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Como as abas do Gmail impactam seu e-mail marketing

Que o Google chegou para mudar muita coisa nas nossas vidas, não se discute. Mas às vezes parece que qualquer movimento feito pelo gigante das buscas consegue afetar, de uma hora para outra, toda a nossa estratégia de negócios. 

Foi o que aconteceu quando o novo sistema de abas do Gmail chegou para deixar todo mundo que trabalha com marketing de cabelo em pé.

A mudança começou a ser implementada de forma gradativa desde o dia 22 de julho de 2013. As mensagens avaliadas pelo próprio Google como promocionais passaram a ser encaminhadas diretamente para uma aba à parte.

Ou seja, além de vencer o filtro de spam, seu e-mail agora tem que superar mais uma etapa para chegar até o cliente.

E agora, José? 

1 - Não se desespere

Muita calma nessa hora. Segundo um estudo da Return Path, mostrou que, apesar da queda no número geral de e-mails abertos (em torno de 10% na primeira semana de adoção das abas), o que houve foi que as pessoas que já não tinham disposição para ler e comprar agora sequer abrem os e-mails. 

Por outro lado, entre os compradores que já apresentavam boas taxas de resposta a este tipo de mensagens, a queda no número de abertura de mensagens foi de menos de 1%. 

Isto tem uma explicação: quem costuma comprar incentivado por mensagens promocionais tem agora uma aba em que essas mensagens aparecem de maneira mais organizada, propondo um momento de dedicação exclusiva ao prazer de comprar. Para essas pessoas, o impacto foi, afinal, positivo. 

2 - Invista em qualidade visual 

A organização possibilita comparações quase instantâneas e evidencia a qualidade (ou a falta dela). Agora, as empresas que não apresentam boa estética na hora de vender seu produto ficam lado a lado com ótimos e-mail marketings. 

Portanto, se sua empresa sempre se preocupou, além dos preços e produtos, em ter um visual profissional e oferecer conteúdo relevante, este pode ser um momento de ouro! Design responsivo, que se adapta a múltiplas telas, é essencial. 

3 - Seja objetivo

Tempo é um bem cada vez mais raro e os compradores estão ficando mais pragmáticos. Então, seja claro e direto: não o faça perder tempo. Diga quanto é o produto, a validade da promoção, as principais características do que está vendendo e use uma boa foto. 

4 - Use o senso de relevância

Se você não tem nenhum lançamento ou promoção, seja razoável e não incomode o cliente. O pior e-mail marketing é aquele que não apresenta nada de novo para quem recebe, mas apenas aparece dizer "oi, eu estou aqui", encher a caixa de mensagens do consumidor e derrubar sua relevância a patamares negativos.

5 - Fidelize

Uma das metas do marketing é reter bons clientes e uma forma de fazer isso é enviar, para clientes premium mensagens especiais, com promoções diferenciadas. 

Pode ser um código que dá direito a desconto, frete grátis ou até uma proposta de adiantar uma compra que é frequente num só pacote com vantagens. Com esse tipo de tratamento o cliente se sente identificado, percebido, em vantagem. E provavelmente num futuro próximo, estará procurando especificamente pelas suas mensagens na caixa de entrada.  

 

E você, sentiu algum impacto do novo sistema de abas do Gmail no seu e-mail marketing? Compartilhe aqui com a gente suas impressões.