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5 segredos para atender bem os clientes da sua loja virtual

Atendemos bem para atender sempre! Quem nunca ouviu esta frase? Mas, em algumas lojas, a frase só tem efeito ilustrativo, porque, na hora do vamos ver, o atendimento deixa muito a desejar.

5 segredos para atender bem os clientes da sua loja virtual

 

Não dá para adivinhar (ainda) o que se passa na cabeça do consumidor, no entanto, algumas coisas são unânimes entre todos os clientes: eles querem ser tratados com respeito e agilidade.

Com esses dois pilares em mente, as empresas procuram encontrar maneiras de agradar à clientela e conquistar fama no mercado por seu bom relacionamento com o cliente. O caminho é longo, mas não é difícil de ser percorrido.

Perguntamos a cinco profissionais do e-commerce qual o segredo para realizar um bom atendimento ao cliente. Veja o que eles responderam:

Treinamento

Ter funcionários bem treinados para ajudar o cliente e acompanhá-lo em todo o processo de compra é a grande arma da empresa. “Treinamos e investimos em nossa equipe para que acompanhe o andamento da compra e mantenha contato para trazer feedbacks à loja sobre as experiências de cada cliente”, conta Guilherme Ribeiro, fundador da WebFones, loja virtual de celulares e acessórios.

Agilidade

Alykhan Karim, fundador e CEO da Sonoma, e-commerce de vinhos, acredita que respeitar prazos e responder rapidamente a dúvidas são pontos essenciais para um bom atendimento ao cliente.

“Para não ficar longe dos nossos consumidores, todos os membros da equipe atendem o telefone de suporte, falam com clientes e respondem aos e-mails quando há uma grande demanda”, ressalta o empresário.

Isonomia

Na empresa não há diferenciação entre clientes, e o atendimento a todos eles é feito da mesma forma. “Respondemos rapidamente e com muita atenção a todos os clientes, desde as dúvidas mais banais até as mais complexas. Temos vários tipos de cliente, e mesmo que a mensagem ou até a orientação possa mudar, a maneira como tratamos nossos usuários é sempre a mesma”, conta Saulo Marti − fundador e CEO da Vitrina, marketplace de moda.

Motivação

Para Jan Riehle, CEO da Itaro, loja que vende pneus online, a linha de frente, aquela que trata diretamente com o consumidor, respondendo a dúvidas e ouvindo críticas e sugestões, precisa estar muito bem treinada e motivada para que o atendimento funcione bem. “Temos um sistema de incentivos para a equipe de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), para ficarmos sempre bem alinhados com o grau de satisfação de nossos clientes”, diz o profissional.

Eficiência

Rodrigo Stocco, CEO da My Gloss, loja virtual de acessórios femininos, acredita que ter um bom serviço é fundamental também para fidelizar clientes. Os profissionais desse setor têm de ser rápidos e eficientes. “Quando uma cliente tem um problema, ela quer falar com alguém que o resolva. Procuramos ser muito eficientes nessa solução”, conta o CEO. 

 

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