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5 dicas para transformar seus fãs do Facebook em clientes pagantes

Quantas vezes você já acessou o Facebook hoje? Se você é um usuário típico de internet, provavelmente algumas. Agora responda: quantas vezes você comprou pelo Facebook hoje?

Embora a rede social tenha se tornado uma ferramenta extremamente útil para as empresas que querem se relacionar com seus clientes, fechar negócios de fato por lá nem sempre é tão simples.

Converter fãs em compradores exige muito mais que uma fanpage bem-feita (embora essa primeira fase seja importante para engajá-lo e levá-lo até o passo final).

Confira algumas dicas para trilhar o caminho rumo à conversão:

Conheça seus fãs

Aproveite o meio para conhecer melhor os seus seguidores e entender o que os clientes esperam de você. Para isso, interaja fazendo perguntas às pessoas conectadas a sua página.

Podem ser indagações sobre hábitos, opiniões e principais necessidades. Essas respostas podem trazer novas ideias de produtos, facilidades que você pode oferecer aos clientes e ainda lacunas do mercado que sua loja pode preencher.

Esses dados levantados por meio da rede social devem ser levados à realidade da empresa, e incorporados na estratégia de vendas e divulgação.

Leve seus fãs para a sua loja virtual

Um conteúdo bacana postado no Facebook pode gerar tráfego para o site. Por isso, ao engajar o seu seguidor, pense em incluir links que o levem para o seu endereço.

Você pode, por exemplo, postar alguma frase que aguce a curiosidade do internauta e que o faça clicar no endereço da sua loja.

Conquiste o cadastro dos clientes

Depois de construir uma lista de seguidores no Facebook, você pode criar alguma ação que obrigue os participantes a preencherem um cadastro com e-mail. Por exemplo, o envio de um brinde para quem cadastrar o endereço. 

A marca de cosméticos L'occitane fez uma ação desse tipo em sua página brasileira. Os fãs que fornecessem o seu e-mail, em determinado período estipulado, receberiam uma miniatura de creme para mãos em casa.

Após conquistar esses contatos, introduza-os em sua lista de e-mail marketing. Não se esqueça que antes de começar os disparos, é recomendável mandar um primeiro e-mail perguntando se o cliente gostaria de continuar recebendo novidades e promoções.

Valorize e dê crédito

Essa também pode ser uma boa opção para agradar os fãs mais ativos na sua rede social. Monitore os que mais comentam, curtem e compartilham os seus conteúdos e os presenteie com algum desconto. 

Lembre-se de fazer isso de modo que não pareça ser um concurso, e sim, um presente da loja aos fãs mais ativos. Assim, o internauta participativo, que talvez nunca tenha comprado em sua loja, irá ser atraído pelo desconto oferecido e as chances dele realizar uma compra aumentam.

Venda através do próprio Facebook

Uma última estratégia que ainda causa certa desconfiança nos internautas brasileiros, mas cresce cada vez mais lá fora, é criar uma página de vendas dentro do próprio Facebook.

O social-commerce, prática de vender produtos pelas mídias sociais,  deve movimentar 30 bilhões de dólares até 2015 no mundo, de acordo com pesquisa da consultoria Booz & Company.

Sua loja virtual também pode tirar proveito dessa fatia. Para vender pelo Facebook, é preciso de uma ferramenta de vendas. As duas opções mais comuns são a LikeStore e o Facílime. Essa última é, inclusive, integrada com o sistema PagSeguro UOL, garantindo segurança na realização e recebimento de pagamentos.

Após escolher seu plano e instalar a plataforma, você cadastra seus produtos e começa a vender. Você não precisa, e dependendo do seu plano nem pode, cadastrar todos os produtos de sua loja virtual. Escolha os que mais agradam os seus fãs na rede social, assim, as chances de venda aumentam.

A transação toda irá ocorrer no ambiente da rede social, sem a necessidade de redirecionamento do cliente para a loja virtual. Diretamente na aba do aplicativo, o consumidor, escolhe, seleciona e finaliza a compra.

Não se esqueça de convidar os fãs a conhecerem o espaço. Coloque indicações na descrição, sempre que possível cite a opção nos posts e destaque a aba na sua fanpage.

 

E então, bora transformar essa multidão de fãs em compradores reais? Boa sorte!