LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como os profissionais do e-commerce cuidam das suas finanças

Calculadora, planilhas no Excel, plataformas de gerenciamento financeiro, contas, livro-caixa. Todas essas ferramentas são importantes no dia a dia de uma empresa, mas nenhuma delas faz milagre sem uma cabeça pensante articulando-as.

Como os profissionais do e-commerce cuidam das suas finanças

 

Cuidar das finanças da empresa, para muitos empresários, é a parte mais chata do trabalho. Para outros, a função é até prazerosa. Mas o fato é que para todas as empresas o cuidado com a gestão financeira é fundamental.

Alguns profissionais do e-commerce dividem com você os seus segredos para administrar melhor as finanças de suas companhias. Confira:

Faça pesquisas 

A economia não está somente dentro da sua empresa, ela começa lá fora, quando você assume o papel de comprador. Seja para adquirir suprimentos, abastecer o estoque ou negociar com fornecedores de logística, a dica é pesquisar e pechinchar. “É preciso comprar bem, otimizar os custos operacionais, procurar o menor custo de aquisição, e estar antenado com as boas oportunidades”, aconselha Ricardo Ramos, sócio-fundador da Precifica, plataforma de precificação de produtos voltada para o comércio eletrônico. 

Monitore a concorrência

É possível melhorar o seu fluxo de caixa ficando atento à concorrência. Como? Aproveitando as brechas do mercado para aumentar seu preço, por exemplo. “É possível otimizar os preços de venda a partir do monitoramento de promoções e disponibilidade de estoque da concorrência”, conta Ramos.

Enxugue-se

Direcione sua verba para o que realmente for necessário. Corte supérfluos e economize no que for possível. A compra de um lápis ou de um notebook deve ter o mesmo critério de avaliação. Pergunte-se se a compra é realmente necessária naquele momento. Ela não pode ser substituída ou postergada? “Nós temos uma equipe enxuta, fabricação própria e o dinheiro que gastamos com marketing tem um direcionamento exato”, conta Vanessa Wander, CEO da New People, e-commerce de moda.

Organize-se

O CEO do e-commerce de vinhos Sonoma é rápido e objetivo ao contar o seu segredo: “Uma ótima organização e um bom contador”. Tenha organização e disciplina com o controle financeiro da empresa. Jan Riehle, CEO da loja virtual de pneus Itaro, também aposta na contratação de um bom profissional. “O segredo é contratar um diretor de finanças de qualidade, com experiência”, afirma Riehle.

Controle os detalhes

Não são só milhares ou milhões que merecem sua atenção. Na hora de fazer o livro-caixa, cada pequeno gasto ou ganho deve ser colocado no papel. “Controlamos até os centavos, enxergamos  toda economia como investimento futuro”, afirma Saulo Marti, fundador do Vitrina, marketplace on-line de moda.

 

Tem suas próprias dicas para cuidar das finanças da sua loja virtual? Compartilhe-as aqui conosco.