LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

5 vantagens de um ERP na nuvem

Gerenciar recursos, dados e procedimentos internos. Estas são apenas algumas das inúmeras funções de um administrador de empresa. Só elas já ocupam grande parte do tempo do empreendedor. 

Mas ainda bem que existe o ERP, um sistema de gestão empresarial que integra as diferentes áreas de uma companhia, e que facilita a vida dos gestores.

Existem duas maneiras de contratar essa ferramenta de gerenciamento. A primeira é instalando o software diretamente no servidor da sua empresa. Neste caso, será preciso pagar a licença do produto e manter uma equipe de TI dedicada ao bom funcionamento da plataforma.

O outro jeito possível, é contratar o serviço de ERP hospedado em nuvem. Neste esquema, o empresário não paga pelo software, e sim pelos serviços que a plataforma irá prestar à empresa dele. Dessa maneira, o contratante geralmente paga pacotes de acordo com a quantidade de funcionários que irão utilizar a ferramenta.

Com a cobrança calculada com base no uso, e não na licença do produto, a ferramenta em nuvem é acessível à empresas de qualquer tamanho. Mas as facilidades não param por aí. Veja as principais vantagens deste modelo:

Redução dos custos

Quando você contrata um serviço de nuvem os custos podem ser menores, porque, como foi dito acima, você paga de acordo com o uso. Além disto, a empresa economiza mão de obra especializada (profissionais de TI) e reduz custos com energia elétrica, uma vez que o data center que “hospeda” o ERP não faz parte da infraestrutura da sua empresa.

Vale lembrar que os custos para manter um data center são realmente altos. Além da força consumida por diversas máquinas, é preciso ter um super sistema de refrigeração para manter o ambiente ideal para estas máquinas o tempo todo.

Mais facilidade e menos preocupação

O acesso ao sistema ERP na nuvem se dá diretamente pelo computador dos funcionários, via internet, sem a necessidade de instalação de nenhum tipo de software na máquina.

Além disto, sua empresa não precisa se preocupar com manutenção e atualização do sistema. Todos estes itens ficam sob a responsabilidade do provedor do software.

Segurança das informações

Essa é uma questão que ainda deixa muita empresa insegura, pois todos os seus  dados estão guardados em um servidor fora da empresa.

Por isto é importante que se escolha um provedor de confiança. Empresas sérias, que vendem este tipo de serviço, garantem a integridade das informações armazenadas. Esses sistemas contam com eficazes firewalls e sistemas de prevenção de intrusos.

Flexibilidade

O software armazenado na nuvem pode ser usado de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. Só é preciso ter acesso à internet e licença da empresa para entrar em seu sistema. Ou seja, se um vendedor estiver fora do estado por conta de uma reunião, ele pode fazer o mesmo trabalho que faria se estivesse no escritório, até mesmo através de celulares e tablets.  

 

Precisa de ajuda para gerenciar seu negócio? O ERP na nuvem pode ser uma boa solução!