No videorrelatório The Social Media Revolution, idealizado pelo famoso autor do livro Socialnomics, Erik Qualman, é revelado que 53% das pessoas no Twitter recomendam produtos em suas publicações.

2 - Ainda no vídeo, descobrimos que 90% dos consumidores confiam em recomendações dos outros. Ou seja, se seu amigo tuitou que o chocolate Xis é bom, é provável que você vá comprá-lo sem medo de errar.

− Em contrapartida, apenas 14% dos internautas confiam em anúncios das marcas. Fica o recado dos consumidores: não vamos engolir qualquer coisa que a propaganda nos queira vender. E isso só reafirma o quão importante é a recomendação de um amigo.

− A empresa especializada em pesquisas de mercado Vision Critical levantou, no começo deste ano, as categorias mais seguidas em cada rede social, são elas:

Facebook: 44% saúde, 36% diversão e cotidiano, 36% alimentação e 31% tecnologia;

Pinterest: 66% alimentação, 63% decoração e artesanato, 59% saúde, 51% diversão e cotidiano e 45% moda e beleza;

Twitter: 51% saúde, 46% diversão e cotidiano, 44% tecnologia e 42% alimentação.

− A mesma pesquisa revelou, também, que 38% dos consumidores já compraram um produto após compartilhá-lo ou curti-lo no Facebook.

− É unanimidade! A categoria que mais puxa vendas em todas as redes sociais é comida & bebida.

− Estudo encomendado pelo Mercado Livre indica que 61,4% dos brasileiros entrevistados buscam informações sobre produtos e serviços nas redes sociais antes de efetuar suas compras.

− No Brasil, 81% dos usuários seguem suas marcas favoritas para ficar por dentro dos novos produtos e serviços e 75,6% querem ficar ligados nos produtos com descontos especiais.

Sua loja já está presente nas redes sociais? Não? Então aprenda já como criar um perfil para sua empresa no Instagram, no Pinterest ou no Facebook e entre para a lista de marcas amadas e seguidas pelos clientes.