LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

4 tendências em e-mail marketing para ficar de olho

O que mudou na sua vida nos últimos cinco anos?  Trocou de emprego, comprou um carro novo, casou, teve um filho, plantou uma árvore ou escreveu um livro?

Pois é, muita coisa pode acontecer em cinco anos. Do nascimento aos cinco anos de idade, por exemplo, uma criança começa a andar, falar, toma banho sozinha, aprende a usar o banheiro, alimenta-se sem necessidade da ajuda de um adulto, interage melhor com o mundo à sua volta etc.

No e-mail marketing, elemento fundamental na estratégia de qualquer loja virtual bem-sucedida, não é diferente. Muita coisa mudou na última meia década. De olho nessas transformações, a empresa de inteligência em e-mail americana Return Path fez um levantamento e mapeou as principais tendências do setor. Confira:

1 - Menos informações pessoais

O estudo apontou que de 2008 para cá aumentou o número de serviços de e-mail marketing que solicitam ao usuário apenas um endereço de e-mail para cadastrá-lo no sistema.

Pedir uma quantidade exagerada de informações a um potencial destinatário do seu e-mail marketing pode ser, sem dúvida, um desincentivo ao cadastramento. Por outro lado, algumas informações básicas, como nome e data de aniversário, podem ser úteis para personalizar suas campanhas.

2 -Mudança no descadastro

O estudo da Return Path mostrou que os formuladores de e-mail marketing mudaram a forma de lidar com os descadastramentos nos últimos cinco anos. 

Eles querem agora saber mais informações sobre os motivos que levam o usuário a não querer receber mais as mensagens e oferecem alternativas para que ele se mantenha no banco de dados.

De 2008 para cá, por exemplo, o percentual dos serviços que perguntam ao destinatário o motivo da desistência cresceu significativamente, assim como o daqueles que oferecem mudança na frequência do envio de mensagens.

Saber os motivos que levam consumidores em potencial a não quererem mais receber as ofertas da sua loja por e-mail vai permitir a você refinar sua estratégia de e-mail marketing para torná-la mais eficaz. Pense com carinho em adotar essa ideia.

3 - Mensagem de boas-vindas

O percentual dos que enviam mensagens de boas-vindas aos recém-cadastrados dobrou em cinco anos, segundo o levantamento da Return Path. Não é pouca coisa.

Além de educado, enviar mensagens de boas-vindas àqueles que acabaram de decidir começar a receber suas ofertas serve também como uma confirmação de que o cadastro foi feito com sucesso e dá início a uma relação que, oxalá, seja duradoura e lucrativa para você.

4 - Menos ofertas de boas-vindas

Se por um lado cresceu bastante os partidários do envio de mensagens de boas-vindas, o estudo também mostrou que, por outro lado, o percentual dos que adoçam a mensagem de boas-vindas com uma oferta especial teve uma queda razoável.

Isso não impede, no entanto, que você inclua no e-mail de boas-vindas outras ofertas que tenha em sua loja para começar o relacionamento com o novo cliente em potencial já com o pé direito.

Resumindo, se não quiser incluir logo de cara uma oferta especial para o novo assinante do seu e-mail marketing, o que é compreensível, não deixe de lembrá-lo das outras grandes ofertas que você tem em sua loja.

 

E aí? Tudo anotado? O que serve e o que não serve para sua estratégia de e-mail marketing e para a sua loja? Estude com carinho essas informações, analise no capricho quais delas são mais úteis a você e boas vendas!