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CRM: fique de olho nestes números

Você já está careca de saber que sem um bom relacionamento com o cliente não se faz uma boa venda. Ele quer atenção, respeito, credibilidade e, acima de tudo, na maior parte das vezes, procura por exclusividade e atendimento personalizado.

CRM: fique de olho nestes números

 

Para atender necessidades como estas que as ferramentas de CRM, que permitem que as empresas gerenciem esse relacionamento com o cliente e acompanhem individualmente cada um deles, estão cada vez mais sendo procuradas pelas empresas.

Quer alguns números que comprovam essa tendência e os bons resultados que ela traz? Vamos lá:

− O mercado movimentou 18 bilhões de dólares no ano passado, o que representa um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior. (Gartner)

− As vendas de softwares de CRM no mercado latino-americano cresceram mais de 24% de 2011 para 2012. (Gartner)

− Dividindo o mercado de softwares de CRM por segmentos, foram constatados os seguintes resultados: 37% representam suporte e serviço ao cliente, 26% vendas, 20% marketing e 17% e-commerce. (Gartner)

− As vendas de CRM vão atingir a marca de 36,5 milhões de dólares em todo o mundo até 2017. (Gartner)

− O CRM Social, ou gerenciamento e relacionamento com clientes via mídias sociais, é tendência no mercado. E não é à toa: um estudo realizado em março mostrou que o uso da tecnologia aumenta a produtividade da área de vendas em 11,8%. (Nucleus Research)

− No entanto, a prática ainda é pouco difundida no mercado. Apenas 16% das empresas ouvidas disseram que usam algum sistema do tipo. No entanto, 21% já estão planejando adotar a tecnologia. (The Awareness)  

− O CRM Móvel (aplicativos para tablets e celulares) também terá mais espaço no mercado. O crescimento desta modalidade deve superar os 500% até o fim de 2014. A quantidade de apps disponíveis para download deve saltar de 200 para mais de 1,2 mil até o ano que vem. (Gartner) 

− 35% de todos CRMs implementados atualmente são contratados no modelo SaaS, ou seja, serviços online sob demanda. Até 2020, essa fatia deve aumentar para 50%. (Gartner)

− Embora 90% dos empreendedores acreditem que tratar cada cliente individualmente é importante para os negócios, apenas 22% têm esse hábito. (Microsoft)